Guerra foi travada entre os Estados Unidos e os Estados Confederados {Uma nação paralela que queria se separar da União}.
Guerra é uma coisa muito ruim, e ao longo da história já aconteceram muitas guerras de vários tipos e por vários motivos, e a guerra que irei contar aqui é uma guerra civil, que aconteceu nos Estados Unidos {Sim, muita gente nunca imaginou que os Estados Unidos já teve uma guerra civil} e o motivo é por conta do fim da escravidão naquele país.
A princípio
Os Estados Unidos havia declarado sua independência em 1776, no entanto logo de cara teve que lutar pela sua independência contra a Grã Bretanha, sua metrópole até então. Com a ajuda da França, que não gostava da Grã Bretanha, os Estados Unidos consegue se consolidar como um país independente e tem sua independência reconhecida pela Grã Bretanha em 1783.
Com a Grã Bretanha fora de jogo é hora agora de arrumar a casa, e em 1787 os Estados Unidos cria sua primeira constituição que é inclusive a mesma até os dias atuais, e já sendo uma das mais modernas para a época, e m 1789 ele seu primeiro presidente, que se chamava George Washington, que governou até 1799.
Durante as próximas décadas os Estados Unidos procurou consolidar cada vez mais sua economia e ao mesmo tempo expandir seu território, principalmente comprando grandes extensões de terras, como a Louisiana, que na época tinha cerca de 3 milhões de km2 e foi comprada da França, depois a Flórida, que foi comprada da Espanha, e tudo isso ainda no comecinho do século XIX. Mas vale lembrar que os Estados Unidos quando de sua independência tinha um território bem menor e que correspondia a apenas 13 estados da costa leste do país, que eram conhecidos antes da independência como "Treze Colônias". Hoje o país tem cerca de 50 estados. E vale lembrar também que o restante do território continental adquirido pelos Estados Unidos, com uma área de cerca de 2 milhões de km2 foi tomado a força do México entre os anos de 1845 a 1846.
A véspera da guerra
Com seu território continental consolidado, o México fora de jogo e sua economia crescendo, parecia que os Estados Unidos estava indo muito bem {Principalmente para os escravocratas}, até que... Em 1860 Abraão Lincoln se torna o novo presidente dos Estados Unidos e ele era a favor do fim da escravidão que ainda vigorava no país. E além disso o movimento abolicionista era bem forte no país nessa época também.
Mas os estados do sul dos Estados Unidos tinha uma economia agrária e que eles usavam muito a mão de obra escrava, enquanto que o norte dos Estados Unidos tinha uma economia industrial e eles já utilizavam mão de obra paga e para eles os ex escravizados trabalhando e ganhando seu salários seriam consumidores de seus produtos também.
Então ficou um certo embate, até que em 12 de abril de 1861 alguns estados do sul declararam independência se juntando e formando um novo país, e ainda bombardearam o Forte Sunter que pertencia a União {Estados Unidos} e isso foi o que marcou o início da guerra de secessão. Ao longo dos meses outros estados do sul foram se juntando aos rebeldes, e ao todo foram 13 estados que se separaram {Lembrando que são os 13 estados do sul e não os 13 estados do litoral, hahaha}.
Soldados durante a da Guerra de Secessão.
Esses estados rebeldes formaram então um novo país onde eles deram o nome de "Estados Confederados" e o nome oficial ficou "Estados Confederados da América". O presidente eleito dos Estados Confederados era Jefferson Davis, que por ironia do destino era parecido com Abrão Lincoln e tinha quase a mesma idade.
A guerra então se intensificou e no meio da guerra, em 1863 foi decretada o fim da escravidão nos Estados Unidos, e tiro pra lá, tiro pra cá, a guerra continuou sangrenta, tendo matado cerca de 500 mil americanos ao longo dos 4 anos de guerra. E a me que a guerra ia chegando ao fim os Estados Confederados ia perdendo cada vez mais força tendo se rendido em 1865 e a guerra tendo chegado ao fim.
As consequências da guerra
Ao fim da guerra um general confederado chamado Natan Forrest Badford fundou uma das mais conhecida seitas secretas, a Ku Klux Klan, cujo objetivo inicial era perseguir os ex escravizados e décadas depois a partir de 1915, passou a perseguir além de pessoas negras, também pessoas católicas, judeus e imigrantes, em especial imigrantes do sul da Europa, África, Ásia e o restante do mundo. E curiosamente Natan Badford era judeu. Outra seita secreta também que não é muito conhecida foi a Cavaleiros da Camélia Branca, eu ouvi falar dessa seita num livro de História da escola quando eu tinha 14 anos, onde também falava da Ku Klux Klan.
Uma outra consequência da Guerra de Secessão foi a contribuição da divulgação do Protestantismo no Brasil, pois durante o fim da década de 1860 e início da década de 1870 muitos imigrantes confederados vieram para o Brasil onde se estabeleceram no interior do estado de São Paulo e fundaram em 1871 a Primeira Igreja Batista Brasileira que se espalharia pelo Brasil nos próximos cem anos.
Atualmente alguns símbolos da Guerra de Secessão é considerado tabu nos Estados Unidos como a bandeira dos Estados Confederados, que é considerado um símbolo racista por lá, e a própria Ku Klux Klan que embora tenha chegado a ter 5 milhões de membros em 1922 e tocou o terror no país durante anos, chegando até mesmo a fazer manifestações nas ruas hoje tem cerca de 8 mil membros, segundo dados de 2012 e não é influente como foi no passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário