segunda-feira, 1 de maio de 2023

Comportamento - Coisas que mudaram de nome por conta do politicamente correto

Comportamento - Coisas que mudaram de nome por conta do politicamente correto.

Não sei exatamente como colocar um título nesse artigo, mas o mais importante é o conteúdo em si. E nos últimos anos tem certas coisas que tinham um outro nome, mas com o passar do tempo em meio ao politicamente correto tiveram seus nomes alterados. E então vamos lá:

Favela - Atualmente "Comunidade"

As favelas estão presentes no Brasil desde 1893, mas elas não são exclusividade do Brasil. As favelas tem no mundo inteiro. Mas no caso do Brasil o nome se refere a uma planta que se não me engano tinha em abundância no local onde foi fundada a primeira favela. E além disso a primeira favela no Brasil foi fundada por conta de que o governo brasileiro havia prometido aos soldados enviados para a guerra de Canudos uma casa própria para cada um deles. E quando os soldados retornaram para a capital, na época o Rio de Janeiro, eles acabaram não ganhando suas casas, e então eles ocuparam o Morro da Providência, fundando a primeira favela. Com o passar do tempo em meio a muitas migrações internas e o aumento da urbanização do Brasil, muitas famílias pobres começaram a ocupar áreas periféricas das cidades, dando origem a novas favelas. Por fim nos últimos anos, se não me engano já nos anos 2000, as favelas começaram a serem chamadas de "Comunidades". E acho até que as favelas foi a primeira coisa que foi alterada com o politicamente correto, pois lembro que já nos anos 2000, uma época em que o politicamente correto ainda nem tomava conta, as favelas já eram chamadas as vezes de "Comunidades".

Mãe Solteira - Atualmente "Mãe Solo"

As mães solteiras é algo que sempre aconteceu na história, e infelizmente durante décadas elas sofreram preconceito, mas embora nos dias de hoje ainda muitos homens não querem relacionamento sério com mães solteiras, é fato que hoje em dia uma mãe solteira consegue facilmente arrumar um companheiro, especialmente se ela for bonitinha, e isso é uma realidade, a gente não pode tapar o sol coma  peneira. Mas voltando para o assunto aqui, justamente por elas terem sido vítimas de preconceito no passado, essa palavra "Solteira" no final meio que remete aquela época, e por conta disso nos últimos anos a palavra "Mãe Solteira" foi substituída pela palavra "Mãe Solo", e embora muitos veículos de comunicação, influenciadores e etc., já costumam utilizar essa nova denominação, ainda assim informalmente a palavra "Mãe Solteira" continua sendo usada.

Garota de Programa - Atualmente "Profissional do Sexo"

Está aí uma nomenclatura que não possui apenas um nome, e sim vários, dentre eles: Garota de Programa {O mais popular}, GP, Puta, Prostituta, Quenga, e mais recentemente "Profissional do Sexo". Esse nome "Profissional do Sexo" é mais utilizado pelos órgãos de saúde e o governo de um modo geral, mas há veículos de comunicação que também se utiliza desse nome. Mas o mais popular é "Garota de Programa", pois embora tenha surgido o nome "Profissional do Sexo", o nome "Garota de Programa" ainda soa mais comportado, acho que é por conta do fato de que não contém a palavra "Sexo" no nome, e embora o sexo é uma coisa que todo mundo gosta é ao mesmo tempo algo que todo mundo tem vergonha e condena.

Boicote - Atualmente "Cancelamento"

Por muito tempo quando uma marca, uma pessoa famosa ou qualquer coisa do tipo quando era duramente criticado ou prejudicado de forma intencional, geralmente pelo fato de tal coisa ou pessoa ter feito algo desagradável, como por exemplo uma marca que fez um comercial desrespeitoso e etc., era chamado de "Boicote", mas com o passar do tempo esse tipo de ação passou a ser chamado de "Cancelamento" e vem sido utilizado amplamente, principalmente na internet. Mas no entanto no dia a dia muita gente ainda não sabe o que é "Cancelamento", e sim o que é "Boicote". Por isso será meio difícil de essa palavra ser substituída pelo tal do "Cancelamento".

Desinformação - Atualmente "Fake News"

Esse termo foi criado pelo ex presidente dos Estados Unidos, Donald Trump em 2016, e pouco tempo depois, em especial a partir do governo do ex presidente Jair Bolsonaro começou a ser amplamente utilizado no Brasil. Hoje em dia, principalmente na internet quando se fala em desinformação, na verdade se falam "Fake News". Esse é um termo que se continuar assim é capaz de ir fazer parte do dicionário brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...