Como falei em um artigo antes, hoje em dia a tecnologia e alguns mecanismos facilitam e ajudam e muito a vida da gente. E sabe aquela função que todo celular tem, que é chamada de "Print", que pode ser extremamente útil, quando por exemplo alguém famoso por exemplo faz um comentário e depois disse que não fez e as pessoas vai lá e bate print, e mesmo depois que o famoso que fez aquele comentário tenha apagado, "Os prints são eternos", como diz o ditado popular da internet, hahaha!. Pois então... Existe um print na internet a quase 30 anos, e já catalogou mais de 800 bilhões de páginas até hoje. E esse print se chama "Wayback Machine", cujo endereço "Archive.org" e seu nome traduzido para o português significa "Máquina de Retorno".
Eu conheci o Wayback Machine em 2011 e ele é muito bom para fazer pesquisas de qualquer área e até mesmo as vezes você quer pesquisar algo sobre um site que não existe mais, você poderá acessar esse site que não existe mais pelo Wayback Machine. E geralmente sites bem visitados costumam ter muitos arquivos guardados no Wayback Machine, como por exemplo é o site do Brasil, que é o site que usamos como exemplo.
Como funciona o Wayback Machine?
É bem simples: Você acessa o site do Wayback Machine que é {Archive.org}, depois aparece um campo onde do lado está escrito "Wayback Machine". E nesse campo você digita o endereço do site que você quer pesquisar, e no nosso exemplo ilustrado aqui usamos o site do Brasil, que inclusive está catalogado nos arquivos do Wayback Machine desde 1997 e por ter muitos acessos é constantemente catalogados por essa máquina do tempo como mostra nas imagens abaixo.
O que é o Wayback Machine?
O Wayback Machine é um portal que printa todos os tipos de sites que existem. Porém como são criados muitos sites {Sites, blogs, páginas e etc} todos os dias, geralmente sites muito jovens ou com muito poucos acessos demora um tempo para serem printados pelo Wayback Machine. Mas com tempo os sites são printados por essa máquina do tempo.
Esse é o site do Brasil atualmente, catalogado pelo Wayback Machine em janeiro deste ano.
Esse é o site do Wayback Machine e é aqui que você irá pesquisar o site que você quiser. É claro que sites muito jovens ou com muito poucos acessos ainda não são catalogados pelo Wayback Machine.
Ao acessar o site do Wayback Machine {Archive.org}, você digita o endereço do site que você quer pesquisar. E no nosso exemplo aqui usamos o site do Brasil.
Depois que você digitou o site que você pesquisou, você será redirecionado para essa outra página. E no nosso exemplo usamos o site do Brasil e é possível ver que aparece o número de vezes que o site do Brasil foi catalogado por essa máquina do tempo, que foi 6,6 mil vezes até o dia de hoje, e desde 1997. Logo abaixo aparece todos os anos em que o site do Brasil foi catalogado, que ali na imagem aparece de 1997 até o ano atual, 2024. E logo mais abaixo aparece um calendário com todos os meses e os dias que o Wayback Machine catalogou o site, que geralmente aparece sublinhados.
Como no exemplo usamos o site do Brasil, então logo depois de acessar os arquivos, escolhemos de exemplo o ano de 2005, isto é... Como era o site do Brasil em 2005, aí aparece logo em seguida o calendário de 2005 com todos os dias {Sublinhados} em que o site do Brasil foi catalogado. E como de de exemplo, escolhemos 12 de julho de 2005 {Que por sinal foi um mês uma época bem gostosa, oh nostalgia, hahaha}.
Após clicar na data escolhida, você será redirecionado então para como o site era na data em que você escolheu. E o resultado do nosso exemplo é esse da imagem acima. Era assim que era o site do Brasil em 12 de julho de 2005... Na minha opinião era bem mais bonito, todo colorido. O único defeito é que era todo jogado para um lado, deixando um vazio do outro, que por sinal curiosamente quase todos os sites dos anos 2000 tinham essa aparência, só não sei porque!!
Mas e aí? Gostaram do Wayback Machine? Muito bom, ajuda muito, principalmente pra quem for fazer pesquisas, trabalhos de escolas ou mesmo por curiosidades mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário