Toda cidade brasileira é composta por bairros. E embora os bairros não são dotados de personalidade jurídica ao nível dos municípios e dos estados, já que o Brasil é formado por 3 circunscrições territoriais A Federação {Nosso país} os Estados e os Municípios, na prática os bairros existem, e no Brasil inteiro existem bairros que se destacam a nível nacional, seja por suas condições sociais, fama, entre outras características.
E o bairro em questão aqui se destaca pelo tamanho, e trata-se do bairro Campo Grande, localizado na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. O bairro é tão grande que tem uma população de incríveis 328 mil habitantes, distribuídos em 119 km2 de área territorial, área essa do mesmo tamanho e até mesmo maior do que a de muitas cidades do Brasil.
E por falar nisso, o bairro de Campo Grande chegou a ser declarado uma "cidade" em 1968 pelo então governador do antigo estado da Guanabara {O estado da Guanabara correspondia todo o município do Rio de Janeiro, fazendo do Rio de Janeiro uma cidade-estado}. Porém acabou que não vingou muito e na prática, ainda mais após o fim da Guanabara em 1975, Campo Grande continuou sendo um bairro do Rio de Janeiro.
E a história de Campo Grande começa ainda no comecinho do século XVII, quando em 1603 o bairro foi fundado. Inicialmente esse local era habitado por índios e depois da colonização ele se destacou durante muito tempo por outros tipos de economias, como a agrícola e industrial, porém atualmente a economia do bairro se destaca pelo comércio mesmo e prestação de serviços. E o bairro é tão grande que caminhando por ele, e até mesmo sua paisagem em si nem parece que fica na cidade do Rio de Janeiro, parece até mesmo uma outra cidade, mas é um bairro do Rio de Janeiro, o maior bairro do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário