Há exatos 30 anos atrás, na famosa Casa de Custódia de Taubaté, num anexo conhecido pelos presos como "Piranhão" era fundado o Primeiro Comando da Capital, conhecido nacionalmente como "PCC". A organização foi fundada com o objetivo de vingar o Massacre do Carandiru, onde a força de choque da polícia matou 111 presos na famosa cadeia Carandiru após uma rebelião ocorrida no Pavilhão 9 daquela cadeia, em 2 de outubro de 1992, ou pelo menos de impedir que mais um massacre daqueles aconteça de novo {E de fato nunca mais aconteceu um massacre daqueles em cadeias sobre o comando do PCC}.
E tudo começou quando presos que estavam cumprindo pena na cidade de São Paulo foram transferidos para a Casa de Custódia de Taubaté, e após uma partida de futebol e um princípio de rebelião em 31 de agosto de 1993 é fundado o PCC por 8 detentos, dos quais os mais conhecidos eram Cesinha e Geleião, que inclusive foram os primeiros líderes da facção. Tempos depois o famoso Marcola se juntou a facção e é apontado pela justiça atualmente como o chefe do PCC desde 2002, quando houve um racha na facção e Cesinha e Geleião foram expulsos da facção.
Sob o lema "Paz, Justiça e Liberdade", o PCC focava mais em questões ideológicas e melhores condições de vida para os presos. Porém segundo a justiça com o passar dos anos, principalmente a partir dos anos 2000, o PCC começou a atuar no Tráfico de Drogas e inclusive já coordenou rebeliões em mais de 20 presídios ao mesmo tempo, como uma ocorrida em 2001. Em 2002, como disse antes, Marcola segundo a justiça passou a ser o novo chefe do PCC e Cesinha faleceu em 2006 aos 38 anos de idade, assassinado por outros detentos, e Geleião acabou por falecer de Coronavírus em 2021 aos 61 anos de idade, e atualmente todos os 8 fundadores do PCC já faleceram, sendo Geleião segundo informações o último fundador vivo da facção.
Sendo praticamente a terceira facção fundada no Brasil, pois a primeiras foram o Comando Vermelho, fundado nos anos 70 e o antigo Terceiro Comando, fundado nos anos 80 e ambos atuavam no Rio de Janeiro, o PCC junto das facções cariocas presenciaram a fundação de diversas facções ao redor do Brasil, principalmente a partir do fim dos anos 2000, dos quais algumas facções regionais chegaram a serem e algumas ainda são aliadas do PCC e Comando Vermelho. O PCC e Comando Vermelho inclusive chegaram também a serem aliados, porém cancelaram a aliança em meados de 2016 ou 2017, o que causou uma guerra sangrenta dentro e fora dos presídios entre os membros das duas facções, e também nas facções aliadas, pois houve também o cancelamento da união com facções regionais também.
Mas o boom mesmo foi durante a década de 2010, período compreendido entre os anos de 2010 a 2019, onde nesse período o PCC se expandiu de São Paulo para o Brasil inteiro, estando presente em 23 estados do Brasil e considerado a maior facção do Brasil e uma das maiores do mundo ao lado de outras facções de outros países como da Europa, Ásia e também América Latina. A estimativas segundo a justiça de que o PCC tenha um faturamento 400 milhões de reais por ano. A facção além de atuar em vários estados, tem forte presença também na fronteiras próxima de países produtores de Cocaína e Maconha, chegando inclusive a ter conflitos na região por conta disso, e o último desses conflitos até agora foi ocorrido em 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário