terça-feira, 1 de agosto de 2023

Política - A verdade sobre a "prosperidade" do Brasil nos antigos governos Lula

A verdade sobre a "prosperidade" do Brasil nos antigos governos Lula.

Muita gente, principalmente quem tem mais de 25 anos se lembra dos antigos governos Lula que foi entre 2002 a 2010, e que durante esse período parecia que o Brasil estava entrando nos trilhos e indo rumo a prosperidade. E fazendo uma ressalva aqui, o Brasil está sim melhorando nos últimos anos, mas não é por conta de governo nenhum, e sim por conta da força de vontade e a lucidez do povo brasileiro que acordou pra vida política a partir de 2013.

Mas agora voltando a falar dos antigos governos Lula que foi entre 2002 a 2010, onde o Brasil de fato tinha alcançado um bom índice de crescimento econômico, onde 1 dólar valia 2 reais {Hoje 1 dólar vale quase 5 reais}, onde o preço da gasolina era uns 3 reais o litro {Hoje está quase 5 reais o litro}, entre outras coisas. Mas o que muita gente não sabe é que existe inflação, pois por exemplo, em 2003 logo no começo do governo Lula o salário mínimo era de 240 reais, bem diferente de hoje, onde o salário mínimo está 1,3 mil reais.

Mas a verdade por toda aquela "prosperidade" do Brasil nos antigos governos Lula foi que o Lula não fez nada para o Brasil crescer daquele jeito. O que de fato aconteceu é que primeiro que em 1999 durante o governo anterior ao Lula, o Brasil adotou o Tripé Macroeconômico, que é composto por Meta Fiscal, Meta de Inflação e Meta Cambial. Esse tipo de método econômico possibilitou que a economia brasileira se estabilizasse, ajudando e muito no desenvolvimento do país nos próximos anos. Outro fato também que muitos defensores do Lula bate nessa tecla é sobre o Bolsa Família.

O Bolsa Família foi na verdade a junção de alguns programas criados no governo anterior, como Bolsa Gás, Bolsa Escola, entre outros. Onde todos eles foram unificados sob um único programa que recebeu o nome de Bolsa Família. O programa Luz para Todos, que foi amplamente elogiado foi no governo anterior, em 2000.

O Prouni que também foi "criado" no governo Lula é um programa que tem como objetivo facilitar a entrada dos jovens na universidade onde eles pagam o curso somente depois de formados e pagam a prestação. Esse programa na verdade havia sido criado durante em 1975 e se chamava "Crédito Educativo", porém provavelmente por algum motivo foi abandonado e depois ressuscitado no governo Lula.

Além disso durante os antigos governos Lula, o mundo começou a passar por um grande crescimento econômico impulsionando pela China, que começou a comprar muito do Brasil, tanto que até hoje a China é o maior parceiro comercial do Brasil. E além disso naquela época, nos anos 2000, a China chegava a crescer 10% por ano em média, chegando a ultrapassar em poucos anos o PIB {Produto Interno Bruto} do Japão, que foi durante muitos anos o segundo país mais rico do mundo.

Outro fato extremamente importante também foi que os antigos governos Lula não investiu de forma pesada na economia brasileira para que ela vingasse a longo prazo. Os antigos governos Lula na verdade não se preocupou com o futuro e sim com aquele momento para ganhar popularidade, e não é a toa que Lula teve 80% de popularidade em 2010 quando deixou a presidência, mas a conta nos próximos anos iria chegar, e ele teve a sorte que o mandato dele por lei durou até 2010 {Pois não poderia concorrer a uma terceira reeleição seguida} e quando a bomba estourou em 2015, foi no governo de sua sucessora, a presidente Dilma Rousseff que por sinal havia acabado de iniciar seu segundo mandato pois durante seu primeiro mandato, entre 2010 a 2014 o Brasil ainda surfava nas ondas da "prosperidade" dos antigos governos Lula e mal sabia o povo brasileiro que a conta estava por vir.

E em março de 2015 a conta veio, uma crise econômica avassaladora tomou conta do Brasil, e só no ano de 2015 foram 11 milhões de desempregados, em 2016 foram 12 milhões de desempregados e em 2017 veio o pico: 14 milhões de desempregados. Para conseguir arrumar um emprego durante esses anos era um caos. Tanto que devido a todos esses problemas houve o impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016. Seu vice Michel Temer assumiu a presidência em seu lugar e Lula que dois anos depois acabou indo parar na cadeia e com o apoio da maioria do povo brasileiro acabou sendo por uma boa parte do povo brasileiro um dos "melhores presidentes" da história do Brasil e tudo isso porque eles tem a falsa sensação de que nos tempos do Brasil "próspero" que foi durante os anos 2000 e primeiros anos da década de 2010 eles acham que foi por conta do Lula.

Em dezembro de 2019 após mais de 1 ano e meio preso, Lula que não conseguiu provar sua inocência foi libertado da cadeia por uma manobra do STF {Supremo Tribunal Federal}, conseguiu voltar a ser elegível e ganhou as eleições do ano passado de forma bem apertada e hoje com cerca de 7 meses na presidência seu governo já fez estrago em cima de estrago, o mais recente deles é um rombo de 42 bilhões de reais, fora que quem ganha a partir de 1,9 mil reais terá que pagar imposto de renda, seus gastos exorbitantes de forma desnecessária entre outras atitude nada positivas. Agora é realmente o momento certo de Lula tentar provar se ele é bom mesmo, já que ele não conta mais com a sorte dos anos 2000.

PS:. Ao citar alguns projetos criados no governo anterior ao Lula como o Tripé Macroeconômico, Bolsa Escola, Bolsa Gás, entre outros, onde o presidente era Fernando Henrique Cardoso, de forma alguma apoio aquele governo anterior ao Lula e muito menos o Fernando Henrique Cardoso, apenas citei de forma didática para o leitor entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...