sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Hoje na História - A Batalha dos Três Reis, que definiu o futuro de Portugal.... E do Brasil também

A Batalha dos Três... Que definiu o futuro de Portugal e também do Brasil.

O fato aqui poderia ter acontecido em Portugal, poderia ter acontecido no Brasil, mas não... Aconteceu no Marrocos, em 4 de agosto de 1578, uma batalha épica, conhecida como "Batalha dos Três Reis" ou ainda "Batalha de Alcácer Quibir". Uma batalha onde o então rei de Portugal, Dom Sebastião lutara em pleno calor do Marrocos, mas desapareceu misteriosamente. Mas não só ele, e sim os dois reis do Marrocos, que morreram nesta batalha também, mas Dom Sebastião é o único que não conseguiram achar o corpo até hoje, e por isso virou uma lenda que cercaram essa sua história. Mas irei explicar tudo aqui como se deu essa batalha.

Os primórdios

A princípio o todo poderoso Império Otomano estava derrubando e conquistando reino por reino numa velocidade que parecia um rolo compressor. O Egito caiu sob domínio otomano em 1517, depois a Argélia, também em 1517, depois o Iraque em 1534, depois a Líbia em 1551 e o Marrocos parecia ser o próximo.

E foi então que em dado momento na década de 1570 um cara chamado Mulei Moluco deu um golpe de estado no Marrocos tomando o trono do então rei, que esqueci seu nome. E esse rei foi então pedir ajuda ao rei de Portugal, Dom Sebastião. E sabendo que no passado não tão distante, os Mouros, que eram os árabes que viviam no norte da África {onde se localiza o Marrocos, Argélia, Tunísia, entre outros} haviam conquistado e dominado Portugal e também a Espanha, e desta vez a ameaça era os otomanos, que estavam conquistando tudo e todos, Dom Sebastião resolveu atender ao pedido do rei deposto do Marrocos, e ainda mais que o novo rei golpista, Mulei Moluco era simpático dos otomanos.

Mas tem um porém: Dom Sebastião ainda não tinha filhos e caso ele morresse o trono de Portugal ficaria vazio. E isso infelizmente aconteceu, e em 4 de agosto de 1578 durante a Batalha dos Três Reis, os três reis acabaram morrendo. Mulei Moluco morreu de doença, o outro rei destronado morreu na batalha e Dom Sebastião desapareceu, levando o aparecimento de muitas lendas durante muitos e muitos anos após seu desaparecimento.

O futuro de Portugal..... E também do Brasil

Após o desaparecimento de Dom Sebastião, o trono de Portugal passou a ser ocupado por seu tio-avô, o cardeal Dom Henrique, porém Dom Henrique veio a falecer em 1580 e o trono de Portugal ficou vago, era o fim da Dinastia de Avis, que comandava Portugal desde 1385.  Logo em seguida foi ocupado pelos reis da Espanha uma dinastia conhecida como "Dinastia Filipina". Pois o rei da Espanha até então se chamava Filipe I, depois veio Filipe II, depois Filipe III e por último Filipe IV.

E durante cerca de 60 anos Portugal perdeu sua independência e praticamente passou a pertencer a Espanha. Mas os domínios de Portugal eram administrados separadamente e não chegou a se fundir com os domínios da Espanha.

Até que em 1º de dezembro de 1640, a independência de Portugal foi restabelecida e a nova dinastia a comandar o reino foi a Dinastia de Bragança, a mesma que também viria a comandar o Brasil após a independência do Brasil em 1822. O primeiro rei da Dinastia de Bragança e após Portugal restabelecer sua independência foi Dom João IV. E foi durante o reinado da Dinastia de Bragança que aconteceu as Guerras Napoleônicas durante os primeiros anos do século XIX, o que culminou com a invasão de Portugal em 1808 e a vinda da família real portuguesa ao Brasil, que já planejavam estabelecer a sede de todo o Império Português no Brasil já fazia quase um século.

E foi durante a Dinastia de Bragança que o Brasil alcançou sua independência em 1822, sendo a Dinastia de Bragança reinando no Brasil e em Portugal durante todo o século XIX, até a Proclamação da República no Brasil em 1889 e depois a Proclamação da República em Portugal em 1910.

E o Marrocos? O que aconteceu?

Bem... No fim das contas o Marrocos passou a ter outro rei, não foi conquistado pelo Império Otomano e permaneceu pelos próximos três séculos como um dos poucos países africanos independentes, até perder parcialmente sua independência em 1912, onde virou um protetorado compartilhado entre a França e a Espanha e por fim reconquistou sua independência total em 1956, sendo até hoje uma dinastia e um dos países africanos com o melhor IDH {Índice de Desenvolvimento Humano} da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...