sábado, 20 de janeiro de 2024

Como surgiu os Estados do Brasil?

Saiba como surgiu os Estados do Brasil?

O Brasil, como todo sabe é dividido em Estados, e não só o Brasil, mas outros países como Alemanha, Estados Unidos, Nigéria, entre outros também são divididos em Estados. Aliás, praticamente todo país possui suas divisões internas, a diferença é a nomenclatura para suas divisões internas. O Brasil, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Alemanha, entre outros chamam de "Estados", enquanto que a China, Argentina, Canadá, entre outros chamam de "Províncias", e assim por diante.

Mas com surgiram os Estados do Brasil?

Bem.. primeiramente os Estados do Brasil são chamados de "Estados" desde a promulgação da Constituição de 1891, que foi a primeira constituição do Brasil logo após a Proclamação da República, e que fez uma série de mudanças no Brasil, já que o país deixava de ser monarquia e virava uma república, e no meio dessas mudanças, os Estados deixaram de serem chamados de "Províncias" para serem "Estados".

Mas a princípio tudo começou mesmo ainda no século XVI, quando se iniciou a colonização portuguesa no Brasil. Como todos já sabem, o Brasil foi descoberto em 1500, mas foi somente em 1532 que o Brasil começou de fato a ser colonizado, e sua primeira divisão administrativa foi chamada de "Capitanias Hereditárias", que eram faixas de terras equivalentes aos Estados e que eram comandadas por um capitão em nome da Coroa Portuguesa. Já o Brasil como um todo era chamado de "Estado do Brasil".

Até que os anos se passaram e já no século XVII o Brasil chegou a passar por algumas mudanças territoriais administrativas, onde houve um período em que o território brasileiro chegou a ser dividido em dois, onde um se chamava oficialmente "Estado do Brasil" e o outro se chamava "Estado do Maranhão". Mas no fim das contas pouco tempo depois os dois territórios foram unificados de novo em um único território, porém todo organizado administrativamente em Capitanias Hereditárias.

Foi no início do século XVIII que o Brasil começou a tomar sua forma administrativa atual, onde as Capitanias Hereditárias passaram a ter as mesmas silhuetas dos atuais Estados do Brasil, sendo as Capitanias Hereditárias as predecessoras dos Estados.

Até que em 1821, quando o mapa do Brasil já era 80% semelhante ao mapa atual no que diz respeito as suas divisões administrativas, todas as Capitanias Hereditárias passaram a serem chamadas de "Províncias". E mesmo após a independência do Brasil em 1822, onde o Brasil passou a se chamar oficialmente "Império do Brasil", as suas divisões administrativas continuaram sendo chamadas de "Províncias".

Até que em 1889 houve a Proclamação da República no Brasil e durante os dois anos seguintes o país passou por uma reorganização administrativa, onde na Constituição de 1891, as Províncias passam então a serem chamadas de "Estados". E o motivo alegado é que antes da Proclamação da República, as Províncias não tinham muita autonomia, e com a Proclamação da República, o Brasil adotou o sistema de federação e concedeu mais autonomia as Províncias, e por terem mais autonomia, as Províncias passaram então a serem chamadas de "Estados", nomenclatura que é usada até os dias atuais, já que na realidade o termo "Estado" se refere a um país com sua própria estrutura administrativa e governo próprio, o que faz com que os Estados do Brasil se uma certa forma tenha suas estruturas próprias, só mudando em muitas aspectos a nomenclatura, por exemplo: Enquanto que os ministros do Estado brasileiro {República Federativa do Brasil} são chamados de "Ministros", como por exemplo: Ministro da Economia, Ministro das Comunicações, e etc., os ocupantes desses mesmos cargos que também tem nos Estados são chamados de "Secretários", como por exemplo: Secretário da Economia, Secretário da Comunicação e etc. Até mesmo os líderes dos Estados brasileiros eram chamados também de "Presidentes", porém nos anos 30 passaram a serem chamados de "Interventor Federal", e por fim desde os anos 50 são chamados de "Governador". 

Enfim a origem dos Estados do Brasil começa ainda lá no século XVI com as Capitanias Hereditárias, depois foram chamados de Províncias na época imperial e por fim desde a Proclamação da República são chamados de Estados até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...