segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Hoje na História - Falece Leon Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa

Falece Leon Trotsky, um dos líderes da Revolução Russa.
A Revolução Russa, que aconteceu em 1917 foi uma das mais importantes da história, tão importante quanto a Revolução Francesa, acontecida em 1789 e que fez sair-mos da Idade Moderna para a atual Idade Contemporânea.

E o motivo do porque a Revolução Russa foi tão importante é porque através dela o Socialismo foi implantado pela primeira vez em um país. E Socialismo, também conhecido como Comunismo havia sido criado pelos intelectuais Karl Marx e Friedrich Engels em 1848, e eles idealizaram uma sociedade sem classes, onde tudo começaria quando em um dado momento o Capitalismo {Sistema econômico vigente naquela época e até os dias de hoje na maioria dos países} iria entrar em colapso um dia, e o povo, ao qual eles chamavam de "Proletariados" iriam tomar o poder e os meios de produção que estavam nas mãos dos ricos, que eles chamavam de "Burgueses". E com isso se criaria uma sociedade igualitária e sem classes.

E por conta disso ao longo das próximas décadas surgiram intelectuais, jornalistas, políticos, entre outros tipos de pessoas influentes simpatizantes do Socialismo, e entre eles estavam Vladimir Lênin e Leon Trotsky, ambos russos e que moravam no então Império Russo {Atual Rússia}, que na época era uma monarquia absolutista atrasada, além dos problemas econômicos e sociais que o país enfrentava, como a pobreza em massa e o analfabetismo das pessoas.

E foi no fim da década de 1890 que Lênin e Trotsky, e mais tarde Stalin começaram a se organizarem para tentar conseguir tomar o poder. E após anos de tentativas, a chance de tomar o poder veio com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, já que o imperador da Rússia até então, Nicolau II resolver por a Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que causou um grande caos no país, que praticamente não estava preparado para uma guerra. E por conta disso em início de 1917 o povo começou a ir as ruas em massa para protestar contra a guerra, e a pressão foi tão grande que o imperador abdicou, o império caiu e um governo provisório apareceu.

Mas o governo provisório não resolveu os problemas, pois continuou na guerra, e foi então que em novembro de 1917, os Bolcheviques, liderados por Lênin, tomam o poder e acontece a Revolução Russa, liderados por Lênin e Trotsky. Trotsky era o braço direito de Lênin, e após alguns anos e a consolidação no poder, é fundada a União Soviética em 1922, e Lênin se torna seu primeiro presidente. Mas Lênin acaba por falecer em 1924, e Trotsky seria seu sucessor natural, mas....

É aí que o bagulho começa a ficar louco, pois Stalin também estaria extremamente interessado em ocupar o trono presidencial soviético, e durante quatro anos, Stalin e Trotsky travam uma batalha pelo poder, e Stalin consegue no fim das contas fazer com que toda a cúpula do Partido Comunista, o único partido que comandava a União Soviética a expulsar Trotsky do país, que inicialmente vai para a Turquia e depois se estabelece no México.

Stalin se torna o todo poderoso da União Soviética e alguns anos depois inicia seu terror naquele país, e Trotsky, do outro lado do mundo, já morando no México não poupa críticas a Stalin, o que acabaria por ser o motivo de seu assassinato. Pois após anos no exílio no México e tecendo críticas a Stalin, Stalin planeja a execução de Trotsky, e com isso ele consegue arrumar um espião espanhol chamado Ramón Mercader Del Rio a serviço da União Soviética para matar Trotsky.

Ramón então vai até o México, mas precisamente na capital do país, a Cidade do México, tem encontros com Trotsky e finge ser uma outra pessoa, que estava interessado nos artigos de Trotsky. E aos poucos ele vai conseguindo ganhar a confiança de Trotsky, até que em 20 de agosto de 1940, Ramón que se encontrava com Trotsky dentro de um escritório desfere um golpe de picareta na cabeça de Trotsky, que é socorrido e internado, mas veio a falecer no dia seguinte, em 21 de agosto de 1940, aos 61 anos de idade. O assassino de Trotsky, Ramón Mercader ficou 20 anos na cadeia, ao ser solto foi condecorado pela União Soviética pelos serviços prestados, depois ele se estabeleceu em Cuba, vindo a falecer em 1978 aos 64 anos de idade.

Talvez os rumos seriam outros....

Se Trotsky tivesse assumido o comando da União Soviética, talvez os destinos do Socialismo seriam outros, pois Trotsky defendia a implantação do Socialismo no mundo inteiro. E além disso, pouco antes da Segunda Guerra Mundial a União Soviética sob o comando de Stalin fez um pacto de não agressão com a Alemanha Nazista, que foi desrespeitado dois anos depois, quando a Alemanha Nazista invadiu a União Soviética de surpresa. E caso a União Soviética estivesse sob o comando de Trotsky, talvez esse pacto não teria acontecido e a União Soviética já estaria em alerta logo que começou a guerra, visto que o país era considerado pela Alemanha Nazista seu inimigo, e com isso os rumos dos conflitos com os nazistas teriam sido diferente, ao ponto de a União Soviética, que embora tenha derrotado os nazistas, não teria tanto prejuízo como teve sob o comando de Stalin durante a guerra. E além disso, Trotsky parecia ser mais diplomático do que Stalin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...