Martin Luther King é um dos maiores ícones da história mundial, e ficou conhecido, principalmente nos Estados Unidos, o seu país, por lutar pela igualdade dos direitos civis das pessoas negras americanas, pois durante um bom tempo nos Estados Unidos, principalmente do começo do século XX até os anos 60, existia uma segregação racial muito forte naquele país, onde negros e brancos eram separados, até mesmo bebedouros de águas em público eram separados entre as duas raças e tem farta documentação de fotos e provas de tudo isso.
Hoje seria o aniversário de Martin Luther King, e por conta disso é feriado nos Estados Unidos, pois ele nasceu no dia 15 de janeiro de 1929, numa época em que a segregação racial nos Estados Unidos era muito forte e a Ku Klux Klan, que era uma organização terrorista e racista, que pregava contra negros, católicos, judeus e imigrantes estava a todo vapor com incríveis 5 milhões de membros, o que já dava uma certa porcentagem da população americana da época.
Martin Luther King era cristão evangélico e inclusive eu vi num livro de História dos tempos de escola, quando eu era pequeno, de que seu nome "Martin Luther" era uma homenagem ao pastor alemão Martinho Lutero, que fundou a Igreja Evangélica ou Protestantismo em 1517 na Alemanha. E Martin Luther King quando cresceu se tornou pastor e seu ativismo começou a ganhar fama nos anos 50, período esse onde também já havia uma certa revolta por parte dos americanos negros contra a segregação. Inclusive foi nessa época que Rosa Parks, uma mulher negra ficou famosa por não ceder seu lugar dentro de um ônibus para uma pessoa branca sentar. E foi também nessa época que o famoso Malcolm X também começava a ganhar fama devido a seu ativismo em defesa da população negra americana.
Em 1963 houve uma grande manifestação em Washington, a capital dos Estados Unidos pelo fim da segregação racial. E nessa grande manifestação tinha também muitos brancos que eram contra a segregação racial e cada vez mais os movimentos ganhavam força nos Estados Unidos e nessa mesma época, nos anos 60 os Estados Unidos começava a passar por grande mudanças nessas áreas.
Mas infelizmente em 4 de abril de 1968, Martin Luther King foi assassinado a tiros em um hotel, por um homem identificado como James Ray. Martin Luther King morreu logo em seguida e sua morte causou muita comoção, tendo mais tarde seu aniversário sendo feriado nos Estados Unidos. Já o seu assassino, James Ray foi preso logo em seguida e ficou o resto da vida na cadeia até falecer em 1998.
Atualmente Martin Luther King é um dos mais conhecidos ícones da História e principalmente quando se trata de ativismo dos direitos sociais, pois ele ficou conhecido também por pregar um ativismo sem violência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário