quarta-feira, 5 de julho de 2023

Curiosidades - A temida Rebelião de Bangu - A mais famosa rebelião em um presídio no Brasil

A temida Rebelião de Bangu, a mais famosa rebelião.
Interior de uma das partes da penitenciária de Bangu após a rebelião.

Rebelião é uma coisa que treme qualquer presídio, pois além de gerar prejuízos, infelizmente acontece várias mortes no local, gerando uma dor para as famílias dos presos que perderam a vida nesse tipo de confronto dentro das unidades prisionais.

Nos últimos anos, principalmente em presídios das regiões Norte e Nordeste tem estourado rebeliões, muitas vezes causadas por brigas entre facções. Aliás a rebelião que iremos contar aqui é justamente um conflito entre facções. E exceto a rebelião do Carandiru, acontecida em 1992 e talvez seja mais famosa que a rebelião de Bangu, pois teve até filme, a maioria das rebeliões nos presídios, pelo menos nos últimos vinte anos é por conta de guerras entre facções. E com a rebelião de Bangu não poderia ser diferente.

Os antecedentes

O famoso presídio de Bangu, que na verdade se chama Complexo de Gericinó, localizado na cidade do Rio de Janeiro foi inaugurado em 1988 e foi a primeira penitenciária de segurança máxima do Brasil. E o motivo de ser justamente no Rio de Janeiro talvez deva ser por conta da criminalidade muito grande na cidade, principalmente envolvendo o tráfico e guerras de facções.

Composta por cerca de 20 penitenciárias, entre masculina e feminina, o Complexo de Gericinó se chamava Bangu e é por vezes ainda chamado assim devido ao fato de antigamente sua localização fazia parte do bairro de Bangu, porém a alguns anos atrás o bairro foi desmembrado, onde foi criado um novo bairro que recebeu o nome de Gericinó, e como a localização do complexo penitenciário fica no novo bairro, acabou tendo seu nome alterado para o atual.

Prisões dos grandes traficantes

Nos anos 90 o Rio de Janeiro já tinha três facções rivais: o Comando Vermelho, a maior e mais conhecida, o Terceiro Comando, maior rival do Comando Vermelho até então e a recém criada Amigos dos Amigos, conhecida também como "ADA". Nessa época aí, dois grandes traficantes se destacavam e eram considerados os maiores traficantes do Brasil, e eram Fernandinho Beira Mar e e em menor escala o traficante Marcinho VP que é apontado pelas autoridades como o líder do Comando Vermelho desde 1994 e que chefia o tráfico no Complexo do Alemão, considerado a sede do Comando Vermelho, e sua posse se deu logo após a morte do traficante Orlando Jogador.

Em 1996 e Marcinho VP foram presos e encaminhados ao presídio de Bangu. Aos poucos os grandes traficantes foram presos e sendo levados ao mesmo presídio só que separados por galerias. Anos depois em 2001 foi a vez de Fernandinho Beira Mar ser preso, e depois em 2002 foi a vez de outro grande traficante ser preso, o Celsinho da Vila Vintém, considerado um dos fundadores da facção ADA junto com . Nessa época, desde 1998 as facções ADA e Terceiro Comando eram aliados contra o Comando Vermelho, e na cadeia de Bangu os traficantes ficavam separados por galerias de acordo com suas facções.

A rebelião

Em 11 de setembro de 2002 estourou a rebelião no presídio de Bangu, e segundo o que saiu na mídia, o grupo dos traficantes liderados e seus aliados ofereceram dinheiro aos carcereiros para invadir a galeria dos traficantes do Comando Vermelho, porém ao saber disso, Fernandinho Beira Mar e seus aliados ofereceram um valor maior e então conseguiram entrar nas galerias das facções rivais executar as lideranças das facções ADA e Terceiro Comando. Ao fim da rebelião que durou 1 dia, e outros traficantes conhecidos como Orelha, Robertinho do Adeus e Robô, dos quais dois eram seus cunhados acabaram sendo executados. E no fim de toda essa confusão, o traficante Celsinho da Vila Vintém acabou sendo poupado pelos traficantes do Comando Vermelho, e isso gerou muita desconfiança de traição das lideranças em liberdade em especial do Terceiro Comando, já que Celsinho era da facção ADA, e por conta disso houve um racha na união entre as duas facções, onde no fim das contas alguns traficantes passaram de vez para a facção ADA e outros passaram para uma nova facção criada e que passou a se chamar Terceiro Comando Puro. O antigo Terceiro Comando ainda existiu por um curto período, mas logo em seguida foi extinta de vez em 2002.

Após a rebelião

Após a famosa rebelião de Bangu, a facção Terceiro Comando foi extinta, foi criada uma nova facção, que passou a se chamar Terceiro Comando Puro e boa parte do tráfico nas favelas comandadas pela antiga facção Terceiro Comando foi herdado para a facção Terceiro Comando Puro. Outras favelas ficou sob o comando da facção ADA, que durante muitos anos se fortaleceu muito, mas desde 2017 andou perdendo o controle de muitas favelas na cidade, e em contrapartida a facção Terceiro Comando Puro se fortaleceu bastante nos últimos anos.

E talvez uma das consequências da rebelião do presídio de Bangu em 2002, foi a criação das penitenciárias federais, onde ficam presos criminosos de alta periculosidade, que não é só traficantes não, como muitos pensam, e sim outros tipos de criminosos, como alguns políticos, criminosos de internet entre vários outros tipos. As penitenciárias federais foram inauguradas a partir de 2007, e a primeira delas foi a de Catanduvas, no Paraná, onde um grupo de traficantes do Rio de Janeiro foram transferidos para lá, como Fernandinho Beira Mar, Marcinho VP, entre outros.

E o que diferencia as penitenciárias federais das outras, que são geralmente estaduais é que as celas é individual e os presos quase não tem como fugir ou acesso a diversas coisas, onde geralmente seriam mais fácil em penitenciárias estaduais.

Como estão os traficantes envolvidos hoje?

Fernandinho Beira Mar atualmente está numa penitenciária federal, só não sabemos qual, e segundo uma entrevista que ele deu para o jornalista Roberto Cabrini em 2016 ele não liderou a rebelião em Bangu como geralmente é atribuída a ele. Segundo ele o que de fato aconteceu foi que durante as negociações ele foi escolhido para negociar, já que se caso continuasse do jeito que estava a polícia iria entrar de qualquer forma e poderia promover um massacre como aconteceu no Carandiru. Então Fernandinho Beira Mar apenas foi um mediador para que não houvesse um massacre por parte da polícia e para se proteger.

Marcinho VP que é apontado como um dos envolvidos na rebelião de Bangu atualmente também cumpre pena em penitenciária federal e está preso a 27 anos atrás e tem atualmente 46 anos de idade.

Celsinho da Vila Vintém, que chamou a atenção na época por sair vivo da rebelião onde traficantes rivais a sua facção na época executaram vários de seus aliados cumpriu 20 anos de pena e foi solto em outubro de 2022, e recentemente chamou a atenção por aparecer numa festa promovida pela TV Globo para comemorar uma série chamada Verônica onde se não me engano irá abordar história de pessoas que largaram o mundo do crime.

E como disse antes, a Rebelião de Bangu é a mais famosa já acontecida no sistema penitenciário brasileiro e talvez perca apenas para a famosa rebelião do Carandiru, acontecida 10 anos antes, e que chegou a ter até um filme sobre sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...