quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Curiosidades - As maiores ditaduras da história

Curiosidades - As maiores ditaduras da história.

Ditadura é uma coisa terrível, e na maioria das vezes não dá nem pra saber qual que é pior. Mas há ditaduras que realmente se superaram no nível de piora, como a ditadura do Khmer Vermelho no Camboja, que que durou alguns anos e matou cerca de 3 milhões de pessoas entre 1975 a 1978. E confira aqui as maiores ditaduras da história, tanto em quantidade de tempo, quando em nível de influência, fama e crueldade. Lembrando que as ditaduras citadas aqui são ditaduras que não existem mais.

Ditadura Soviética

Quando se fala em ditaduras, muita gente logo vem em mente a Ditadura Nazista ou a ditadura militar no Brasil, mas a Ditadura Soviética foi tão cruel quanto a Ditadura Nazista. A Ditadura Soviética foi caracterizada pelo comando do Partido Comunista da União Soviética, que comandou a União Soviética {Atual Rússia} por cerca de 74 anos, de 1917 até 1991. O primeiro ditador foi o revolucionário Vladimir Lênin, líder da Revolução Russa, que tornou a Rússia o primeiro país comunista da história. Ele comandou o país até 1924, quando veio a falecer. Durante os próximos quatro anos houve uma disputa pelo poder no país entre Stalin e Trotsky. Stalin venceu a disputa e se tornou o novo ditador do país em 1928, e foi durante seu comando que o país mergulhou numa enorme ditadura, onde somente entre os anos de 1932 a 1933, 7 milhões de ucranianos foram mortos pela fome no que ficou conhecido como "Holodomor", uma espécie de "Holocausto Ucraniano". Além disso houve perseguição a todas as religiões no país, já que a União Soviética era também um Estado declaradamente Ateu, onde o auge da perseguição religiosa no país se deu entre 1931 com a implosão da Catedral de Cristo Salvador, a maior do país até então até o ano de 1944. Stalin morreu em 1953, e embora após sua morte a Ditadura Soviética tenha ficado mais "branda", foi somente no fim dos anos 80 que o país começou a ter uma certa liberdade de expressão. Mas a ditadura acabou mesmo em 1991.

Ditadura Nazista

Essa todo mundo conhece bem. A Ditadura Nazista começou em 1933, quando Adolf Hitler foi nomeado Chanceler da Alemanha, uma espécie e Primeiro Ministro e de fato era quem governava o país. Com isso o Partido Nazista chega ao poder, e no ano seguinte coma morte do presidente do país, Paul von Hindenburg, Hitler assume os os cargos: O de Presidente e Chanceler, e com isso vira o ditador do país, fundindo os dois cargos e criando o cargo de "Fuhrer", que é "Líder" em alemão. No ano seguinte, em 1935 ele começa a colocar em prática seus planos, onde invade países, provoca a Segunda Guerra Mundial e culmina com um total de 50 milhões de mortos entre os anos de 1939 até 1945.

Ditadura do Fascismo

O Fascismo também é outra ditadura bem famosa também e muitas vezes confundida com o Nazismo, já que seus dois criadores e líderes, Adolf Hitler e Benito Mussolini eram amigos, aliados e próximos. O Fascismo é um caso especial, porque além de ser confundido com o Nazismo, ele é infelizmente erroneamente usado por muitas pessoas aqui no Brasil quando vai criticar certas atitudes de Direita. E qualquer coisinha já chama tal pessoa de "Fascista". Um fato curioso por exemplo é que muitas coisas na política que a Esquerda brasileira defende é oriundo do Fascismo, mas por ironia do destino quem critica essas coisas que eles defendem eles chamam de "Fascista". Um exemplo clássico um Estado Corporativista que a esquerda brasileira defende tanto, mas que é uma ideologia fascista. Mas voltando ao assunto aqui, a Ditadura Fascista começou em 1922, quando Benito Mussolini foi nomeado Primeiro Ministro da Itália e logo depois de assumir o cargo, ele começou a colocar em prática seus objetivos. Mas ao longo dos anos 30 o Fascismo aproximou a Itália da Alemanha Nazista, que culminou na Segunda Guerra Mundial, onde muitas pessoas foram mortas também na Itália durante o conflito, principalmente entre 1943 a 1945.

Ditadura do Khmer Vermelho

Essa ditadura é horrível de cruel, e ela mostra os horrores que o comunismo pode proporcionar a um país. A ditadura do Khmer Vermelho começou nos anos 70 no Camboja, quando um cara chamado Pol Pot assumiu o comando do país. Ele era comunista e queria que todos vivessem no campo e iniciou seu reinado de terror. Ao todo em cerca de 3 anos a ditadura do Khmer Vermelho matou mais de 3 milhões de pessoas. O país tempos depois foi invadido, e Pol Pot no fim das contas acabou por falecer muitos anos depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...