Há exatamente 50 anos atrás, naquele 20 de julho de 1973 a cidade Hong Kong, e consequentemente o mundo ficaram surpresos com uma notícia bem impactante no mundo do cinema: A prematura morte do ator e lutador de artes marciais, Bruce Lee. O jovem ator que tinha apenas 32 anos faleceu vítima de um edema cerebral causado por uma reação alérgica a um remédio que ele tomou para dor de cabeça. Mas isso foi suficiente para que ao longo da história se levantassem muitas teorias acerca da morte de Bruce Lee.
Um pouco de sua história
Bruce Lee era de origem chinesa, mas ele nasceu nos Estados Unidos, na cidade de São Francisco, costa oeste do país onde o mar dar acesso direto a Ásia. Seu pai era ator de teatro e sua mãe o acompanhava, e foi numa dessas apresentações nos Estados Unidos, que Bruce Lee acabou nascendo em 27 de novembro de 1940 numa região ou hospital da cidade conhecida como "Chinatown", pois a costa oeste dos Estados Unidos é conhecida também por abrigar uma grande comunidade de chineses que moram, estudam ou vão trabalhar lá.Mas embora tenha nascido nos Estados Unidos, Bruce Lee foi criado mesmo em Hong Kong, que faz parte da China mas na época ainda fazia parte do Reino Unido. E Bruce Lee já desde cedo teve contato com os povos ocidentais, que nesse caso eram ingleses, americanos e etc. Durante sua juventude ele foi um rapaz bem agitado chegando a se meter em muitas brigas, e justamente por conta disso ele foi mandado por sua mãe aos Estados Unidos em 1958, aos 18 anos de idade.
Bruce Lee dançava muito bem e sua dança preferida era conhecida como "Cha Cha Cha", e ele chegou a ganhar uns trocados ao ensinar muita gente essa dança. E praticante de artes marciais desde muito jovem ele também começou a ensinar muita gente nos Estados Unidos quando chegou lá, dando aulas de artes marciais.
O período nos Estados Unidos
Ao chegar nos Estados Unidos, Bruce Lee trabalhou num restaurante de amigos de sua família e
começou a estudar também. Ele cursou Filosofia e nas horas vagas treinava muito além também de dar aulas de artes marciais para várias pessoas e chegando até mesmo a participar de campeonatos. E foi dando aulas que ele conheceu sua esposa, Linda Lee que era sua aluna. Eles se casaram em 1964 e em 1965 tiveram o primeiro filho, um menino chamado Brandon Lee, e anos depois em 1969 tiveram outro filho, desta vez uma menina chamada Shannon Lee.
Além disso nos anos 60, Bruce Lee também participou de algumas séries na televisão americana, como O Besouro Verde {1967} e mais tarde Long Street {1971}. Mas foi mesmo após uma grande decepção no meio artístico que ele voltou a morar em Hong Kong em 1970.
A volta para Hong Kong
Bruce Lee havia nos Estados Unidos idealizado uma série que seria chamada de Kung Fu, o pessoal da televisão gostou muito da ideia, mas não queriam ele como ator principal, mas Bruce Lee queria ser o ator principal, já que ele era ator e tinha idealizado o projeto. Mas não aceitaram e convidaram o ator David Carradine para o papel principal, e se não me engano fizeram uma outras série parecida, mas que teve bastante sucesso.
Então Bruce Lee vai a Hong Kong e na cidade ele tenta entrar em contato com um grande estúdio, mas eles subestimaram Bruce Lee. E Bruce Lee, de porta em porta foi indo até encontrar um estúdio que concordou com seus projetos, que era o estúdio Golden Harvest, do empresário Raymond Chow. E logo em seguida em 1971 Bruce Lee e a equipe foram a Tailândia gravar o filme "The Big Boss", conhecido no Brasil como "O Dragão Chinês". O filme foi um sucesso de audiência e Bruce Lee virou uma grande estrela na Ásia, e logo em seguida vieram outros filmes, como: Fúria do Dragão {1972} e O Voo do Dragão {1972}. Era praticamente dois filmes por ano e cada um deles fazia muito sucesso, e devido esse sucesso, Bruce Lee numa parceria com o estúdio americano Warner Brothers, negociaram e iniciaram a produção do famoso filme que o projetou internacionalmente: Operação Dragão, lançado em 1973.Na época do início das negociações, Bruce Lee estava gravando seu próximo filme que se chamaria "O Jogo da Morte", mas esse filme teve sua produção pausada para a gravação e produção do filme Operação Dragão, lançado em agosto de 1973, um mês após a morte de Bruce Lee, já que o filme começou a ser gravado algum tempo depois do começo daquele ano, pois já em janeiro de 1973, Bruce Lee estava gravando e produzindo O Jogo da Morte, quando pausou a produção deste.
A morte de Bruce Lee
Primeiramente Bruce Lee em seu último filme, Operação Dragão, estava mais magro, pois em seus
primeiros filmes ele estava mais cheio, tanto que ouvi dizer que o peso normal dele era 64 km2, e na época de Operação Dragão ele estava pesando 56 kg, e lembrando que Bruce Lee tinha 1,71 m de altura, uma altura média, normal. Até que em 10 de maio de 1973 ele passou mal durante os trabalhos de dublagens do filme e teve que ser internado. Rapidamente ele se recuperou, e o que se acredita também foi que ele teve um segundo ataque em 20 de julho de 1973, porém dizem que ambulância demorou a chegar e por conta disso ele veio a óbito.
Além disso vale lembrar que é dito também que Bruce Lee tinha uma dieta muito rigorosa, e recentemente foi divulgado que ele pode ter morrido de uma causa que é quando a pessoa tinha muita água no corpo, devido ao fato de ele tomar muito líquido e comer poucos alimentos sólidos, e isso causou um problema. É dito também que Bruce Lee consumia haxixe, maconha, entre outras ervas, além também de que ele treinava muito, o que pode ser que ele treinava demais além da conta e seu corpo foi ficando cansado, tanto que ele emagreceu muito e até mesmo passou mal dois meses antes de falecer.
Mas a causa oficial da morte de Bruce Lee foi uma reação alérgica a um remédio para dor de cabeça que ele tomou e isso causou um edema cerebral no ator, que é um grande inchaço no cérebro, aí provavelmente fica sem oxigênio e a pessoa morre. Mas há muitas teorias a respeito da morte do ator, como de que ele foi assassinado porque supostamente estaria passando "segredos" das artes marciais para pessoas não chinesas, maldição em família, pois seu filho morreu 20 anos depois em 31 de março de 1993 de forma acidental durante a gravação do filme "O Corvo", onde um personagem tinha que atirar nele, mas esqueceram uma bala de verdade na arma que acabou por atingir a barriga do jovem ator Brandon Lee, filho de Bruce Lee, o levando infelizmente a falecer em decorrência do tiro. Mas a morte de Bruce Lee creio eu que seja mais devido aos excessos que ele cometia com seu próprio corpo mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário