Hoje é uma data um tanto quanto "especial" para a Bahia, pois hoje o estado comemora sua independência de Portugal no contexto da independência do Brasil. E isso aconteceu em 2 de julho de 1823, quando a Bahia declarou sua independência na mesma época em que ainda estava acontecendo o processo de independência do Brasil, que só foi finalizado em 1825, quando Portugal reconheceu a independência do Brasil.
O começo
A princípio a independência do Brasil se deu em 7 de setembro de 1822, porém não é assim tão rápido. Porque é claro que nem todos iriam concordar e no caso do Brasil não foi diferente, pois nessa época, Portugal era comandado na prática por um grupo de revolucionários que deram um golpe de estado em 1820 e eles queriam que o Brasil voltasse a antiga condição de "Estado do Brasil", condição esta que era mantida desde 1549. E lembrando que a esta altura o Brasil tinha um status de "Reino" e se chamava Reino do Brasil e fazia parte de uma entidade com Portugal conhecida como: Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, semelhante ao Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, que é outra entidade só que composta pela Grã Bretanha {Inglaterra, Escócia e País de Gales} e a Irlanda do Norte.
E como os revolucionários queriam que o Brasil voltassem a antiga condição, obviamente que os brasileiros não aceitaram, e o príncipe Dom Pedro I declarou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, se tornando o primeiro imperador do Brasil, pois o Brasil adotou o título oficial de "Império do Brasil" devido as suas condições geográficas e étnicas, o que difere de um reino.
E as cortes portuguesas não aceitaram e então começou uma série de conflitos que se estendeu por várias partes, entre elas a Bahia, que declarou sua independência de Portugal em 2 de julho de 1823 e teve uma personagem bem interessante. O nome dela é Maria Quitéria, ela é considerada a primeira mulher a lutar no exército brasileiro. Ela teve que se disfarçar de homem, pois as mulheres não poderiam lutar em conflitos no exército {E até hoje não podem por incrível que pareça}. Mas acabaram descobrindo a identidade dela, mas por conta do ótimo desempenho dela e ela foi autorizada a continuar, e no fim das lutas ela foi condecorada pessoalmente por Dom Pedro I no Rio de Janeiro, a capital do Brasil na época. Maria Quitéria faleceu em 21 de agosto de 1853 aos 61 anos de idade em Salvador, e deixou uma filha.
Hoje a Bahia comemora sua "independência" em 2 de julho com passeatas e comemorações. Nesse ano a comemoração teve a participação do presidente Lula nas ruas, algo inusitado, já que é raro o presidente Lula aparecer no meio da multidão, mas nesse caso talvez seja porque o presidente seja muito popular ainda na Bahia.
Hoje na História também - Morre o último rei de Portugal
No dia de hoje, só que em 1932 falecia o último rei de Portugal, Dom Manuel II, ele era bisneto de Dom Pedro I que foi imperador do Brasil e depois rei Dom Pedro IV em Portugal. Um fato curioso é que Dom Manuel II nasceu em 15 de novembro de 1889, bem no dia da Proclamação da República no Brasil. Ele era filho do então rei Dom Carlos I e da rainha Dona Amélia, e tinha um irmão mais velho chamado Felipe, que era herdeiro do trono. Mas em 1 de fevereiro de 1908, membros de uma seita conhecida como Carbonária, que queriam a implantação da República assassinaram o rei Dom Carlos e o príncipe Felipe. Dom Manuel e a mãe a rainha Amélia estavam presentes na hora mas conseguiram sobreviver, e tempos depois Dom Manuel foi aclamado novo rei de Portugal ainda em 1908. Mas seu reinado não duraria muito tempo, pois em 5 de outubro de 1910 ele sofreu um golpe de estado e foi então proclamada a República em Portugal. E mais outro fato curioso é que no dia em que sofreu um golpe de estado dando lugar a República Portuguesa, o rei Dom Manuel estava recebendo a visita do presidente brasileiro Hermes da Fonseca, sobrinho do primeiro presidente do Brasil, Deodoro da Fonseca, que deu um golpe de estado no Brasil no dia 15 de novembro de 1889, data de nascimento do último rei de Portugal. Há quem diga que com a presença do presidente do Brasil em Portugal na ocasião, os republicanos portugueses se sentiram inspirados e mais confiantes em dar um golpe de estado. Mas o fato é que a monarquia em Portugal parecia mesmo está com os dias contados, pois aquela não era a primeira tentativa de golpe da monarquia portuguesa, era pelo que eu sei a terceira já. A primeira foi em 1890, quando republicanos portugueses ficaram revoltados por Portugal ter recuado com medo da Inglaterra numa questão que envolve terras na África, e que inclusive o português Paiva Couceiro se suicidou por conta disso em protesto por Portugal ter abaixado a cabeça para a Inglaterra e aceitou ceder terras africanas para a Inglaterra. Já a segunda tentativa de golpe contra a monarquia portuguesa foi o assassinato do rei e do príncipe herdeiro de Portugal em 1908 e a terceira, e a que deu certo foi a Implantação da República em 1910. E outro fato curioso envolvendo a Implantação da República em Portugal foi a data que aconteceu o golpe foi em 5 de outubro, data que é comemorado a independência de Portugal.Dom Manuel II então se refugiou na Inglaterra, tendo ajudado anos depois nos esforços de guerra como voluntário a favor de Portugal durante a Primeira Guerra Mundial. Ele se casou com uma princesa alemã, mas não chegou a ter filhos. Ele faleceu em 2 de julho de 1932 por conta de um problema na garganta. O então presidente de Portugal Antônio de Oliveira Salazar permitiu que o corpo do rei fosse sepultado em Portugal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário