terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Século XIX - O século mais conservador da história

Século XIX - O século mais conservador da história.
Imagem meramente ilustrativa.

Não sei se vocês sabe, mas essa noção de conservadorismo que temos hoje em dia ela é relativamente muito nova comparado a toda a civilização humana. Ou seja... Coisa de homem, coisa de mulher, "moral e  bom costume", enfim essa vida preta e branca, é algo recente na história da humanidade. Pois a muito antigamente, a tipo 2 mil anos atrás e durante muito tempo, nem sempre foi assim. Na antiguidade não tinha muito tabu, não muito isso de coisa, de homem coisa, de mulher, entre muitas outras noções de conservadorismo que existe hoje em dia {Ou até pouco tempo atrás}, mas que chegou em seu ápice no século XIX.

Mas quem foi que começou a criar essa vida preta e branca, que originou todo esse conservadorismo e que teve seu ápice no século XIX?

Foi a Igreja Católica, instituída de forma informal na década de 30 do século I, e foi crescendo aos poucos de forma orgânica, até conseguir ser patrocinada pelo Império Romano em meados do século IV. E pouco mais de cem anos depois, o Império Romano chegou ao fim, e quem acabou ficando com toda a moral foi a Igreja Católica que principalmente durante toda a idade média e até meados da idade moderna {Até por volta de 1780} teve um influência muito grande na civilização ocidental durante todo esse período. E embora ela produziu maravilhas e riquezas culturais e éticas, ela também teve seus momentos de paranoia que embora o conservadorismo é benéfico para uma sociedade, em doses demais ele é ruim. E infelizmente o conservadorismo também absorveu algumas coisas ruins, como aquela vida preta e branco, segregação de gêneros, excesso de escrúpulos, entre outras baboseiras.

E o século XIX, embora produziu maravilhas, como a invenção da fotografia, a invenção do cinema, a popularização da democracia, a independência de muitos países, entre outros vários aspectos positivos. Também ficou conhecido como o século mais conservador da história, segundo minha opinião.

No século XIX existiam muitos tabus, que remetia principalmente a sexualidade e no que se diz respeito a coisas como nudez e decência. Tanto homens quanto mulheres cobriam todo o corpo com enormes peças de roupas, que embora eram bonitas {Na minha opinião as roupas masculinas, porque os vestidos balões que as mulheres usavam eram feios, mas quando na década de 1880 os vestidos das mulheres diminuiu o tamanho, aí sim ficaram bonitos, hehehe}. Bermuda, camiseta regata... Nem pensar. Pelo menos não era costume da época.

O século XIX acabou em 1899 e foi conservador do começo até seu fim. Bem diferente do século XX, que esse sim foi um século bem louco, pois começou bem conservador primitivo em vários aspectos... Ou seja... Uma continuação do século XIX, mas terminou em 1999 já tendo uma enorme mudança de comportamento na sociedade, liberdade, mais igualdade, internet, televisão, cinema com ótima qualidade, tecnologia, entre tantos outros aspectos e que seriam quase que inimagináveis no século XIX.

Agora falando um pouco do Conservadorismo

No início do artigo pareceu que eu critiquei o conservadorismo, mas não foi isso que quis dizer. Pois como gosto de sociologia e sou sensato, sei bem que o conservadorismo é importante na sociedade, e a realidade para muitos que se dizem progressistas roxos de carteirinha, ou mesmo que se declaram de "Esquerda", o que é a mesma coisa que "progressista", é eles aceitando ou não, as pessoas em sua maioria são simpáticas sim ao conservadorismo. Porém o que percebi é que a grande maioria das pessoas não concordam com todas as pautas do conservadorismo,  e elas pegam somente a "parte boa" do conservadorismo. E isso é absolutamente normal e é o certo, pois a partir do momento que a pessoa aceita tudo o que uma forma de pensar, uma ideologia ou movimento prega aí já virou religião, já virou dogma, e o conservadorismo não é religião.

Então embora tenha pontos negativos que são associados ao conservadorismo, eu pude perceber que a maioria das pessoas repudiam esses pontos negativos associados ao conservadorismo e elas apoiam os pontos positivos associados ao conservadorismo, por exemplo:

Pontos positivos do conservadorismo:

Valorização da família, tradição {Tradições saudáveis}, aversão a libertinagem, combate ao aborto, combate as drogas, combate a idolatria, ceticismo político, aversão a cultura inútil, evolução da sociedade de forma gradual sem grandes impactos e mantendo instituições, costumes e tradições saudáveis, estabilidade, entre outros aspectos positivos.

Pontos negativos associados ao conservadorismo:

Na verdade esses pontos negativos que são infelizmente associados ao conservadorismo, mas que não tem nada a ver com conservadorismo, mas em grande parte são devido as influências religiosas de muitos que se dizem conservadores são: Vida preto e branco {Chata pra caralho}, segregação entre os sexos {Os mais radicais defendem isso}, aversão a homossexualidade, Sexo é nojento {Alguns defendem só pra procriar}, e uma obsessão por questões morais e éticas, onde para algumas dessas pessoas quase tudo é pecado e quase tudo é safadeza.

Então ao longo dos anos uma realidade é que pude perceber é que a grande maioria das pessoas absorvem e apoia os pontos positivos do conservadorismo que eu citei ali em cima, e repudiam os pontos negativos associados ao conservadorismo que eu citei ali abaixo. Então é possível sim as pessoas pegarem elementos saudáveis de certas ideologias, culturas, comportamentos e etc., e viver muito bem assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...