Hoje, a exatos oitenta e três anos atrás, muito provavelmente já pela manhã, já que ataques assim costuma ser logo que o sol raia, começava a épica Batalha da Inglaterra, uma das diversas batalhas da Segunda Guerra Mundial e que foi uma das mais importantes, pois era a primeira vez que a Alemanha Nazista que até então seguia invencível derrubando vários países, até mesmo a poderosa França, que capitulou em apenas seis semanas entre maio e junho daquele ano, enfrentava uma nação tão poderosa quanto a própria Alemanha Nazista. Tanto que é que mesmo nos próximos cinco anos da guerra a Alemanha Nazista não conseguiu derrotar a Inglaterra, e até mesmo um dos líderes nazistas, Rudolf Hess fez tentou fazer um atrapalhado plano de paz com a Inglaterra, desembarcando no país de avião em 1941, onde ele acabou sendo preso pelas forças inglesas e depois condenado a prisão perpétua no famoso Tribunal de Nuremberg em 1946, vindo a falecer amargamente solitário em 1987 aos 93 anos de idade, depois de mais de 40 anos na prisão e passando os últimos 20 anos de sua vida sendo o único prisioneiro da Prisão de Spandau, uma antiga prisão usada para abrigar os líderes nazistas condenados após o Tribunal de Nuremberg em 1946. Atualmente esta prisão encontra-se demolida.
A princípio
Tudo começou como todo mundo já sabe, em 1 de setembro de 1939, quando a Alemanha Nazista invade a Polônia e a França e Inglaterra, maiores potências do mundo na época declaram guerra a Alemanha Nazista dois dias depois. Começa então a Segunda Guerra Mundial e durante esse tempo a Alemanha Nazista se concentra na conquista da Polônia e de países em sua volta, como Dinamarca, Noruega, Tchecoslováquia, Holanda, Bélgica, entre outros.
Em maio de 1940 a Alemanha Nazista que já havia conquistado uma porrada de terras na Europa Oriental e Ocidental concentra suas forças na França utilizando a estratégia de guerra chamada por eles de "Blitzkrieg" {Acho que é assim que se escreve em alemão, hehehe}. Que consiste em ataques de várias formas simultaneamente por terra, ar e mar. A França não resiste e em meados de junho assina sua rendição.
O próximo alvo então é a Inglaterra, e então em 8 de agosto de 1940 a Alemanha Nazista invade a Inglaterra, ou melhor... Tenta invadir a Inglaterra. E como a Inglaterra é uma ilha os nazistas tentaram invadir a Inglaterra através de sua força aérea, mas fora quase que completamente aniquilada pela força aérea inglesa e após várias tentativas frustradas de conquistar a Inglaterra, a Alemanha Nazista desiste e até o caricato líder nazista Rudolf Hess num plano pra lá de atrapalhado desembarca no país de avião de forma inesperada, mas é capturado em 1941 e termina os próximos quase 50 anos de sua longa vida atrás das grades.
Depois...
Desistindo então da Inglaterra, a Alemanha Nazista então resolve invadir a União Soviética em 22 de junho de 1941, mas de novo encontra outra ferrenha resistência por parte dos soviéticos. E com a resistência da Inglaterra e da União Soviética, meses depois com a entrada dos Estados Unidos na guerra ao lado da Inglaterra e União Soviética, as forças nazistas foram minando aos poucos até a completa derrota em 8 de maio de 1945, quando a Alemanha Nazista assina sua rendição incondicional. E se engana quem acha que a Alemanha Nazista enfrentava sozinho vários países. A Alemanha Nazista também tinha seus aliados, como a Itália, Japão, Romênia, Irã e até mesmo um líder islâmico da Palestina, chamado Amin Haj Hussein, conhecido como "Mufti de Jerusalém", que chegou até mesmo a se encontrar com Hitler, pois os dois tinham em comum a antipatia pelos judeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário