Esses tempos atrás estava assistindo uma entrevista com o antigo ditador da Líbia, Muammar Kadafi feita pela repórter Marília Gabriela na época em que a casa do ditador foi bombardeada pelo governo do presidente americano de então Ronald Reagan. A entrevista se deu em 1986 e uma fala de Kadafi me chamou a atenção, que é onde ele diz sobre a unificação do mundo árabe, onde na mesma hora ele até cita a unificação italiana. E ao longo do tempo já ouve digamos que propostas para unificar o mundo árabe. E preparamos aqui como seria esse grande país árabes de acordo com informações básicas.
População
Se o mundo árabe fosse um país ele seria o terceiro país mais populoso do mundo, e teria uma população de 343 milhões de habitantes. Ele iria desbancar os Estados Unidos e seria um dos primeiros mais populosos do mundo.
Área territorial
Uma outra curiosidade bem interessante é que se o mundo árabe fosse um país levando em conta a sua área territorial ele seria também dos primeiros mais extensos do mundo, com incríveis 7 milhões de km2. Ele ficaria bem junto da Austrália, mas ainda assim ficaria um pouco atrás da Austrália e sendo o sétimo maior país do mundo, desbancando a Índia, que ocupa esta posição. Mesmo assim esse "país árabe" seria extremamente grande, e rico também pois ele seria um grande produtor de petróleo além também de se destacar muito com o turismo.
Religião
Como a grande maioria dos países árabes o Islamismo representa praticamente mais de 90% da população, se o mundo árabe fosse um país, muito provavelmente cerca de 90% ou um pouco mais da população seria de islâmicos, e sem sombra de dúvidas iria desbancar a Indonésia que é atualmente o maior país islâmico do mundo.
PIB
Segundo dados de 2017 se o mundo árabe fosse um país, ele seria um dos 15 países mais ricos do mundo com um PIB de 2,5 trilhões de dólares, ficando a frente de países como a Itália, o Brasil, Holanda, Argentina, México, entre outros. E sua renda per capita seria de 7,5 mil dólares, ficando a frente de países como Índia, Ucrânia, Grécia, entre outros, e próximo de países como China, Brasil, Rússia, entre outros. E tudo isso de acordo com dados de 2017, pois os tempos atuais as coisas andaram mudando.
Embora a Turquia, Israel e Irã fiquem no Oriente Médio, um reduto do mundo árabe, eles não foram incluídos nessa suposição de como seria se o mundo árabe fosse um país, pois os judeus {Israel}, os turcos {Turquia} e os iranianos {Irã} não são considerados árabes. Agora se caso essa suposição incluíssem esses países, aí esse "grande país árabe" iria mudar bastante, tanto em área territorial, como em população e também em PIB, pois Turquia, Irã e Israel se destacam bem nesses quesitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário