Esses dias atrás completaram-se noventa e um anos do falecimento de Santos Dumont, e mais uns dias antes também seria o aniversário do inventor onde se fez 150 anos de seu nascimento. Santos Dumont é um dos personagens históricos brasileiros mais conhecidos, ele é vivamente lembrado nos livros de história. Eu particularmente ouvi falar da história dele pela primeira vez nos livros de história mesmo. E conheça aqui um pouco da história desse famoso brasileiro.
Alberto Santos Dumont nasceu em 1873 no interior de Minas Gerais, numa cidade que se chamava se não me engano "Palmira", mas que hoje se chama "Santos Dumont", em homenagem a ele mesmo. Santos Dumont era de origem francesa, seus pais vieram morar no Brasil onde ele nasceu. Durante a idade adulta Santos Dumont morou durante um bom tempo na França, e foi justamente por lá que ele ajudou na invenção do avião.
Aliás uma curiosidade, é que Santos Dumont chegou a conhecer a princesa Isabel, que nesta época estava exilada junto de sua família na França desde o golpe militar republicano de 1889, que forçou a família imperial brasileira a deixar o Brasil. E na França por volta do ano de 1906, Santos Dumont criou o avião 14 Bis, um dos primeiros veículos mais pesados do que o ar a conseguir voar. Ele também trabalhou na construção de balões voadores também.
Mas há uma disputa histórica também sobre quem de fato inventou o avião, se foi Santos Dumont ou os irmãos Wright, dos Estados Unidos. Pois há quem alega que os irmãos Wright conseguiram inventar um veículo mais pesado do que o ar e que conseguia voar também. Mas o fato é que de qualquer forma ambos contribuíram muito para a aviação, e hoje em dia a aviação é uma das invenções mais necessárias que existe. Pois já pararam para pensar que antes dos aviões para se viajar de um país para outro chegava a levar meses. Pois por exemplo: Saindo daqui de Itajaí com o destino a Rússia por exemplo, a gente teria que sair de navio pelo porto de Itajaí, seguindo até a Europa, provavelmente no Mar Mediterrâneo, e só esse trajeto já iria levar um bom tempo. Depois desembarcando num porto próximo da Rússia, e de lá pegando uma carruagem até a cidade desejada. Olha só o tempo que iria demorar, enquanto que de avião é praticamente no mesmo dia e no máximo em dois dias.
Mas infelizmente o avião foi usado para fazer o mal também, como por exemplo para se usar em bombardeios. E Santos Dumont estava morando no Brasil e infelizmente se não me engano estava sofrendo de depressão, até que no dia 23 de julho de 1932 ao avistar um avião sendo utilizado para bombardear uma região, aqui mesmo no Brasil, lá em São Paulo, em virtude da Revolução Constitucionalista, onde revolucionários paulistas estavam a enfrentar o governo federal de Getúlio Vargas, Santos Dumont entrou em desespero e acabou se suicidando.
A morte de Santos Dumont foi lamentável, mas ele acabou por entrar para a história brasileira e também do mundo por ter contribuído para uma das melhores invenções da humanidade, o avião, que hoje é amplamente utilizado para fazer longas viagens nacionais e internacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário