Hoje completam-se 43 anos do fim da famosa TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil e a primeira da América Latina. A emissora durante muito tempo foi líder de audiência no Brasil. E se engana que ela era líder de audiência porque pensam que ela era a única emissora de televisão do Brasil. Pois embora tem gente que pensam isso, na verdade a TV Tupi só foi a única emissora de televisão do Brasil por apenas 2 anos. Sim isso, mesmo, apenas 2 anos, pois já em 1952 foi fundada também em São Paulo a segunda emissora de televisão do Brasil, a TV Paulista. E no ano seguinte em 1953 foi fundada também em São Paulo a TV Record, a única fundada na década de 50 e que existe até os dias atuais e é atualmente a mais antiga emissora de televisão no Brasil ainda em atividade. Até aí somente São Paulo ganhava emissora, mas em 1955 foi a vez do Rio de Janeiro ganhar uma emissora, com a fundação da TV Rio, embora desde 1951 já existia a TV Tupi do Rio de Janeiro operando na cidade e região. Mas a TV Rio foi a primeira emissora carioca sem ter vínculo com a TV Tupi.
A TV Tupi foi fundada pelo jornalista Assis Chateubriand em 18 de setembro de 1950, na cidade de São Paulo. Assis Chateubriand era um famoso jornalista, advogado e empresário, dono de uma porrada de jornais, revistas e rádios. Ele tinha um conglomerado de mídia chamado "Diários Associados" fundado por ele em 1924 e era a empresa responsável por controlar a TV Tupi. O Diários Associados chegou a ser o maior conglomerado de comunicação da América Latina, mas a partir da década de 70 entrou numa crise terrível que culminou com o fim da TV Tupi em 1980. Mas o Diários Associados ainda existe e seus veículos de comunicação mais importante hoje é o jornal Correio Braziliense, Super Rádio Tupi, a TV Brasília que atua em Goiás e a TV Alterosa, que atua em Minas Gerais.Durante os primeiros anos de fundação da TV Tupi, durante a década de 50 foi de improviso e muito aprendizado. Em pouco tempo a emissora conseguiu se consolidar e adquirir muita experiência, sendo uma respeitada emissora de televisão, com memoráveis programas que fizeram história na televisão brasileira, como: Repórter Esso, Clube dos Artistas, Capitão Aza, Vila Sésamo, Clube do Guri, Programa Flávio Cavalcanti, vários programas de auditório, filmes, e um de seus produtos mais conhecidos: As Novelas. As novelas da TV Tupi eram fenômenos de audiência e foi se não me engano a primeira emissora de televisão a gravar novelas, inspiradas nas radio novelas que eram muito popular no tempo em que não existia televisão no Brasil, e sim o rádio ainda era muito popular.
Ao longo dos anos 60, a TV Tupi foi inaugurando filiais no restante do Brasil com a fundação de emissoras próprias, como a TV Itacolomi {Minas Gerais}, TV Alterosa {Minas Gerais}, TV Ceará {Ceará}, TV Brasília {Goiás}, TV Marajoara {Pará}, TV Galega {Santa Catarina}, TV Piratini {Rio Grande do Sul}, entre várias outras. Ao todo a emissora tinha cerca de 14 emissoras próprias e muitas afiliadas e tinha cobertura em todo o território nacional. E devido a isso em 1972 a emissora foi reorganizada e passou a ser oficialmente conhecida como "Rede Tupi de Televisão". Outras emissoras também fizeram isso e adotaram nomes parecidos como: Rede Globo de Televisão, Rede Record de Televisão, Rede Bandeirantes de Televisão, entre outras.
Chegamos a década de 70, e nessa época, embora a TV Tupi já tinha seus vinte anos de fundação e muita experiência, a emissora começou a entrar em crise, muito devido a má administração que a empresa que a controlava passava, o Diários Associados. Pois o fundador da emissora havia falecido em 1968 e o controle do Diários Associados passou a ser divididos entre 22 funcionários do conglomerado. E ao longo dos anos 70 a crise na emissora foi crescendo e a mesma perdeu a liderança em audiência para a TV Globo, e depois para outras emissoras, chegando a ficar em 3º ou 4º lugar no índice de audiência.
Entre 1979 e 1980 a emissora fechou seu departamento de dramaturgia, responsável pela produção de novelas, demitindo cerca de 250 funcionários, o que era muito para a época. O ano de 1980 já começa não muito bem para a emissora, e dos funcionários que ficaram, o que mais me surpreendeu foi que a maioria deles aceitou continuar trabalhando na emissora mesmo com os salários atrasados, pois o objetivo desses funcionários era salvar a emissora d governo federal que estava prestes a fechar a emissora e cancelar a concessão da mesma.
O fim da emissora
Era 18 de julho de 1980, vários funcionários da TV Tupi estavam de vigília, além também de várias personalidades da emissora tentando convencer o governo federal a não cancelar a concessão da emissora. Pois no Brasil as emissoras de televisão tem que ter autorização do governo federal para funcionar através de uma concessão, e quando uma emissora está mal das pernas, o governo pode cancelar a concessão dessa emissora e depois oferecer para outro empresário disposto a fundar outra emissora de televisão no lugar da emissora falida, desde que a nova emissora não apresente problemas financeiros graves.
A TV Tupi estava bem mal mesmo, e os funcionários através de uma transmissão ao vivo faziam apelos para que o governo federal não cancelasse a concessão da emissora. Mas não teve jeito, em 18 de julho de 1980 a TV Tupi teve sua concessão cancelada pelo governo federal. Há uma notícia na TV Bandeirantes {A Band} na época, onde mostra um engenheiro do Dentel {Departamento de Telecomunicação} lacrando os transmissores da emissora e a emissora saindo fora do ar. A emissora saiu fora do ar, mas entrou para a história do Brasil como sendo a primeira e uma das mais importantes emissoras da história da comunicação do Brasil, sendo mencionada até mesmo nos livros de História escolares. A emissora também deixou muitos anos de conteúdo gravado registrando a história do Brasil e do mundo.
Curiosidades
Após o fim da TV Tupi em 1980, a concessão dos canais da emissora em São Paulo e Rio de Janeiro foi então concedida para outras empresas. A concessão da TV Tupi de São Paulo foi concedida ao Grupo Silvio Santos, de propriedade do famoso apresentador Silvio Santos, dando então origem a SBT em 1981. E a concessão da TV Tupi do Rio de Janeiro foi concedida ao Grupo Bloch, um grupo empresarial proprietário da famosa Revista Manchete, que existiu entre 1952 a 2000. O grupo era de propriedade do empresário Adolfo Bloch, parente da atriz Débora Bloch e Jonas Bloch. No lugar da TV Tupi Rio de Janeiro foi fundada a TV Manchete, que acabou por indo a falência em 1999 e em seu lugar foi fundada a atual RedeTV, porém com sede em São Paulo. Quanto as outras 12 emissoras próprias da TV Tupi, elas continuaram pertencendo ao Diários Associados, porém se transformaram em afiliadas da SBT e da TV Manchete, e praticamente todas as afiliadas da TV Tupi passaram a serem afiliadas das novas emissoras fundadas no lugar da velha, a SBT e a TV Manchete. A TV Alterosa que era afiliada da TV Tupi em Minas Gerais, passou a ser afiliada da SBT em Minas Gerais por exemplo.
E outra curiosidade foi que a TV Paulista, a segunda emissora de televisão do Brasil foi comprada pela TV Globo em 1966 e virou a TV Globo São Paulo, uma das filiais e emissoras próprias da TV Globo. Já a TV Rio, fundada em 1955 foi a falência em 1970, e seu lugar foi fundada a TV Corcovado e anos depois em 1992 ela foi comprada pela TV Record e virou a TV Record Rio de Janeiro. Nessa época, início dos anos 90, a TV Record que até então era uma emissora pequena e era praticamente uma emissora regional passou a crescer e formar uma rede, onde a partir dos anos 2000, principalmente a partir de 2004 começou a se deslanchar no cenário brasileiro se tornando numa das maiores emissoras de televisão do Brasil e do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário