sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Economia - "Chíndia", a nova super potência...

"Chíndia", a nova super potência....

A muito tempo atrás eu li esse termo "Chíndia", não sei aonde e é uma mistura do nome "China" e "Índia" por conta de uma suposta aproximação ou algo em comum que esses dois países tem. E com relação a isso, de fato a China e a Índia tem sim algumas coisas em comum, e uma delas é o fato de ambos serem os mais populosos do mundo e mais recentemente de ambos estarem a caminho de se tornarem potências mundiais ao ponto de poderem exercer grande hegemonia mundial. E nesse aspecto a China ao que parece está quase lá e a Índia está a caminho.

Um pouco sobre esses dois países

A princípio certa vez vi um gráfico que mostra os países com os maiores PIBs {Produto Interno Bruto} da história ao longo dos últimos séculos. E uma coisa que me chamou muita atenção foi de que durante um bom tempo, entre os séculos XVII até final do século XIX, a China e a Índia tinham os maiores PIBs do mundo. É claro que durante os séculos XVIII e XIX a Índia fazia parte do Império Britânico, porém se fosse um país independente nesse período teria o segundo maior PIB do mundo, ficando atrás apenas da China.

Mas durante o século XIX, tanto a China quanto a Índia sofreram com o colonialismo europeu e entraram em decadência total. A Índia sofreu mais prejuízo, vindo a ter dois terços de seu território {Cerca de 2 milhões de km2} incorporado ao Império Britânico em 1818 após a derrota da Terceira Guerra Anglo-Maratá. Já a China começou a sofrer com o colonialismo a partir da década de 1840 após sua derrota na Primeira Guerra do Ópio, e depois disso só ladeira abaixo.

Ao longo do século XIX a Índia teve sua indústria controlada pelo Império Britânico, o que fez sua economia dar uma decaída. Já a China embora nunca foi colonizada, sofreu perdas territoriais, intervencionismo, fazer uma porrada de concessões as potências estrangeiras e ainda teve que enfrentar a crise social que o país enfrentara por conta do tráfico de ópio, uma droga produzida pelo Império Britânico e comercializada na China.

Século XX - Século de mudanças

Por conta de todos aqueles problemas sofridos com o colonialismo no século XIX, a China e a Índia começaram o século XX em franca decadência. A China por exemplo teve sua monarquia implodida pela Revolução de Xinhai em 1912, e a Índia nesse mesmo período iniciava sua luta pela independência através das ações do líder pacifista Mahatma Gandhi. E foi uma luta que durou décadas.

E décadas depois em 1939 começava a Segunda Guerra Mundial, uma guerra que começou na Europa, mas refletiu no mundo inteiro, principalmente nas diversas colônias na Ásia e na África que as potências europeias tinham. E a China e a Índia também acabaram sendo afetados pela guerra. A Índia por exemplo teve uma grande fome generalizada no início dos anos 40 e alguns dizem que foi por conta das ações do governo de Winston Churchil, o primeiro ministro do Império Britânico na época, e que na prática era quem comandava o império.

Já a China sofreu com a invasão japonesa em seu território, e como se não bastasse o país estava passando por uma grande e longa crise política desde o fim da monarquia em 1912, com muitos líderes locais tentando conquistar o poder. E agora tiveram que enfrentar uma invasão estrangeira, que foi a invasão japonesa.

Até que por fim a Segunda Guerra Mundial acabou, a Índia se tornou independente em 1947 e a China conseguiu expulsar os japoneses e proclamou a República Popular da China em 1949, controlada pelo Partido Comunista Chinês, mas que conseguiu colocar ordem no país.

E ao longo do século XX, a China e a Índia iniciaram o longo processo de reconstrução. Primeiro na China em 1978 na gestão de Deng Xiaoping, o país promoveu uma abertura econômica, em que o país mistura Comunismo e Capitalismo, virando um Capitalismo de Estado, e por conta disso o país começou a ter altos índices de crescimento econômico, chegando a crescer cerca de 10% ao ano nos anos 2000. E o país também buscou fazer muitos investimentos militares, sendo hoje praticamente considerado uma das maiores potências militares do mundo, além também de uma potência econômica, com um PIB de 17 trilhões de dólares em 2021, ficando em segundo lugar, atrás apenas dos Estados Unidos. E só pra se ter uma ideia, o país com o terceiro maior PIB do mundo é o Japão que teve um PIB de 5 trilhões de dólares em 2021.

Já a Índia também buscou um melhoramento econômico e militar. Na questão militar por ter divergências com o Paquistão, o país passou a ter armas nucleares também, fazendo dele também uma das maiores potências militares do mundo, e provavelmente deve ter o maior exército do mundo, já que a Índia tem a maior população do mundo atualmente.

E na questão econômica, a Índia vem crescendo muito nos últimos anos, segundo uma economia emergente, assim como o Brasil, tanto que a Índia forma junto com o Brasil um bloco econômico chamado "BRICS", que é uma parceria entre o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O país teve um PIB de 3,1 trilhão de dólares, sendo uma das 10 maiores economias do mundo. E o crescimento foi rápido, visto que em 2018 o  PIB do país foi de cerca de 2,6 trilhões de dólares. O país se destaca muito também pela tecnologia, em especial a informática.

Será então a Chíndia uma nova super potência?

Em um mundo paralelo se a China e a Índia se juntarem formarão um enorme país tanto em população, área territorial, PIB e questão militar. Pois com relação ao território seria o segundo maior país do mundo, com 12,7 milhões de km2 {Por curiosidade, quando a China era um Império no início do século XIX o país tinha mais de 12 milhões de km2}. Em população a "Chíndia" teria uma população de 2,8 bilhões de habitantes quase 30% da população mundial. Na questão militar provavelmente teria o maior exército do mundo por conta de sua enorme população, e também talvez o exército mais poderoso do mundo por conta dos investimentos militares. E quanto ao  PIB, a "Chíndia" teria um PIB de 20 trilhões de dólares, sendo o segundo maior PIB do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Realmente a "Chíndia" seria colossal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...