Praticamente todo mundo que sabe ler {Ou talvez até mesmo quem não sabe ler} conhece o Império Romano ou já ouviu falar sobre o Império Romano. Esse império que foi fundado em 16 de janeiro de 27 A.C. pelo imperador Augusto, também conhecido como César Augusto, durou muitos séculos.
Oficialmente é dito que o Império Romano foi extinto em 4 de setembro de 476 D.C. Porém na verdade essa data foi a parte Ocidental do império que chegou ao fim, porque sua parte Oriental continuou existindo por mais quase mil anos, chegando ao fim oficialmente em 29 de maio de 1453, quando sua capital e todo o seu território restante foi conquistado pelos otomanos {Atuais turcos}.
Mas quem foi o último imperador romano? Se o primeiro foi César Augusto?
O último imperador romano foi Rômulo Augusto, que nasceu em 461 D.C. e se tornou imperador em 475 D.C., com apenas 15 anos de idade, porém seu regente era seu próprio pai, Júlio Nepos, que na prática até poderia ser o último imperador. Mas oficialmente foi Rômulo Augusto.
Porém apenas 1 ano depois, em setembro de 476 D.C., os Bárbaros liderados pelo líder germânico Odoacro invade a cidade de Roma, a capital do império, derrota os romanos e força a renúncia do menino. Chega ao fim o Império Romano como conhecemos. Odoacro se auto proclamou Rei da Itália e manteve relações com o Império Romano do Oriente, que ficou mais conhecido como "Império Bizantino".
E qual foi o destino de Rômulo Augusto?
Curiosamente o último imperador romano tinha o mesmo nome do fundador da cidade de Roma {Rômulo}, e seu sobrenome {Augusto} era o mesmo nome do primeiro imperador romano. Mas o destino de Rômulo Augusto segundo o que ficou conhecido, ele ao ser deposto recebeu um castelo de presente de Odoacro, localizado no sul da Itália, tendo permanecido com uma vida tranquila até seu falecimento, que se deu por volta do ano 505 D.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário