Há exatos 20 anos atrás, um sábado, surgia nos Estados Unidos uma pequena rede social que em poucos anos se tornaria uma das maiores do mundo, ou pelo menos a maior do mundo durante algum tempo, e que no fim das contas iria cativar os brasileiros, sendo a primeira rede social a fazer sucesso no Brasil... Trata-se do Orkut, uma rede social bem simples, de propriedade do Google, fundada por um engenheiro de tecnologia turco chamado "Orkut", mas que fez um enorme sucesso no Brasil entre os anos de 2005 a 2010.
A princípio até aquela época a internet era jovem, tanto no Brasil como no mundo. A internet como conhecemos hoje só foi surgir praticamente por volta de 1994, e no mesmo ano já havia chegado ao Brasil, mas era muito pouca gente que tinha acesso a internet, e só pra se ter uma ideia em 1996 apenas 40 mil domicílios tinha acesso a internet no Brasil, o que deve representar algo em torno de uns 150 mil pessoas, sendo que a população brasileira nessa época beirava os 170 milhões de habitantes.
Uma das primeiras redes sociais a se tornar popular no Brasil foram os Blogs, no comecinho dos anos 2000, e a primeira plataforma no Brasil de criação e hospedagem de Blogs foi o Blogger, que chegou a ganhar uma versão nacional totalmente em português em parceria com a TV Globo e a empresa Pyra Labs {Proprietária do Blogger}, que lançou no Brasil o "Blogger Brasil", que inclusive ao contrário da matriz americana disponibilizava para seus usuários a opção de publicar fotos em seus artigos. O Blogger só passou a disponibilizar fotos para seus usuários a partir de 2004, quando foi comprado pelo Google.
Enfim as redes sociais como conhecemos hoje no início dos anos 2000 ainda não existiam e a primeira delas a surgir foi o Myspace, em 2003, porém não decolou muito. Mas foi o Orkut que praticamente as redes sociais começaram a se tornar popular no mundo inteiro, principalmente no Brasil. E embora o Facebook tenha sido fundado apenas 10 dias depois do Orkut, ele demorou anos para se tornar popular no Brasil. Enquanto que o Orkut em pouco tempo fez sucesso no Brasil.
Além disso não sei ao certo quando que o Orkut começou a fazer sucesso no Brasil, pois durante boa parte da minha adolescência por incrível que pareça eu não tinha redes sociais, e só fui criar meu primeiro perfil no Orkut em 2009, aos 16 anos de idade, mas o Orkut já era popular no Brasil já fazia alguns anos, e por isso acredito que foi por volta de 2005 que o Orkut começou a fazer sucesso no Brasil.
E de um modo geral o Orkut era extremamente popular em dois países: Brasil e Índia, principalmente no Brasil, e por conta disso em 2007 a sede do Orkut foi transferida para o Brasil. Enquanto isso a rede social continuou a crescer e tinha várias funções interessantes como: A criação de páginas que eram chamadas de "Comunidades" e faziam bastante sucesso. Tinha um mural de recados, as pessoas poderiam fazer depoimentos para as outras, entre várias outras funções. E aliás, uma outra função bem interessante do Orkut é que ele permitia também que as pessoas soubessem quem visitou seu perfil.
O sucesso do Orkut foi ininterrupto até 2010, pois a partir de 2011 a rede social começou a decair face ai crescimento do Facebook, que embora tem a mesma idade do Orkut querendo ou não era uma novidade e o povo adora novidade. Mas além de ser uma novidade, o Facebook começara a apresentar certas funções mais avançadas que o Orkut. Até que por fim em 2012 o Orkut perdeu de vez o posto para o Facebook no Brasil e desde então ficou dois longos anos no ostracismo, até ser descontinuado pelo Google em 30 de setembro de 2014.
Mas porque o Orkut fez tanto sucesso no Brasil?
Acredito que o motivo do porque o Orkut fez tanto sucesso no Brasil porque foi praticamente a primeira rede social no país, onde as pessoas pudessem se reencontrar, ficar sabendo uma da outra, mesmo morando em outra cidade, outro estado e até mesmo outro país. Pois imagina que muitas pessoas terminaram os estudos no fim dos anos 90, ou muitas crianças se mudaram para outra cidade também na mesma época e nunca mais tiveram notícia de seus conhecidos, de seus colegas de escolha, trabalho e etc. Aí de repente surge uma rede social onde é possível reencontrar amizades do passado, parentes que não viram mais e etc.? E com o Orkut isso tudo foi possível, e foi a primeira rede social onde o brasileiro pode ter a oportunidade de reencontrar pessoas de seu antigo convívio social e sempre se manterem atualizados.
Será que o Orkut pode voltar?
A uns anos atrás andou surgindo uma especulação sobre a volta do Orkut, mas tudo isso não passou apenas de especulação. Mas certamente se o Orkut voltar acredito que eu que ele irá faze bastante sucesso de novo, e é um forte candidato a bater de frente com o Facebook, pois embora muita gente já ouviu falar do Orkut, a sua volta querendo ou não seria uma novidade, e como disse antes: O povo adora novidades. E acredito eu também que o que poderia fazer o Orkut fazer bastante sucesso caso voltasse seria além de ter atualizações e funções mais modernas semelhante ao Facebook, um bom diferencial do Orkut sobre o Facebook seria se o Orkut fosse cheio de regrinhas como o Facebook. Isso sim seria um grande diferencial, porque marca conhecida o Orkut já é.
Nenhum comentário:
Postar um comentário