A história não é brincadeira não, e um fato histórico que praticamente mudou muita coisa na história do mundo começou a exatos 90 anos atrás. Em 30 de janeiro de 1933, Adolf Hitler era nomeado chanceler {Primeiro Ministro} da Alemanha e com isso ele e seu partido Nazista chegava ao poder, porém só teve seu poder consolidado 1 ano e meio depois, quando em agosto de 1934 faleceu o então presidente da Alemanha, Paul Von Hindenburg, e com isso Hitler preferiu unir os cargos de chanceler e presidente criando o cargo que ele deu o nome de "Fuhrer" {Líder - E ainda dizem que Líder é melhor que Chefe, hahaha}. Mas antes disso tudo teve os primórdios e vamos a eles:
Como tudo começou:
A princípio em novembro de 1918 foi proclamada a República na Alemanha em meio as enorme confusão e caos que gerou o fim da Primeira Guerra Mundial, já que a Alemanha foi um dos países que perderam essa guerra. Logo em seguida devido também as pesadas imposições do Tratado de Versalhes, onde a Alemanha teve que pagar uma pesada indenização de guerra aos países vencedores, a economia do país foi as ruínas. Mas alguns anos depois começou a se recuperar aos poucos, até que...
Em outubro de 1929 acontece a grande crise daquele ano, que começou nos Estados Unidos e afetou muitos países do mundo inteiro, como o próprio Estados Unidos, a Inglaterra, a Alemanha, entre outros países e também alguns respingos no Brasil. Com essa crise a Alemanha mergulhou de vez no caos e chegou a ter em 1932 cerca de 44% de sua população desempregada.
E como em toda crise tem os "Salvadores da pátria", os Nazistas que já estavam querendo chegar ao poder a alguns anos e tentaram até chegar lá com um fracassado golpe de estado em novembro de 1923 estava a essa altura do campeonato em 1932 digamos que bem posicionados, pois eles se declaravam a "salvação" da Alemanha, além de forte oposição aos comunistas {Caramba, ninguém gosta de comunistas em, hahaha}.
Mas embora o Partido Nazista estava bem na fita, o presidente Hindenburg não queria nomear Hitler como o novo chanceler, porém como ele não teve outra alternativa, já que o chanceler anterior não aguentou a pressão e renunciou, e a Alemanha estava num caos, ele acabou por nomear Hitler como novo chanceler e 30 de janeiro de 1933. Começa ali a subida de poder dos Nazistas e seus planos logo em seguida começaram a ser postos em práticas. Alguns judeus já percebendo que o bagulho estava louco já meteram o pé e vazaram da Alemanha.
Com a morte de Hindenburg em 1934, Hitler ocupa o cargo de presidente da Alemanha, mas não nomeia nenhum chanceler, ocupando ele os dois cargos onde ele acabou criando o cargo de Fuher. Logo em seguida ele começou a por em práticas seus planos maquiavélicos, embora por um outro lado ele conseguiu fazer a economia alemã crescer rapidamente, fazendo da Alemanha no fim dos anos 30 a segunda ou se não me engano a maior potência do mundo, tanto economicamente, quanto também militarmente.
Mas seu insano Fuher, Adolf Hitler começou a Segunda Guerra Mundial, onde o resto todo mundo já sabe o que aconteceu depois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário