domingo, 29 de janeiro de 2023

Como uma empresa conseguiu colonizar um país inteiro?

Como uma empresa conseguiu colonizar um país inteiro?
Cena do filme O Motim, lançado em 2005 e estrelado pelos atores Amir Khan, Tobey Sthefens, Rani Mukherji e Ameesha Patel. E conta a história da famosa Revolta dos Cipaios, ocorrida em 1857.

A história que contarei aqui é real, e tudo começou a 266 anos atrás, e precisamente na Índia, na região do que é hoje a Bengala Ocidental, território este que faz parte da Índia atualmente e que se não me engano é um dos estados da Índia atualmente.

Eu estou falando da Índia e da empresa Companhia Britânica das Índias Orientais, e que se não me engano é considerada a primeira multinacional do mundo e também foi uma das empresas mais ricas da história... E também de sua época. E vamos então por parte:

Primeiro temos que entender que lá naquela época, em 1757 boa parte do mundo inteiro era digamos que "terra de ninguém". Ou seja, não existia organizações internacionais como ONU, OTAN, entre várias outras organizações internacionais que fazem mediações de conflitos, impedem conflitos. O que quero dizer é que se hoje em dia um país invade outro país, ou até mesmo alguém ou uma empresa poderosa se apodera de um território, sofrerá sanções, boicotes, entre outras formas de ataques e condenações. Mas em 1757 as coisas não era assim.

E naquele ano a Índia era na verdade um pequeno continente formado por uma grande quantidade de reinos independentes, um dos quais eram o Império Mogol que até a década de 1710 chegou a compreender praticamente toda a Índia {Menos o extremo sul}, o Paquistão e partes do Afeganistão. Porém depois da morte de seu último grande imperador, Aurangzeb em 1707 o Império Mogol entrou em uma grande decadência formada por guerras de sucessão, revoltas internas devido as intolerâncias de Aurangzeb contra povos de outras religiões que não fossem islâmicos, entre outros problemas. 

E a partir da década de 1720 o Império Mogol se desintegrou de forma rápida, sendo na década de 1750 apenas um pequeno reino entre os vários outros reinos que se formaram em seu em torno e por toda a Índia. E um desses vários reinos era o Reino de Bengala, que ficava no nordeste da Índia.

A Companhia das Índias Orientais já fazia comércio por toda a Índia havia cerca de 150 anos e tudo começou quando o nababo {Rei} de Bengala se apoderou de propriedades da companhia, o que causou um ataque da companhia contra esse ato.

A Companhia Britânica das Índias Orientais como disse era uma empresa muito grande e rica, cujos governantes eram acionistas britânicos. Essa empresa com o passar do tempo foi se estabelecendo na Índia, e como naquela época o mundo era digamos que "terra de ninguém", a companhia começou a formar exércitos próprios, o que seria praticamente proibido uma empresa fazer isso em boa parte ou todos os países do mundo {Pelo menos no Brasil segundo nossa constituição é proibido um cidadão montar uma força paramilitar}.

E com poder e dinheiro a Companhia Britânica das Índias Orientais foi ao ataque e enfrentou o rei de Bengala, mas com a ajuda do general do exército bengalês, Mir Jafar, que traiu seu rei e Siraj Ud Daulah e se aliou aos britânicos, e com isso a companhia saiu vitoriosa na famosa Batalha de Plassey em 23 de junho de 1757.

Mir Jafar mandou executar Siraj Ud Daulah e os britânicos o colocaram como novo rei de Bengala, porém Mir Jafar foi apenas uma marionete dos britânicos, já que a partir de agora o Reino de Bengala através da Companhia Britânica das Índias Orientais era um colônia britânica.

E a empresa tomou gosto pelas conquistas e com o passar do tempo ela foi conquistando cada vez mais territórios na Índia com seu exército que era também formado muitas vezes por indianos, que recebiam salários e eram conhecidos como Cipaios. Tanto que em 1857 quando houve a primeira tentativa de independência da Índia, essa tentativa que ficou conhecida como Revolta dos Cipaios era formada por soldados indianos da Companhia Britânica das Índias Orientais que estavam desconfiados dos britânicos devido as intromissões britânicas em suas culturas, e o estopim foi uma grande desconfiança de que os novos rifles adquiridos pela companhia e que seria usados pelos soldados indianos continham substância de banha de vaca {Abominável para os hindus} e banha de porco {Abominável para os islâmicos} e os soldados indianos da companhia, assim como grande parte dos indianos eram hindus e islâmicos. E isso também além de outras questões como a profecia de que quando o domínio britânico na Índia completar 100 anos {Que seria em 1857, já que o domínio britânico começou em 1757} iria chegar ao fim.

E de fato quase chegou, mas não chegou. Porém a revolta surtiu efeito, pois a companhia foi extinta e o governo britânico assumiu diretamente o controle da Índia, que a esta altura já tinha um enorme território de 4 milhões de km2, que incluía também a Birmânia {Atual Miammar} resultado dos 100 anos de conquistas de territórios na região por parte da companhia. Após a revolta, a extinção da companhia e essas mudanças todas foi permitido também com o passar do tempo a participação dos indianos na administração da Índia.

Mas a independência completa veio mesmo 90 anos depois, em 1947 e em grande parte também devido aos esforços do grande líder Mahatma Gandhi, um dos líderes indianos mais conhecidos e respeitados do mundo e um símbolo dos protestos pacíficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...