Recentemente como todos agora já sabem, aconteceu a invasão do parlamento brasileiro por parte de terroristas bolsonaristas, e rapidamente o acontecido ganhou as manchetes do Brasil e do mundo. E eu estava hoje no meu perfil do Instagram e me dei de cara com uma pequena matéria digamos que comparando os acontecimentos do último domingo em Brasília, com o que aconteceu em Berlim, na Alemanha em 27 de fevereiro de 1933, quando aconteceu um grande incêndio no parlamento alemão, conhecido como Reichstag, e a culpa caiu sobre os comunistas, e isso serviu de pretexto para que Hitler logo em seguida fizesse manobras para ter amplos poderes, usando argumentos de "terrorismo" e etc.
E houve certas coincidências com o que aconteceu em Brasília com o acontecido há 90 anos na Alemanha. E as coincidências são:
Em 30 de janeiro de 1933, o Partido Nazista que embora não era de esquerda, ele também não era de direita e era digamos que uma terceira via, pois embora ele apoiava a propriedade privada, ele tinha críticas ao capitalismo e mantinha uma intervenção estatal na economia, assim como o PT {Partido dos Trabalhadores}, e coincidentemente o Partido Nazista, traduzido literalmente para o português significa: Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.
Logo que o Partido Nazista assumiu o poder em 30 de janeiro de 1933, houve um incêndio no parlamento alemão quatro semanas depois. Um rapaz holandês chamado Marinus Van der Lubbe foi encontrado no local. Ele era comunista e foi executado. E como os comunistas eram perseguidos pelos nazistas e devido também o fato de a militância comunista ser agressiva a aprontar no mundo inteiro {inclusive no Brasil, vide Olga Benário e Luiz Carlos Prestes}, os comunistas acabaram levando a culpa, embora aquele incêndio foi muito suspeito. Mas devido a suposta "ameaça comunista" os nazistas conseguiram fazer manobras em que o partido tivesse amplos poderes no país, o que minou de vez a democracia naquele país.
Já no Brasil, o Partido dos Trabalhadores assume a presidência do Brasil após uma crise política e econômica, assim como na Alemanha daquela época. A data é janeiro de 2023, noventa anos depois do que aconteceu na Alemanha. E como não dar para ser tudo igual, mas semelhante, dias depois o parlamento brasileiro é vandalizado, e o presidente atual, Lula, o homem mais honesto do mundo, decreta intervenção federal no Distrito Federal {Circunscrição territorial onde fica a cidade de Brasília, capital do Brasil}.
E assim como na Alemanha os comunistas levaram a culpa, estão querendo agora culpar apoiadores de Bolsonaro, a direita, conservadores, o próprio Bolsonaro e até mesmo os cristãos estão sendo culpados.
Mas é claro que não estou aqui citando defendendo ou dizendo que é uma teoria da conspiração. Na minha opinião isso não passa de uma coincidência com o fato acontecido na Alemanha há noventa anos atrás. Porém quero fazer uma reflexão aqui, de que esses atos terroristas não são democráticos e gente inteligente não usa da força e destruição do patrimônio público para conseguir mudar e melhorar as coisas, pois isso pode acabar trazendo efeitos ao contrário, como pretextos para o próprio atual governo usar de ataques tiranetes contra o povo.
Por isso devemos sempre buscar conhecimentos de um modo geral para evitar que tais fatos históricos se repetem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário