Há exatos 19 anos atrás, num sábado dia 24 de janeiro de 2004 {Eu lembro desse dia, hahaha e morava em Blumenau} era fundado o Orkut, a rede social que encantou os brasileiros.
No início, o Orkut era disponível apenas nos Estados Unidos, mas pouco tempo depois começou a atuar em outros países, e em cerca de dois anos ela já era super popular no Brasil, e também na Índia. O fundador do Orkut era um engenheiro turco que trabalhava para o Google e ele se chama Orkut {O sobrenome dele eu sei, mas é difícil de escrever, hehehe}.
Como disse antes, em cerca de dois anos o Orkut já era super popular no Brasil e crescia cada vez mais. E numa época onde não existia ainda smartphone, a galera acessava o Orkut somente pelo computador de mesa, e quem não tinha o privilégio de ter um computador em casa ia para as famosas lan houses, eeeh nostalgia, hahaha.
E embora extremamente popular, principalmente entre os jovens, eu demorei e muito para criar um perfil no Orkut pra mim. Lembro que criei meu perfil no Orkut no dia 7 de outubro de 2009, e quem criou pra mim foi minha irmã, porque eu nem sabia mexer, hahaha. Mas eu consegui pegar uma fase boa do Orkut ainda, e também dos blogs diga-se de passagem. E 2010 foi o último de fase boa tanto do Orkut quanto dos blogs, pois em 2011 tudo começa a mudar aos poucos.
Em 2012 ocorre a ascensão do Facebook no Brasil e também ascensão do celular smartphone, e tanto o Orkut quanto os blogs começam a perder muita popularidade. Os blogs perderam popularidade no que se refere a comentários, pois lembro que até 2010 as pessoas costumavam comentar muito nos blogs, ou seja, tinha aquela interação. E hoje em dia já não tem mais essa interação. Já o Orkut foi perdendo de vez a popularidade, e o povo foi migrando para o Facebook.
E a popularidade do Orkut foi tão grande, que se não me engano sua sede foi transferida para o Brasil. Eu lembro que uma coisa que era bem popular no Orkut era as comunidades, aqueles depoimentos que dava pra fazer para um amigo, além também da famosa página de recados. Mas como disse antes, em 2011 o Orkut começou a perder popularidade, e lembro até que nesse ano o Orkut até fez uma mudança em seu visual e configuração, mas não vingou. E em 2012 o Orkut perdeu de vez sua popularidade para o Facebook.
O Orkut resistiu até 30 de setembro de 2014, quando foi encerrado oficialmente nesta data, após 10 anos de existência, dos quais foram oito anos de sucesso.
Hoje em dia quem detém a popularidade nas redes sociais é o Facebook, porém o Facebook andou se achando muito nos últimos anos, cheio de frescuras onde as vezes até uma frase escrita a pessoa é bloqueada ou recebe uma advertência. E talvez se continuar assim o Facebook vai cair em sua própria arrogância, pois uma coisa que eu tenho notado é que de 2021 para cá o Facebook perdeu bastante interação entre as pessoas. Ou seja... Mesmo pessoas que tem muitos amigos em seu perfil no Facebook e mesmo sendo fotogênicas, quando postam fotos essas fotos tem em média 5, 10 e no máximo 15 curtidas, mesmo muitas vezes a pessoa tendo 2 ou 3 mil amigos em seu perfil no Facebook.
E há vários anos atrás até mesmo uma pessoa com 400 amigos no Facebook conseguia ter 30, 40 e até 50 curtidas em uma foto. Hoje em dia isso é raridade no Facebook, e fora ainda o número de pessoas que estão entrando menos no Facebook.
Mas voltando ao Orkut aqui, hoje o Orkut completaria 19 anos de fundação se ainda existisse, e esses tempos atrás até houve umas notícias de que o Orkut poderia voltar, mas por enquanto está só na imaginação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário