segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Comportamento - De onde veio o hábito de não usar barba em muitos homens e até em culturas?

De onde veio o hábito de não usar barba em muitos homens?

Já fiz um artigo aqui a muito tempo dizendo o porque existe essa cultura de que homens usam cabelos curtos e mulheres cabelos compridos. E isso é praticamente em todas as culturas, e mesmo naquelas culturas em que homens usam cabelos um pouco mais longos, ainda assim as mulheres usam cabelos bem mais longos. E de forma resumida aqui, isso se deve a praticidade de a milhares de anos atrás, pois homens iam para guerras, caça e etc., e os cabelos grandes atrapalham, embora tinham tribos em que os homens faziam tranças, mas ainda assim o cabelo curto era mais prático. E isso se estendeu também aos meninos já que no período infantil tanto o menino quanto a menina tem a mesma aparência, e como a milhares de anos atrás homens e mulheres, meninos e meninas usavam roupas iguais {Vestidos e saias} ficava mais fácil identificar os meninos das meninas com o cabelo mais curto. E esse costume se estende até os dias atuais, porém diferentemente da praticidade e "necessidade", hoje em dia é apenas cultural.

Mas e o hábito de tirar a barba? De onde surgiu esse hábito? Já que em diversas culturas ou em quase todas as culturas a barba era extremamente usada nos homens e na Grécia antiga a barba chegou a ser considerado um símbolo de masculinidade e inteligência. Os árabes e judeus, também cultivavam a barba.

E como eu, muitos também já perceberam que até os dias atuais existe muitos homens, talvez a metade que tem o hábito de tirar a barba. Até a maioria dos presidentes, dos padres, do papa nos tempos atuais não usa barba. Mas então quando que esse hábito começou e qual povo criou o hábito de fazer a barba, já que a barba era usada por quase todas as culturas?

Bem... Embora há muitas figuras indianas que são retratadas desde antigamente sem barba, o que consequentemente talvez já havia muitos indianos que não usavam barba, mas que talvez seja por motivos religiosos. Se não me engano a primeira cultura em que os homens começaram a pegar o hábito de tirar a barba e usar o rosto limpo foram os romanos.

Já desde a antiguidade os romanos não gostavam de usar barba, e talvez o motivo seja devido ao fato de a barba segundo eles estarem associadas aos Bárbaros, que eram povos rudes, que viviam em tribos no meio do mato nas regiões do norte da Europa, e usavam cabelos longos e barbas grandes. Enquanto que os romanos geralmente usavam cabelos curtos e sem barba.

Com o passar do tempo a cultura romana acabou se espalhando para o resto do mundo, e embora tem uma afinidade de personagens históricos que usavam barba, é fato que há também uma infinidade de personagens históricos que não usavam barba também.

E durante toda a idade média os homens cristãos tinham o costume de não usar barba, provavelmente influenciados pela cultura romana, já que a Igreja depois da queda do Império Romano e início da idade média passou a ter uma grande influência nos reinos europeus. A exceção talvez seria a Igreja oriental {Igreja Ortodoxa} onde os homens e até mesmo os padres, bispos e o patriarca usavam barba, a até os dias atuais.

E durante alguns períodos da história foi comum a cultura dos homens de ter um rosto limpo, como por exemplo entre os séculos XVII até fins do século XVIII, período que vai dos anos de 1600 até a década de 1790. E durante todo o século XIX, período que vai de 1800 até a década de 1890 era super comum o uso de barba nos homens {Dom Pedro II que o diga, hahaha}.

Mas.... Eis que chega o século XX, e tudo muda de novo, e durante todo este século foi também comum os homens usarem o rosto lisinho, e o ápice desse costume se deu nos anos 50, onde praticamente todos os homens {É claro que tem exceções} usavam o rosto lisinho e ainda por cima com roupas sociais, como terno, e o cabelinho curto. Em outras décadas antes tinha ali alguns homens que usavam no máximo um bigodinho. 

Mas durante todo o século XX foi cultural os homens não usar barba. Essa cultura se estendeu até os anos 2000, e ela foi tão forte que lembro que até uns 20 anos atrás uma porrada de empresas exigia que homens não usassem barba. Mas o tempo passa e a cultura muda, e de 2015 para cá passou a ser cada vez mais comum homens usarem barba. E um estilo de barba que ganhou muitos adeptos foi o famoso estilo lenhador, que consiste numa barba bem grande, porém bem aparadinha, desenhada e bem cuidada.

Mas respondendo de um modo geral essa pergunta, o hábito de não usar barba veio dos romanos. Pelo menos foi o que eu percebi, já que a grande maioria das culturas os homens não abandonavam suas barbas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...