Recentemente uma grade polêmica aconteceu nos Estados Unidos: A rebelião do Texas, estado historicamente conservador e rebelde. Pois a princípio o motivo do porque da rebelião do Texas e por isso alguns pensam que pode acabar acontecendo uma guerra civil nos Estados Unidos, como a famigerada Guerra de Secessão {1861 - 1865}, é porque o Texas havia recentemente reforçado por conta própria sua fronteira com o México para impedir a entrada de imigrantes ilegais. Porém como essa é tarefa do governo federal americano, o governo federal americano não gostou e a partir daí começou a tensão entre o Texas e os Estados Unidos.
Para entender melhor
O estado do Texas é um dos estados americanos que fazem fronteira com o México, e todos os anos os Estados Unidos enfrenta problemas com imigração ilegal em seu território, pois muitos imigrantes ilegais entram no país através da fronteira com o México. E como o Texas é um dos estados que fazem fronteira com o México, o governo do Texas mandou construir por conta própria uma cerca para impedir a entrada de imigrantes ilegais em seu território. E como o Texas é território americano e essa função de reforçar as fronteiras cabe a governo federal dos Estados Unidos, isto causou uma tensão entre o governo estadual e o governo federal, visto também que o Texas é um estado historicamente conservador, e o atual governo americano é progressista. E como se não bastasse, mais de 20 governadores conservadores assinaram uma petição em apoio ao governador do Texas por sua decisão de além de construir uma cerca para impedir a entrada de imigrantes ilegais, também bloqueou a entrada de militares do governo federal ao Texas, o que causou mais tensão ainda.
Mas e aí? Vai ter guerra civil no país?
Embora tenha muita gente que acredita que possa ter uma guerra civil no país, assim como a Guerra de Secessão, que aconteceu justamente porque alguns estados se rebelaram contra o governo federal, nesse caso atual do Texas é bem provável que não. Justamente porque hoje em dia o exército dos Estados Unidos é muito poderoso e o Texas não tem grandes chances de enfrentar um exército tão poderoso assim. Bem diferente da década de 1860, quando houve a Guerra de Secessão, onde naquela época o exército dos Estados Unidos não era tão poderoso assim, e ainda por cima foram TREZE estados que se rebelaram contra os Estados Unidos, incluindo o Texas. E mesmo assim naquela época o exército dos Estados Unidos ainda conseguiu derrotar os estados rebeldes e reincorpora-los a União. Já desta vez o cenário é outro, pois além do Texas está sozinho, o exército dos Estados Unidos hoje é o mais poderoso do mundo. A não ser que outros estados resolva se juntar com o Texas, aí o bagulho fica doido. Mas ainda assim fica difícil de ter uma guerra civil hoje em dia.
A rebeldia do Texas não é de hoje
Bem.. Como eu gosto de História e sou estudante de História, bem antes de cursar a faculdade eu já havia lido a história do Texas, e realmente o Texas já tem um histórico de rebeldia, que já vem a quase 200 anos.
E a princípio pasmem... O Texas pertencia ao México até o ano de 1835. Mas antes disso o estado mexicano do Texas havia com o passar do tempo recebido imigrantes americanos em seu território. Até que com problemas com o governo federal do México, o Texas declara sua independência em 1835 e passa a se chamar oficialmente "República do Texas". Mas como esse jovem "país" já tinha muita proximidade com os Estados Unidos, alguns anos depois, em 1845 o mesmo voluntariamente se juntou aos Estados Unidos e deixou de ser um país e passou a ser um dos estados dos Estados Unidos. Até que...
Em 1860 Abraão Lincoln se torna o novo presidente dos Estados Unidos, e seu governo havia manifestado o desejo de abolir a escravidão que ainda acontecia no país. Mas alguns estados do sul dos Estados Unidos, incluindo o Texas foram contra a abolição da escravidão, e por conta disso se organizaram, se separaram dos Estados Unidos e formaram um novo país, cujo nome oficial era "Estados Confederados da América", um novo país formado por 13 estados, incluindo o Texas e onde a escravidão seria legalizada, pois esses estados tinham uma economia agrária, onde tinha muita mão de obra escrava, e na cabeça deles a escravidão era necessária.
Até que em 1863 a abolição da escravidão foi aprovada e a escravidão foi extinta nos Estados Unidos. E tudo isso no meio da guerra civil que assolava o país nessa época, a Guerra de Secessão, que começou em 1861 e durou até 1865, tendo deixado cerca de 700 mil americanos mortos, sendo até hoje a guerra onde mais se morreu americanos, mesmo da década de 1890 até os dias de hoje os Estados Unidos tendo se enfiado em uma porrada de guerras ao redor do mundo, como a Guerra Hispano-Americana {1898}, Primeira Guerra Mundial {1914-1918}, Segunda Guerra Mundial {1939-1945}, Guerra do Vietnã {1960 - 1975}, Guerra do Iraque {2003 - 2011}, entre várias outras intervenções em outros países e territórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário