O Nascimento de uma Nação {Em inglês: The Birth of a Nation} romantiza a Ku Klux Klan a tratando como "heróis".
Muita gente sabe que no passado existia uma grande segregação racial nos Estados Unidos, onde Negros e Brancos eram separados no dia a dia, onde até mesmo bebedouros em estabelecimentos eram separados para Branco e para Negros.
E os pardos americanos?
Só pra lembrar aqui, a partir do começo do século XX os pardos dos Estados Unidos passaram a serem considerados negros também, em virtude da segregação racial que começava a acontecer naquele país.
E voltando ao assunto aqui, a organização racista que ressurgiu nos Estados Unidos em 1915, inspirada no filme O Nascimento de uma Nação, é a Ku Klux Klan. Esta organização surgiu em 1867 no sul dos Estados Unidos logo após o fim da Guerra de Secessão. Pois a Guerra de Secessão foi motivada porque 13 estados do sul dos Estados Unidos queriam se separar do país para poderem manter a escravidão, já que os Estados Unidos estava começando a querer abolir a escravidão.Mas no entanto acontece uma guerra civil no país, a Guerra de Secessão, e no fim das contas os estados separatistas foram derrotados, reincorporados aos Estados Unidos e obrigados a aceitar a abolição da escravidão, além também da reintegração dos ex-escravizados na sociedade americana.
E isso causou uma revolta em algumas pessoas, até que um veterano da Guerra de Secessão, que lutou pelos estados separatistas, chamado Natan Badford, fundou a Ku Klux Klan em 1867 com o objetivo de perseguir os negros. Esta organização consistia em fazer ataques terroristas e intimidação contra pessoas negras, e eles tinham o costume se se vestirem com túnicas brancas que cobriam todo o corpo, deixando apenas dois pequenos buracos na frente dos olhos para enxergarem. Não sei ao certo porque eles usavam esse tipo de vestimenta, mas acredito que seja também como uma forma de não se identificarem. Porém devidos aos ataques, em 1877 a Ku Klux Klan foi declarada uma organização terroristas pelo governo americano e com isso foi praticamente extinta.
O Nascimento de uma Nação e o ressurgimento da Ku Klux Klan
Em 1915 foi lançado nos Estados Unidos o filme, O Nascimento de uma Nação, um filme de drama onde sua história se passa na época da Guerra de Secessão. E o que chamou atenção nesse filme foi que o mesmo romantiza a Ku Klux Klan, além também de cenas consideradas polêmicas para os dias de hoje pois envolve racismo, e aliás, até mesmo naquela época já foi considerado um filme polêmico, chegando a ser banido em algumas regiões, mesmo sendo um dos primeiros longa metragens.
Nesta icônica cena do filme, um ator branco teve o corpo pintado de preto para interpretar um negro. Tal característica hoje seria "Blackface" que é considerada uma outra forma de racismo.
Mas o fato é que esse filme inspirou o ressurgimento da Ku Klux Klan, e ainda mais naquele contexto de 1915, onde estava acontecendo a Primeira Guerra Mundial, e os Estados Unidos estavam recebendo muitos imigrantes, que dentre eles estavam: Europeus latinos, católicos e judeus. E por conta disso logo após seu ressurgimento em 1915 a Ku Klux Klan passou além de perseguir os negros, passou também a perseguir Católicos, Judeus e Imigrantes {Principalmente imigrantes europeus latinos, judeus, africanos e asiáticos}.
E foi nesse seu segundo período de ressurgimento que a Ku Klux Klan atingiu o seu auge, e em 1922 essa organização tinha cerca de 5 milhões de membros, o que correspondia uma certa porcentagem da população americana da época. E há quem diga que até mesmo no alto escalão do estado americano tinham membros da Ku Klux Klan.
Mas o auge da Ku Klux Klan começou a cair mesmo entre o fim dos anos 30 e início dos anos 40. Pois com o passar do tempo a organização começou a enfrentar problemas de escândalos envolvendo seus líderes {Sim essa organização tinha uma hierarquia bem grande}, e com isso a mesma foi perdendo prestígio, pois seus membros se viam detentores da moral, dos bons costumes e da civilização. Além disso a Ku Klux Klan chegou até flertar com o Nazismo, mas não deu muito certo não, visto que alguns anos depois os Estados Unidos declarou guerra a Alemanha Nazista, e foi no começo dos anos 40, época que a Ku Klux Klan estava enfrentando problemas internos.
Até que em meados dos anos 40, a Ku Klux Klan acabou por ser praticamente extinta, perdendo grande parte de seu prestígio e influência que outrora tinha nos anos 20. E mesmo tendo ressurgido pela terceira vez nos anos 60, uma época causada por grandes transformações comportamentais, a Ku Klux Klan não decolou mais e continuou no ostracismo até os dias de hoje, onde estimam que tenha cerca de 8 mil membros em 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário