E mais um capítulo da série Colossos do Passado, iremos falar de um grande império, e que além de grande ele foi também bem longevo, tendo durado cerca de 623 anos, mais até do que o Império Romano, que durou cerca 503 anos.
O Império Otomano começou em 1299, quando este império que ainda era um pequeno reino conhecido por Beilhique, nome este que eram dados aos reinos turcos na região da Anatólia, atual Turquia. Pois bem... Entre os séculos XI e XIII existiam na região da Anatólia uma porrada de pequenos reinos turcos, e um deles que deu origem ao Império Otomano teve sua independência conquistada em 1299 pelo rei Osman. O reino inicialmente se chamava Estado Otomano, que em turco era Devlet Allyee, que traduzido literalmente era o português significa "Estado Sublime".
Com o passar do tempo este pequeno reino foi conquistando outros pequenos reinos ali em volta e foi crescendo cada vez mais. Até depois de algumas décadas ele recebeu o nome em turco "Devlet Allyee Osmanyee", que traduzido para o português significa "Estado Sublime Otomano". O último nome foi em homenagem a Osman, o fundador do Império.
O tempo passou e o Império Otomano foi crescendo cada vez mais, até que em maio de 1453 ele conseguiu realizar uma de suas maiores conquistas, ou talvez a maior de sua conquista, que foi grande não pelo território conquistado, pois afinal de contas era apenas uma cidade. Mas o grande feito dessa conquista foi a simbologia por trás, tanto que a conquista desta cidade marca historicamente o fim da idade média, o fim do Império Bizantino e também o "fim" definitivo do Império Romano, já que o Império Bizantino foi apenas uma continuação do Império Romano.
Eu estou falando da conquista de Constantinopla, que era a maior e mais rica cidade do mundo nesta época, a única cidade do mundo que se estende por dois continentes {Europa e Ásia} além também de ser a capital do outrora glorioso Império Bizantino, embora nesta época o Império Bizantino já havia sido reduzido a apenas o território de Constantinopla e alguns pequeninos territórios na Grécia.
A conquista de Constantinopla fez o Império Otomano ser respeitado pelos outros países em volta, fez dele o Império mais poderoso do mundo durante os próximos séculos, além também de adquirir o monopólio das rotas de comércio para as Índias, fato esse que fez com que algumas décadas depois os europeus que mantinham comércio com as Índias procurassem através do mar outra rota para chegar as Índias e acabaram por descobrir a América em 1492. Mas em 1498 os europeus através do portugueses liderados por Vasco da Gama finalmente conseguiram chegar nas Índias.
O Império Otomano continuou com seu poder e influência a todo vapor e conquistando mais reinos e territórios, como a Grécia em 1460, a Romênia em 1463, o Egito em 1517, a Argélia em 1517, o Iraque em 1534, a Líbia em 1551, entre outros. O que fez também ele ser todo poderoso durante este período, tendo até se envolvido numa guerra que envolveu até o papa em 1571.
Mas... assim como outros países que tiveram seu tempo de glória, poder e influência, no século XVIII o Império Otomano se manteve estagnado e meio que parou no tempo, e já começou o século XIX perdendo o Egito por um breve período para a França por conta das campanhas de Napoleão Bonaparte no Oriente Médio.
Mas as perdas não pararam por aí não. Em 1821 a Grécia declara sua independência e a partir daí inicia-se uma guerra de independência que duraria até 1832, quando após o apoio das potências europeias de então, a Grécia consegue de vez o reconhecimento de sua independência por parte do Império Otomano.
E também houve a perda da Argélia para a França em 1830, seguido décadas depois pelas perdas da Tunísia em 1881, do Egito em 1882 e mais perdas anos depois. Também durante o século XIX, século este marcado por grandes transformações em vários aspectos da sociedade, o Império Otomano procurou se inovar neste século e passar por uma reformulação, que se não me engano buscava se parecer mais com os países europeus, já que nesta época eram as potência europeias, principalmente a Inglaterra e a França que detinham a hegemonia mundial.
Já no século XX o Império Otomano enfrentou alguns conflitos, como as guerras dos Balcãs, onde enfrentou alguns reinos europeus próximos de suas fronteiras. Também enfrentou uma guerra com o Reino da Itália onde perdeu a Líbia para este em 1912, e por fim a guerra mais desastrosa para o Império: A primeira Guerra Mundial. Esta guerra foi um desastre para o Império Otomano e no final desta guerra em 1918, o Império saiu derrotado junto com seus aliados e teve tempos depois que pagar um castigo, que foi o seu desmembramento em vários territórios inicialmente administrados pela Inglaterra e França no começo, e também outros territórios que se tornaram independentes ou que foram entregues a outros países.
Por fim o que restou do Império Otomano foi fundada a atual República da Turquia em 1923. E hoje a Turquia é um dos países mais importantes da região do Oriente Médio e também da Europa, com uma grande população e um legado cultural que em parte vem também dos tempos do Império Otomano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário