terça-feira, 15 de agosto de 2023

Hoje na História - Há exatos 200 anos atrás acontecia a adesão do Pará

Há exatos 200 anos atrás acontecia a adesão do Pará.

Hoje é feriado estadual para o povo do Pará, pois porque há exatos 200 anos atrás, o Pará, que até então se chamava "Grão Pará" aderia a independência do Brasil e cortava relações com Portugal e continuava sendo mais uma província do Brasil {Na época os Estados eram chamados de Províncias}, completando assim todo o processo de independência do Brasil.

O contexto

A princípio em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro I declarava a independência do Brasil e se tornava o primeiro imperador do Brasil. E assim como muitos países que tiveram que lutar pela independência, com o Brasil não foi diferente. Nesta época os estados brasileiros eram chamados de províncias, e cada província, uma por uma foi aderindo a independência do Brasil. Porém a última que ainda não havia aderido foi a província do Grão Pará {que na época era composta pelos territórios dos atuais Pará, Amazonas, Amapá e Roraima}, sendo a maior província até então.

E o motivo do porque a Província do Grão Pará não havia aderido ao Império do Brasil era porque a elite desta província tinha uma forte ligação com Portugal ainda, muito porque a cidade de Belém a capital da província ficava mais próxima de Portugal e de um modo geral a província em si era mais próxima de Portugal do que o restante do Brasil, como a própria capital do Brasil, o Rio de Janeiro.

Porém em 15 de agosto de 1823 as autoridades do Grão Pará assinaram a adesão ao Brasil e como houve certa resistência uma esquadra do capitão inglês, Glenfell bloqueou o porto de Belém a serviço do Brasil para garantir a adesão do Grão Pará, já que de uma certa maneira por uma pequena parte da elite da província houve resistência a adesão do Grão Pará ao Brasil. Tanto que numa dessas resistências morreram mais de 200 soldados paraenses em confronto.

Por fim em 1825, Portugal reconheceu a independência do Brasil e o Grão Pará continuou fazendo parte do Brasil e se tornando praticamente a maior província do Brasil até então. Até que em 2 de setembro de 1850 é criada oficialmente a então Província do Amazonas, o atual Estado do Amazonas, desmembrado do Pará, e desde então o Amazonas passou a ser o maior estado do Brasil.

E embora devido as perdas territoriais por conta dos desmembramentos, o Pará segue sendo um dos maiores estados do Brasil, além também de ter uma das maiores economias do Brasil, principalmente da região norte, onde sua economia se destaca em várias áreas, como Agricultura, Pecuária, Indústria, Prestação de Serviços e também turismo, com importantes pontos turísticos, principalmente no que se refere ao patrimônio histórico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...