sábado, 13 de maio de 2023

Hoje na História - O fim da escravidão no Brasil

Hoje na História - O fim da escravidão no Brasil.
Assinatura da Lei Áurea e multidão em frente ao Paço Imperial. Rio de Janeiro, Brasil, 1888.

Hoje é uma data que aqui no Brasil todos nós aprendemos na escola, pois trata-se do fim da escravidão no país, que aconteceu a exatos 135 anos atrás, na tarde de domingo, dia 13 de maio de 1888, onde foi assinada no Paço Imperial na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, a Lei Áurea.

Foram décadas de lutas a favor da abolição no Brasil. Já desde a independência do Brasil já havia movimentos a favor da abolição da escravidão no Brasil, que com o passar das décadas foram ganhando força e já a partir da década de 1870 aos poucos através de leis a escravidão foi sendo esmagada. Primeiro a Lei do Ventre Livre, aprovada em 1871, onde filhos de pessoas escravizadas seriam livres, embora há quem diga que na prática eles não eram livres, já que permaneciam com seus pais. Depois veio também a Lei do Sexagenário, aprovada em 1885, onde uma pessoa escravizada ao completar 60 anos era automaticamente livre. Porém embora a intenção dessa lei foi boa, na realidade uma pessoa escravizada vivia menos do que isso, visto que até mesmo a expectativa de vida de uma pessoa, não só no Brasil, mas no mundo inteiro era muito baixa comparada aos dias de hoje.

Por fim, em 13 de maio de 1888 a princesa Isabel, que era abolicionista e ajudou na causa da abolição conseguiu fazer passar a Lei Áurea e ao ser aprovada, a princesa Isabel assinou a lei, onde a partir daquela data todas as pessoas escravizadas seriam libertas.

E só pra se ter uma ideia, o trabalho dos abolicionistas foi tão necessário também, que segundo o Censo de 1872, existiam no Brasil 1,5 milhões de pessoas escravizadas, e quando a Lei Áurea foi assinada, já existiam 700 mil pessoas escravizadas. Isso mostra que a sociedade mesmo sem a ajuda do Estado pode sim conseguir muita coisa.

E por falar em Estado, haviam, o Estado brasileiro tinha planos de integração dos ex escravizados a uma vida mais digna, mas no entanto em 1889 houve um golpe de estado que culminou na Proclamação da República, e embora o governo republicano fez algumas melhorias, como a separação do Estado e da Igreja, infelizmente pecou em não integrar os ex escravizados a uma vida mais digna.

Hoje completam-se 135 anos do fim da escravidão, e de lá para cá foram muitas lutas, que embora a desigualdade social no Brasil ainda exista, nas últimas décadas ela vem caindo, e o padrão de vida do brasileiro vem melhorando cada vez mais. Mas se você que está lendo esse artigo é daqueles do tipo "O mundo vai acabar", "antigamente era melhor", "o mundo está perdido" e etc., Eu te faço uma simples pergunta: O Brasil era melhor ou pior em 1980?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O crime do poço e sua suposta ligação com o assombrado edifício Joelma

Crime do Poço chocou a região de São Paulo em 1948. E a casa onde ocorreu o crime foi demolida no começo dos anos 50. Quando eu tinha 12 ano...