São Sebastião, um dos santos mais populares do Brasil, tem também um dia dele, e é o dia de hoje, 20 de janeiro, dia de São Sebastião. A data é por conta da cidade do Rio de Janeiro, pois na época de fundação da cidade, quando a cidade tinha dois anos de fundação, ocorreu uma batalha entre os portugueses e os franceses invasores. A data foi em 20 de janeiro de 1567, e ao fim da batalha, os portugueses saíram vitoriosos. E não sei se a data já era dedicada ao santo naquela época, ou se os portugueses tinham rezado para ele naquela batalha. Só sei que São Sebastião está relacionado com aquele fato, e devido a isso, a cidade do Rio de Janeiro tem São Sebastião como seu padroeiro.
Além disso, São Sebastião foi possivelmente o primeiro santo que eu conheci, ainda quando era criança, eu havia ido a missa com familiares, lá na pequena cidade de Lagoa dos Patos, interior de Minas Gerais, e lembro que tinha uma estátua de São Sebastião ali no altar. Achei um tanto quanto diferente, a imagem daquele homem em um tronco de árvores cheio de flechas, e confesso que acho engraçado, mas é uma imagem bonita. Eu considero como uma obra de arte. E anos depois descobri que o hospital em que nasci se chama São Sebastião, e a cidade onde nasci, Pirapora, tem como seu padroeiro, São Sebastião. E se não me engano ali naquela região tem algumas procissões em homenagem a ele, assim como no Rio de Janeiro. Aliás, não sei se no Rio de Janeiro ainda tem aquelas multidões como tinha antigamente.
Além disso, São Sebastião, que além de ser um ícone cristão, é também cultuado nas religiões brasileiras de origem afro, como a Umbanda, e é muito popular entre os fiéis dessas religiões, onde há festas dedicadas a ele.
Um pouco de história
Mas afinal de contas, quem foi São Sebastião? São Sebastião nasceu na França, se não me engano, por volta do ano de 258 D.C., na época a França era uma província {Estado} do Império Romano. Sua família migrou para os arredores da capital imperial, Roma e ali se estabeleceram.
Em 284 D.C., Diocleciano assume o trono imperial, e ele é conhecido por ter realizado a última das perseguições aos cristãos, e São Sebastião que era um soldado romano foi martirizado em 288 D.C. por ter se não me engano ajudado os cristãos e ter se convertido ao Cristianismo, o que causou a fúria do imperador. Ele foi martirizado num tronco de uma árvore, onde foi levado, amarrado só de cueca e levou várias flechadas.
Na cultura popular
Anos depois ele foi canonizado e devido as suas imagens onde ele parece alheio a dor e com ar sereno ele passou a ser considerado o padroeiro dos gays, pois segundo a tradição cultural os gays mesmo passando por preconceitos levam a vida tranquilamente, assim como São Sebastião mesmo na dor procurou se manter calmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário