Pois bem... recentemente criamos aqui em nosso jornal a série Colossos do Passado, que tem como objetivo relatar quais foram as potências mundiais desde o surgimentos das primeiras civilizações até os dias atuais. Como essas potências deixaram de ser potências mundiais e como estão hoje. E nesse segundo capítulo falaremos do Império Romano, que foi a segunda potência mundial, e diferentemente da maioria, mantém um legado até os dias de hoje.
Bem.. O Império Romano foi fundado em 27 A.C., porém ele já nasceu grande, pois antes de se tornar Império, ele era uma República, a República Romana. E foi durante o período da República que Roma consolidou seu poder de diversas formas, como por exemplo aumentando significativamente seu território, que antes desde os tempos do antigo Reino de Roma se restringia apenas a cidade de Roma e seus arredores, e já nesta época, em 27 A.C. o território da República era tão grande que ia desde Portugal, passava pela Itália, ia até o Oriente Médio e o Egito.
E nesta época aí, em 27 A.C. é fundado então o Império Romano, que com o passar do tempo de expandiu ainda mais e nas primeiras décadas de sua fundação passou por um grande período de estabilidade, sob o comando de seu primeiro imperador e fundador: César Augusto.
No ano 117 D.C. o Império Romano chegou a sua máxima extensão territorial, além também de já ser a maior potência do mundo. Ele teve uma longa duração, de pouco mais de 500 anos, até o ano de 476 D.C. quando o líder germânico Odoacro invadiu a capital, Roma, depôs o último imperador, Rômulo Augusto e o Império Romano se desintegrou em vários reinos independentes posteriormente, como França, Grã Bretanha, Portugal, Espanha, Itália, entre vários outros.
E além disso, o Império Romano deixou um grande legado cultural e político no mundo inteiro, como a religião cristã, sistemas de administração políticos, e até mesmo muitos nomes do dia a dia, pelo menos no Brasil é de origem romana.
Atualmente o que restou do Império Romano é a Itália, onde fica sua antiga capital, Roma e que atualmente é a capital da Itália. Até o idioma mudou, pois o idioma oficial do Império Romano era o Latim, já o idioma oficial da Itália é o Italiano que é uma das línguas que se originaram do Latim, como o Português, Espanhol, Francês e Romeno, além também de influenciar um pouco o Inglês. O único país do mundo que ainda mantém o Latim como idioma oficial é o Vaticano, que é também o menor país do mundo e fica dentro da cidade de Roma e é a sede da Igreja cristã.
Atualmente a Itália tem 302 mil km2, uma população de 59 milhões de habitantes, sua religião majoritária é o Cristianismo e seu idioma oficial é o Italiano que é oriundo do Latim, o antigo idioma do Império Romano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário