A princesa Isabel, como disse antes, nasceu em 29 de julho de 1846 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. Ela era o segundo filho do imperador Dom Pedro II e da imperatriz Dona Teresa Cristina. E nos próximos anos o casal imperial teve mais dois filhos, sendo ao todo duas meninas e dois meninos, mas anos depois os dois meninos do casal vieram a falecer, e somente as meninas sobreviveram que eram a princesas Isabel e Leopoldina {Esta última muita gente se confunde com a mãe de Dom Pedro II, que também se chamava Leopoldina}.
A princesa Isabel era muito inteligente e era a herdeira do trono brasileiro, por isso já tinha grandes responsabilidades por ser a filha mais velha. E no início da década de 1860 a princesa juntamente com sua irmã Leopoldina se casaram com dois príncipes, que eram o Conde Du e o Duque de Saxe. Elas se casaram em 1864, a princesa Isabel tinha 18 anos, e vale lembrar que naquela época era comum as pessoas se casarem cedo, tanto homens quanto mulheres. O imperador Dom Pedro I se casou com 19 anos, Dom Pedro II se casou com 18 anos e a princesa Isabel também com 18 anos.
Logo depois, em 1865 estourou a Guerra do Paraguai, e os príncipes, Conde Du e Duque de Saxe foram para a Guerra prestar auxilio. Mas voltaram tempos depois, e a princesa Leopoldina teve o primeiro filho, o príncipe Augusto, nascido em 1866 seguido de outros três filhos, o último nasceu em 1870 e a princesa infelizmente veio a falecer em 1871 na Áustria por conta de problemas de saúde causado por contaminações na água do país.
Em 1871 a princesa Isabel assumiu ela primeira vez a regência do Brasil quando Dom Pedro II fez uma viagem internacional e foi durante a sua regência nessa época que foi aprovada a Lei do Ventre Livre, onde filhos de pessoas escravizadas nascidas a partir daquela data seriam automaticamente livres.
Alguns anos depois, em 1875 a princesa Isabel teve seu primeiro filho, depois de mais de 10 anos de tentativas, e nos próximos anos ela teve mais dois filhos, o último nascido em 1881. E foi também durante o fim da década de 1870 que a princesa também assumiu uma segunda regência do Brasil mas precisamente em 1876, quando Dom Pedro II fez uma segunda viagem internacional.
Chegamos a década de 1880 e o Brasil já estava diferente, mas o mundo também, principalmente no que se diz respeito a política. Do outro lado do mundo o continente africano era repartido entre as potências europeias e a Europa também consolidava de vez seu domínio na maior parte da Ásia. E no Brasil em 1885 estoura a Questão Militar, uma treta que envolve Deodoro da Fonseca e que tem uma pequena influência no golpe militar de 1889.
Em maio de 1888 durante uma terceira viagem de Dom Pedro II para se tratar de problemas de saúde, a princesa Isabel assume a regência do Brasil pela terceira vez e durante sua regência é aprovada a Lei Áurea que decretava oficialmente o fim da escravidão no Brasil, libertando 700 mil pessoas escravizadas em todo o território nacional. Mas em novembro do ano seguinte fazendeiros escravocratas que não gostaram da atitude pois queriam uma indenização e não tiveram apoiaram os republicanos que então cooptaram parte do exército para dar um golpe de estado e proclamar a república, o que aconteceu. E a família imperial brasileira foi expulsa do Brasil, tendo ido primeiramente a Portugal e logo depois se estabeleceram na França.
A princesa Isabel então passou a morar na França junto com o marido e os filhos que acabaram por passarem boa parte da vida adolescente e adulta na França, onde se casaram, tiveram filhos mas só puderam voltar ao Brasil depois do fim da Lei do Banimento que aconteceu em 1925. Na França a princesa Isabel recebeu algumas personalidades brasileiras da época como Assis Chateubriand, o fundador da primeira emissora de televisão do Brasil e Santos Dumont um dos inventores do avião.
A princesa Isabel também acabou presenciando vários fatos históricos do mundo, como o surgimento das músicas gravadas, a primeira música gravada do Brasil inclusive se chamava "Isto é bom" e lançada em 1902. A princesa também presenciou o surgimento do cinema e no que se diz respeito a política a princesa Isabel praticamente viu de perto o fim da monarquia portuguesa em 1910 que terminou depois de 770 anos de história, além também do fim de outras tradicionais monarquias, como a chinesa em 1912, a russa em 1917 a alemã em 1918 a austríaca também em 1918 e a monarquia turca em 1919. A princesa Isabel faleceu em 14 de novembro de 1921 aos 75 anos de idade, perto quase perto do primeiro centenário da independência do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário