domingo, 13 de agosto de 2023

Hoje na História - É construído o famigerado Muro de Berlim, o símbolo da Guerra Fria

É construído o famigerado Muro de Berlim, o símbolo da Guerra Fria.

O que restou do Muro de Berlim nos dias atuais.

Que o Brasil hoje em dia vive um grande clima de polarização política, onde de um lado o pessoal da Direita com seu líder máximo Jair Messias Bolsonaro, e do outro lado o pessoal da Esquerda, com seu líder máximo Luís Inácio Lula da Silva, o Lula, isso todos já sabem. Mas até algumas décadas atrás, mas precisamente até 1991, o mundo também vivia essa polarização, e o auge dessa polarização foi nada mais nada menos que a construção do famigerado Muro de Berlim, em 13 de agosto de 1961. O um fato interessante é que o extenso muro que dividia a capital dos loirinhos foi construído em apenas 1 dia, o que mostra que quando o governo quer.... Ele consegue fazer algo. Mas como tudo tem um contexto, como e porque esse muro foi construído? Confira aqui:

Primórdios

A princípio os comunistas tomaram o comando da Rússia em 7 de novembro de 1917, fazendo do país o primeiro país comunista da história. Eles então tiveram que enfrentar resistência até mesmo de outros países, que não queriam o comunismo. Mas no fim das contas em 1921 eles conseguiram se consolidar no país e no ano seguinte, em 1922 o país passou a se chamar União das Repúblicas Socialistas Soviética, pois o mesmo ocupara o espaço geopolítico que antes era formado pelo antigo Império Russo, império este composto por vários povos e reinos, daí quando virou uma república comunista {A União Soviética} foi então adotado oficialmente o extenso nome que ficou conhecido também pela sigla de "URSS" ou sua sigla em seu idioma original "CCCP".

Fundada a União Soviética o país procurava com o passar do tempo se consolidar e exportar o modelo comunista para outros países, principalmente por comunistas locais, como aqui no Brasil, onde Luís Carlos Prestes um dos líderes comunistas brasileiro também tentou implantar o comunismo no Brasil entre os anos 30 e 40, mas não obteve sucesso pois seu partido, o Partido Comunista Brasileiro foi posto na ilegalidade.

O segundo país do mundo a virar comunista foi a Mongólia, ainda em 1921 e durante as próximas duas décadas nenhum país viraria mais comunista. Porém após o fim da Segunda Guerra Mundial e o fim da hegemonia europeia sobre o mundo, surgiram então duas novas potências: Estados Unidos e União Soviética. E a disputa sobre a influência mundial entre essas duas potências ficou conhecida como: Guerra Fria, uma guerra político-ideológica que durou de 1945 até 1991 após o fim da União Soviética.

Os Estados Unidos era {E ainda é} capitalista e liderava o Bloco Capitalista. formado por países que continuaram capitalistas. E a União Soviética liderava o Bloco Comunista {Ou Bloco Socialista}, formado por países que passaram a serem comunistas, principalmente após o fim da Segunda Guerra Mundial, como: Romênia, Bulgária, Hungria, China, Coréia do Norte, Cuba, entre tantos outros.

E onde entra a Alemanha é onde começa a história do Muro de Berlim

Como disse antes, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Europa deixou de ser protagonista do cenários mundial e passou a não ter a hegemonia mundial que tinha antes. Ou seja... O que os Estados Unidos é hoje em dia, o país mais influente do mundo, era a Europa até cerca de 80 anos atrás. E claro que não era todos os países da Europa que tinha uma grande influência no mundo, e sim bem poucos, e são eles: Inglaterra, França e Alemanha.

A Alemanha buscava se firmar entre o principal, e isso desde os tempos da Primeira Guerra Mundial, daí por isso houve essas duas grandes guerras. E durante a Segunda Guerra Mundial a Alemanha ainda era um dos países mais influentes do mundo. Porém com o fim da guerra, tanto a Alemanha quanto a Inglaterra e a França tiveram que se reconstruírem da guerra, e embora eles tiveram muitos prejuízos e não eram mais influentes, eram países bem desenvolvidos.

E justamente por ser um dos países mais desenvolvidos do mundo, a Alemanha passou a ser disputada pelos Estados Unidos e a União Soviética, pois um lado queria que o país continuasse capitalista para ser seu parceiro comercial e o outro lado queria que o país passasse a ser comunista para ser seu parceiro comercial. E por conta dessa disputa que durou quatro anos, foi feito um acordo um tanto quanto inusitado: Dividir a Alemanha em dois novos países.

E com isso em 1949 o país foi dividido em dois novos países, que passaram a se chamar: República Federal da Alemã conhecida mundialmente como "Alemanha Ocidental" cuja capital era a cidade de Bonn, pelo fato de a cidade de Berlim ficar totalmente no coração do lado oriental. A Alemanha Ocidental continuou capitalista e virou um aliado dos Estados Unidos.

E do outro lado a República Democrática Alemã, conhecida mundialmente como "Alemanha Oriental", cuja capital era a cidade de Berlim Oriental {A cidade de Berlim foi divida também}. A Alemanha Oriental era um aliado da União Soviética e passou a ser comunista.

Os anos depois

Criada então a Alemanha Ocidental {Capitalista} e a Alemanha Oriental {Comunista}, os próximos anos foi de intensa migração de alemães do lado oriental para o lado ocidental, e por conta disso o governo da Alemanha Oriental reforçou as fronteiras com o lado ocidental. Ao todo foram milhões de alemães que saíram do lado oriental e foram para o lado ocidental durante os anos 50.

E embora ficasse no coração da Alemanha Oriental, a cidade de Berlim por sua enorme importância histórica, econômica e cultural foi divida também em Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Berlim Oriental passou a ser a capital da Alemanha Oriental. E embora ficasse dentro do território da Alemanha Oriental, Berlim Ocidental continuou pertencendo a Berlim Ocidental. E assim como na fronteira entre as "duas" Alemanhas havia uma migração em massa de alemães do lado oriental para o lado ocidental, na cidade de Berlim não foi diferente, e por conta disso foi construído o Muro de Berlim.

O muro

Decidido de vez a impedir a fuga de habitantes para o lado ocidental da cidade, o governo comunista então resolveu partir por uma medida mais drástica: A construção de um muro que dividia de vez a cidade. E em 13 de agosto de 1961 foi construído o extenso muro que além disso era largo, resistente e recebeu um reforço militar bem alto, com soldados que tinha permissão para atirar caso quem ousasse a atravessar a divisa e ir para o lado ocidental.

Em seus 28 anos de existência houve pessoas que morreram assassinadas tentando atravessar o muro, e também houve famílias que ficaram separadas por muitos anos por conta do muro. E o Muro de Berlim era tão polêmico que recebeu o apelido de "Muro da Vergonha". E numa cena clássica em 1987 durante as comemorações do aniversário de 750 anos da cidade de Berlim, o então presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, que estava em Berlim Ocidental num discurso disse ao então presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev: "Senhor Gorbachev, derrube este muro".

Até que em fins de 1989 depois de décadas, tanto a União Soviética, quanto a Alemanha Oriental estavam passando por mudanças políticas com mais liberdade de expressão durante a gestão de Mikhail Gorbachev, e então o povo de Berlim foram as ruas cidade protestar e derrubar o Muro de Berlim, e logo em seguida com ajuda de guindastes e maquinário necessário o muro foi derrubado, restando hoje em dia apenas alguns metros do muro, muito provavelmente como uma espécie de "museu a céu aberto" para ensinar as futuras gerações os erros das ditaduras.

No ano seguinte a Alemanha se reunificou, a Alemanha Oriental deixou de existir e foi incorporada a Alemanha Ocidental, que voltou a ser conhecida simplesmente como "Alemanha" e seu nome oficial passou a ser "República Federal da Alemanha", nome este mantido até os dias atuais. E a cidade de Berlim também foi reunificada e voltou a ser a capital de toda a Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...