Ontem fiz um artigo sobre o fim da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil e da América Latina, ocorrido a exatos 43 anos atrás. E já que o assunto é Televisão, que tal conhecer quais as maiores emissoras de televisão do Brasil atualmente? Muita gente se pergunta isso e fizemos uma lista de quais as maiores emissoras de televisão do Brasil. Segue a lista:
1º - TV Globo
Fundada em 1965, a TV Globo é atualmente a maior emissora de televisão do Brasil, e isso há várias décadas, principalmente a partir de 1980 com o fechamento da TV Tupi, que até então era a maior emissora de televisão do Brasil. A TV Globo começou sua história ainda em 1957, quando o governo federal concedeu a concessão canal 4 na cidade do Rio de Janeiro para o Grupo Globo, que então se chamava "Organizações Globo" e controlava importantes veículos de comunicação da cidade, como o jornal O Globo, Rádio Globo, entre outros. O responsável pelo grupo era o empresário e jornalista Roberto Marinho. E após alguns anos, em 26 de abril de 1965 foi fundada oficialmente a TV Globo, e a partir desta data a emissora entrava no ar. E um fato bem interessante que vale a pena explicar aqui, é que a TV Globo tinha tudo para dar errado e dava muitos prejuízos, tanto que vi uma vez um dos diretores da emissora em uma entrevista muitos anos depois da fundação da emissora, se não me engano o diretor Walter Clark, onde ele disse que a emissora gastava mais do que faturava. Porém a direção da emissora começou a dar um jeito na situação e contratou profissionais, principalmente vindo das concorrentes, TV Excelsior e TV Tupi. E logo em seguida a emissora passou por uma reestruturação, onde comprou a TV Paulista em 1966, fundando a TV Globo São Paulo e se expandindo para o Brasil, depois criando o famoso Jornal Nacional, o primeiro telejornal transmitido em rede nacional, o que foi um fenômeno de audiência por muitas décadas. E por fim ao longo dos anos a emissora foi melhorando sua qualidade, faturando mais e já no início da década de 70 já era líder de audiência e se destacou muito pelas produções de novelas. Na década de 1980 a emissora já era a maior do Brasil, tendo uma cobertura quase 100% nacional, e além disso se expandiu de forma internacional, onde hoje é a maior emissora de televisão do Brasil e a segunda maior do mundo.
2º - TV Record
A TV Record foi fundada em 1953 e é atualmente a mais antiga emissora de televisão do Brasil, e literalmente tinha tudo para ser a maior emissora de televisão do Brasil, visto que ela foi fundada antes da TV Globo. Mas a emissora não recebia tanta atenção assim de seu fundador, o radialista Paulo Machado de Carvalho que era proprietário também da Rádio Record e da Rádio Jovem Pan. E o motivo é porque Paulo Machado de Carvalho sempre tinha preferência por trabalhar com o rádio, tanto que a Rádio Record chegou a ser a número 1 em audiência durante seu comando, enquanto que a TV Record com o passar do tempo era praticamente relegada a uma pequena emissora regional, atuando apenas em São Paulo sua cidade de fundação.
Em meados da década de 70, apresentador Silvio Santos compra 50% da TV Record e na mesma época ele fundara a TVS em 1976 no Rio de Janeiro, e com isso a TV Record meio que era uma afiliada da TVS em São Paulo. Os anos se passam e em 1981 após o fim da TV Tupi e a concessão desta emissora em São Paulo sendo oferecida pelo governo federal a Silvio Santos, ele então funda a SBT, sediada em São Paulo e a TVS vira praticamente a SBT Rio de Janeiro. A TV Record continua fazendo parte de Silvio Santos, até que em 1989 a emissora prestes a ir a falência é vendida para a Igreja Universal do Reino de Deus, liderada e de propriedade do bispo Edir Macedo. E ao longo dos anos 90, a TV Record passa a receber alguns investimentos, onde a emissora se transforma numa rede nacional, mas seu índice de audiência ainda é baixo. Até que o boom mesmo vem no início dos anos 2000, principalmente em 2004 com a fundação do departamento dramaturgia da emissora que estreia a novela A Escrava Isaura, um fenômeno de audiência, e que inclusive eu não perdia um capítulo. Eu lembro também que por volta de 2003 tinha uma série que se passava numa periferia e era exibida pela emissora que eu também gostava muito e inclusive assistia com meus primos.
E ao longo dos anos 2000 a emissora se consolidou como a segunda maior emissora de televisão do Brasil, tanto em tamanho, como também em audiência, ultrapassando a SBT depois de cerca de 20 anos. Porém durante uma certa época da década de 2010 o índice de audiência da emissora cai, mas tempos depois volta a ultrapassar a SBT e se torna a segunda emissora de televisão mais assistida do Brasil. E atualmente essa emissora é a segunda maior do Brasil, tendo atuação inclusive internacional, com a TV Record Internacional. Aliás, a emissora fez uma alteração em seu nome nos últimos anos, onde deixa de se chamar "TV Record" e passa a se chamar "RecordTV". Esse ano a emissora completa 70 anos de fundação.
3º - SBT
A SBT é um caso semelhante a TV Globo. A emissora foi fundada em 1981 em São Paulo, no lugar da antiga TV Tupi, e rapidamente cresceu tanto em tamanho quanto em audiência. E no que se diz respeito ao tamanho, boa parte das afiliadas da antiga TV Tupi passaram a serem afiliadas da SBT, então a SBT meio que já nasceu "grande". E no que de diz respeito a audiência, em pouco tempo a emissora conquistou um bom índice de audiência, embora ela teve que lutar a tapas com a TV Globo e a TV Manchete a audiência durante os anos 80, pois embora a TV Globo já era líder de audiência, a TV Manchete realmente "incomodou" muito a TV Globo durante os anos 80 e até início dos anos 90, com novelas de sucesso como: Kananga do Japão, Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão, Documento Especial {programa de documentários}, entre outros programas. Mas a SBT se consolidou rápido e já nos anos 90 era vice líder de audiência, visto também que já nos anos 90 a TV Manchete já estava em crise, vindo a falência em 1999.
A SBT junto com a TV Globo também tem uma enorme cobertura nacional, tanto que quando eu era bem pequeno, lá no interior de Minas Gerais, as únicas emissoras de televisão que eu conhecia e assistia era a SBT e a TV Globo, principalmente a SBT por conta dos desenhos que passava e também do Programa do Ratinho, que embora eu era pequeno eu ainda lembro. Eu só fui saber da existência da TV Record e da Band quando vim morar em Itajaí por exemplo, porque antes disso eu nem sabia que esses dois canais existiam, pois o sinal deles no interior de Minas Gerais {Pelo menos nos anos 90 e início dos anos 2000} não pegava de jeito nenhum.
E muitos programas foram de sucesso na SBT, com o Programa Silvio Santos, Programa do Ratinho, Chaves, Desenhos animados e o lendário, famoso e comentado até hoje Domingo Legal, apresentado pelo saudoso apresentador Gugu por muitos anos e hoje apresentado pelo apresentador Celso Portiolli. O Domingo Legal fez história na televisão brasileira, sendo até hoje lembrado e um dos símbolos dos anos 90. Hoje a emissora é a terceira maior do Brasil, tanto em audiência como também em tamanho. A emissora conta também com ótimos programas jornalísticos, e um dos destaques foram os programas apresentados pelo jornalista Roberto Cabrini, considerado um dos melhores jornalistas da atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário