Todo mundo sabe que ao longo da história sempre existiram aqueles países que foram durante um bom tempo as potências dominantes em suas épocas. Alguns num âmbito mais regional como a China, e outros num âmbito mundial como a Inglaterra. Mas se pararam para perguntar a quanto tempo o país mais influente do mundo está nessa posição? E antes dele qual o país ou os países que ocuparam esta função?
Nesse primeiro capítulo da nossa série Colossos do Passado - falaremos do Egito, que foi a primeira potência mundial a surgir, como ele deixou de ser uma potência e como está atualmente.
Então confira aqui quais os países desde as primeiras civilizações mundial que foram em suas épocas as maiores potências do mundo, quanto tempo isso durou e como são esses países hoje em dia:
Egito
O Egito foi a primeira potência mundial a surgir no mundo. A civilização egípcia tem mais de 5100 anos de história. E conhecido também como Egito Antigo, o Egito que na língua deles naquela época era chamado de Kemet, foi fundado em 3.150 A.C. e durante muito tempo ele foi uma potência, embora houve períodos de guerras contra outros povos. O Egito foi em sua época o que é hoje os Estados Unidos. E alguns dos exemplos da grandeza do Egito são as suas famosas Pirâmides, além de muitas estátuas grandes que estão lá. O período de ouro e potente do Egito chegou ao fim em 31 A.C., quando o Egito foi conquistado pelos romanos liderados por César Augusto {Primeiro imperador romano}, que derrotou Cleópatra, a rainha do Egito até então e seu namorado, o general romano Marco Antônio. Essa batalha ficou conhecida como Batalha de Accio, e logo após ser derrotado, o Egito foi anexado a então República Romana como uma província, e apenas quatro anos depois, a República Romana chegou ao fim e deu lugar ao Império Romano, e o Egito continuou como província romana por mais de cinco séculos.
Depois do fim do Império Romano em 476 D.C. o Egito caiu em mãos de vários outros impérios, principalmente os impérios islâmicos, como o Califado Fatímida, Califado Omíada, Califado Abássida e por último o Império Otomano, que conquistou o Egito em 1517, permanecendo o Egito uma província otomana por mais de 300 anos, até que em 1867 o Egito ganhou uma certa autonomia, porém ainda sendo um vassalo dos otomanos. Até que em 1882, o Egito passou a ser um vassalo do todo poderoso Império Britânico, mas nominalmente sob suserania otomana até 1914, quando por vingança pelo fato do Império Otomano se aliar ao Império Alemão na Primeira Guerra Mundial, o Império Otomano anexou nominalmente o Egito.
Porém o Egito ficaria sob tutela do Império Britânico por oito anos, e em 1922 após também manifestos pela independência, o Egito proclamou sua independência, tendo a partir desta data e até os dias atuais sendo um país independente. Gente que loucura, o Egito perdeu sua independência em 31 A.C. e só foi recuperar sua independência de novo quase dois mil anos depois, em 1922.
Garantida sua independência na década de 1920, o Egito inicialmente era uma monarquia, porém décadas depois, nos anos 50 a monarquia foi derrubada e a República foi proclamada. Seu mais conhecido presidente desse período foi Gamal Abdel Nasser, que comandou o Egito até seu falecimento em 1970 aos 52 anos de idade.
Atualmente o Egito possui uma área territorial de 1 milhão de km2, localiza-se no norte da África, mas culturalmente é ligado ao Oriente Médio. Sua população em 2021 era de 109 milhões de habitantes. Sua religião majoritária é o Islamismo e seu idioma oficial é o árabe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário