Gosto muito de história e geopolítica, e uma coisa que sempre gostei de ler e relacionado a história, e de certa forma a geopolítica, é sobre países extintos, ou seja... Estados que não existem mais e que foram substituídos por outros Estados em seus lugares. E um exemplo disso é o antigo Emirado de Jabal Shammar, que pra quem não sabe ele é hoje em dia a famosa e atual Arábia Saudita, e sua história, juntamente com a história recente da Arábia Saudita é também sobre a briga entre duas famílias monárquicas da época dignas de uma história de cinema, onde há duas famílias rivais que brigam entre si, e que neste caso é a família Saud que atualmente reinam sobre a Arábia Saudita e a família Rashid que reinava sobre Jabal Shammar.
Pois então... O Emirado de Jabal Shammar que também é as vezes chamado de Emirado de Jabal Xamar, cuja tradução literal para o português significa "Montanha do Chamar". É um antigo reino que existiu na península arábica, onde hoje é a Arábia Saudita, e foi fundado em 1836 pela lendária família Rashid. O reino durou muitos anos e sua principal fonte de renda era a produção de alfafa.
Porém alguns anos antes, próximo de seu território havia também o antigo Emirado de Diriah que era comandado pela família Saud e foi fundado em 1744. O Emirado de Diriah foi extinto em 1818 após ser derrotado numa guerra contra o poderoso Império Otomano, numa disputa que envolveu as cidades santas de Meca e Medina, pois estas duas cidades ficava num território conhecido como Hejaz, que havia sido disputado pelo Império Otomano e Emirado de Diriah.
Após sofrer a derrota em 1818, o Emirado de Diriah foi extinto, porém, anos depois, em 1824 a família Saud fundou próximo dali o Emirado de Négede, cuja capital era a cidade de Riade {Que até hoje é capital da Arábia Saudita}. Anos depois, em 1836 como disse, a família Rashid fundou o Emirado de Jabal Shammar, cuja capital era a cidade de Hail.
O tempo passou e em 1891 o Emirado de Jabal Shammar derrotou o Emirado de Néjede, anexando seu território e a família Saud ficou sem reino, tendo que fugir. Nesta época o Emirado de Jabal Shammar se tornou aliado do Império Otomano, enquanto que anos depois, em 1902, Ibne Saud capturou a cidade de Riade e fundou um novo reino que se não me engano se chamava Emirado de Néjede e Hasa, e acabou tempos depois se tornando aliados do Império Britânico.
Entre 1914 a 1918 ocorreu a Primeira Guerra Mundial, e o Império Otomano foi um dos países derrotados na guerra, e paralelamente a isso o Emirado de Jabal Shammar estava em confrontos com o emirado da família Saud, até que em 1921 o Emirado de Jabal Shammar colapsou de vez e em um último confronto se rendeu e sua capital foi conquista pelos Saud. Era o fim do Emirado de Jabal Shammar.
Seu território acabou por ser anexado ao emirado da família Saud, além também do território do Hejaz, que depois do esfacelamento do Império Otomano passou ao comando da família Saud, onde anos depois em 1932 foi fundado oficialmente o Reino da Arábia Saudita, a atual Arábia Saudita comandada pela família Saud.
Dados do Emirado de Jabal Shammar
Fundação: 1836
Extinção: 1921
Casa Real: Família Rashid
Área territorial: aprox. 1,5 milhões de km2
Idioma: Árabe
Religião: Islâmica
Capital: Hail
Localização: Oriente Médio {Ásia}.
Nenhum comentário:
Postar um comentário