No dia de hoje, só que a setenta e oito anos atrás acontecia um fato de extrema importância: O fim parcial da Segunda Guerra Mundial e a rendição da Alemanha, que aquela altura estava terminando de se libertar do controle dos nazistas que arrastaram o país para a guerra. E o fim parcial, porque de fato a Segunda Guerra Mundial só se encerrou oficialmente em 2 de setembro de 1945, quando aconteceu a rendição do Japão, que era um dos aliados da Alemanha e foi o último dessa aliança conhecida como "Eixo" a se render. E também logo após a rendição do Japão a guerra de um modo geral chegou ao fim.
Mas voltando para a Europa, a guerra naquele continente havia começado em 1 de setembro de 1939, quando a Alemanha sob o comando dos nazistas invadiu a Polônia, desencadeando a guerra por conta de que em 3 de setembro daquele ano a Inglaterra e a França, as potências da época, declararam guerra a Alemanha.
Foram três anos seguidos de vitórias em cima de vitórias, parecia que a Alemanha era invencível, porém a primeira derrota foi frente aos soviéticos na épica Batalha de Stalingrado, acontecida em 1942. E embora os nazistas continuaram sua ofensiva, o jogo virou de vez mesmo contra os nazistas na Batalha de Kursk, em 1943, quando a partir daí os nazistas começaram a sofrer derrota em cima de derrota, até serem encurrados na cidade de Berlim, a capital da Alemanha em fins de abril de 1945, quando em 30 de abril daquele ano o chefe supremo da Alemanha, Adolf Hitler cometeu suicídio junto com sua esposa.
Hitler havia nomeado em seu lugar seus homens de confiança, Joseph Goebbels, como novo Chanceler, e Karl Doenitz, como novo presidente. Mas no entanto em 2 de maio, Joseph Goebbels junto de sua esposa cometeu suicídio, restando apenas Doenitz como o único chefe da Alemanha. Até que em 8 de maio o país assinou sua rendição incondicional, e no dia seguinte o país assinou outra rendição incondicional especialmente para a União Soviética {Atual Rússia} que fez questão, e tanto que até os dias de hoje, a data de 9 de maio é comemorado na Rússia como o Dia da Vitória.
Logo em seguida Karl Doenitz foi preso, a Alemanha ficou sob comando internacional até 1949, quando o país foi dividido em dois novos países, a Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. Uma sob a influência americana, e a outra sob a influência soviética já que a partir dessa época no contexto da Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética estavam com a hegemonia mundial devido a terem se transformado nas novas superpotências de então.
Ao todo a Segunda Guerra Mundial teve cerca de 50 milhões de mortos, entre civis e soldados, dois quais, 20 milhões de soviéticos, perdas materiais enorme e bilhões de dólares em prejuízos. E além disso a guerra também alterou profundamente muitas coisas na sociedade, desde questões de tecnologia, militar até aspectos sociais e culturais que foram expostos principalmente a partir dos anos 50. A Segunda Guerra Mundial foi também a maior guerra da história e já foi tema de vários filmes, séries, livros e também claro..... De teorias da conspiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário