terça-feira, 25 de julho de 2023

Curiosidades - Você sabia que o estado americano do Texas já foi um país?

Você sabia que o Texas já foi um país?

A "República do Texas" existiu entre 1836 a 1846 como um país independente.

Praticamente todo país do mundo possui divisões administrativas, que servem para facilitar a administração do país, principalmente países com grandes extensões territoriais, como: Rússia, Canadá, China, Estados Unidos, Brasil, Austrália, entre outros. E atualmente existem quase 200 países no mundo, e ao longo da história também já existiram vários países que não existem mais e que na maioria das vezes foram incorporados a outros países ou mesmo mudaram de nome, forma de governo e etc. E neste caso contaremos uma história um pouco diferente, é sobre o estado americano do Texas, que muita gente já ouviu falar desse estado por conta de sua cultura própria muito associada aos estilos cowboys, músicas country, e tudo associado ao campo. Muita gente não sabe mas esse estado que hoje pertence aos Estados Unidos já pertenceu primeiramente ao México, depois foi independente e por fim se incorporou de forma voluntária aos Estados Unidos em 1845.

O início

A princípio como falei antes, o Texas incialmente pertencia ao México e este país se tornou independente em 1821, logo em seguida em 1824 proclamando também sua primeira constituição. E estou falando da constituição do país pois ela meio que foi o "pivô" da separação entre o Texas e o México.

Ao longo dos próximos anos a região do Texas foi recebendo muitos imigrantes americanos, já que o México faz fronteira com os Estados Unidos. E além disso o México e assim como boa parte dos países da América Latina passavam de vez em quando por instabilidades políticas, com ditadores tentando ou conseguindo dar golpes de estado. E foi numa dessas ali por volta da década dnte 1830 que o presidente do México conhecido como Lopes de Santa Ana se transformou num ditador e anulou a constituição, causando a ira dos americanos residentes no Texas.

A guerra de independência

Um fato curioso é que a escravidão havia sido abolida no México, mas no Texas ela foi mantida, talvez por pressão dos imigrantes americanos, já que nos Estados Unidos a escravdião ainda existia e quando começou a Guerra Civil Americana, conhecida também como Guerra de Secessão, que foi motivada justamente porque vários estados do sul dos Estados Unidos não queriam o fim da escravidão, o Texas também foi um dos estados que se revoltaram contra os Estados Unidos e se aliou aos estados que queriam se separar dos Estados Unidos e formara os Estados Confederados onde a escravidão seria mantida.

Então no início de 1836 após uma batalha conhecida como Batalha de San Jacinto as forças texanas conseguiram derrotar as forças mexicanas que invadiram o Texas a fim de impedir a independência do Texas. E com a vitória garantida sobre o México, o Texas então se tornou independente a adotou o nome oficial de "República do Texas".

Os anos independentes

No total o Texas ficou sendo um país independente por cerca de 10 anos, e vários países reconheceram a independência do Texas, como os Estados Unidos, Holanda, França, entre outros, e o Texas chegou até mesmo a abrir algumas embaixadas. A população do jovem país num censo feito em 1840 era de 70 mil habitantes, bem diferente dos atuais 29 milhões de habitantes que o Texas tem hoje.

A incorporação voluntária aos Estados Unidos

O Texas mantinha uma boa relação com os Estados Unidos desde a época em que o mesmo fazia parte do México, talvez muito provavelmente devido ao fato de haver muitos imigrantes americanos no Texas. E a relação melhorou ainda mais depois que o Texas se tornou independente. Mas ao longo da década de 1840 os dois países foram se aproximando cada vez mais, até que no final de 1845 o presidente dos Estados Unidos da época aprovou uma lei de anexação do Texas ao país. E por outro lado os próprios representantes do Texas além da população do Texas através de um referendo se não me engano concordaram com a incorporação do Texas aos Estados Unidos.

E os motivos do porque o Texas se incorporou de forma voluntária aos Estados Unidos se dá porque o Texas estava com uma dívida externa muito grande e com sua incorporação aos Estados Unidos o mesmo acabaria por assumir a dívida do Texas. E o outro motivo é porque já havia muitos imigrantes americanos morando no Texas desde o tempo em que ele ainda fazia parte do México, e muito provavelmente esse número foi crescendo ao longo dos anos, e ainda mais talvez em virtude depois da Marcha para o Oeste, que foi um ideal americano onde os americanos eram incentivados a colonizar as terras do oeste dos Estados Unidos, onde muitas dessas terras ainda nem fazia parte dos Estados Unidos, e sim do México.

As consequências da incorporação do Texas aos Estados Unidos

O México, que já não reconhecia a independência do Texas já havia deixado claro que a incorporação desse território pelos Estados Unidos seria o mesmo que uma declaração de guerra, e ignorando o ultimato do México, os Estados Unidos incorpora oficialmente o Texas no início de 1846, mas pouco depois acaba por entrar em guerra com o México.

Essa guerra que ficou conhecida como "Guerra Mexicana-Americana" acabou por ser desastrosa para o México, pois além de ser derrotado pelos Estados Unidos e aceitar a incorporação do Texas aquele país, o México ainda perdeu metade de seu território que hoje inclui estados como: Califórnia, Novo México, Arizona, Colorado, entre outros. E pra quem não sabe, é por isso que mesmo fazendo parte dos Estados Unidos há muitas cidades naquela região do país que ainda mantém nomes de origem espanhol que é a língua oficial do México, como: Los Angeles, San Diego, San Francisco, entre vários outros.

O Texas nos dias atuais

Atualmente o Texas possui um território de quase 600 mil km2, sendo um dos maiores estados americanos, sua capital é a cidade de Austin e possui cerca de 29 milhões de habitantes atualmente e um PIB atual de incríveis 2 trilhões de dólares, o que faz dele o segundo estado mais rico dos Estados Unidos, ficando atrás apenas da Califórnia, que teve um PIB atualmente de 4 trilhões de dólares. Se fosse um país o Texas seria um dos 10 países mais ricos do mundo de acordo com o PIB, e sua qualidade de vida também seria uma das melhores, com o IDH acima de 0,900 {Lembrando que a partir de 0,800 já um IDH considerado de país desenvolvido}.

Mas por incrível que pareça se não me engano há alguns movimentos separatistas no Texas que luta para que o estado volte a ser um país independente, como foi entre 1836 a 1846. Pois eles alegam que o estado, que é um dos mais ricos do país acabam por não receber muitos investimentos do governo federal e que boa parte de seu dinheiro arrecadado vai para outros estados dos Estados Unidos. Mas acredito que não seria muito fácil os Estados Unidos conceder independência ao Texas, já que o estado possui muitas riquezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...