sexta-feira, 5 de maio de 2023

Hoje na História - Morre Napoleão Bonaparte, o temido imperador francês

Hoje na História - Morre Napoleão Bonaparte, o temido imperador francês.
Hoje é um dia que muitos franceses se lembram, especialmente ainda quem estuda ou é amante de história, mas aí nesse caso independe se é francês ou não. Mas sem delongas e milongas, hoje, a data de hoje há 202 anos atrás acontecia o falecimento do temido imperador francês, Napoleão Bonaparte, o responsável pelas Guerras Napoleônicas, que duraram entre 1804 até 1815, com sua definitiva derrota frente a coligação das potências da época, como a Inglaterra, Prússia, Áustria e seus aliados.

Há quem diga que Napoleão Bonaparte foi um "Hitler" do século XIX, devido as semelhanças gananciosas em conquistar países entre os dois e espalhar seus ideais aos povos conquistados. Inclusive há um documentário que assisti a dez anos atrás sobre a Segunda Guerra Mundial, e o nome do documentário é "A Batalha da Inglaterra", produzido pelo Departamento de Guerra dos Estados Unidos e lançado em 1944, mas dublado em português onde há um trecho onde Hitler supostamente teria dito: "Onde Napoleão fracassou, eu triunfarei.... Aportarei nas costas da Grã Bretanha".

Uma alusão ao fato de Napoleão Bonaparte não ter conseguido derrotar os ingleses, e curiosamente Hitler também não conseguiu derrotar os ingleses. E curiosamente de novo, Napoleão também tentou conquistar a Rússia, mas não conseguiu e os russos ainda teve a ajuda do terrível inverno russo, que acabou com as tropas de Napoleão. E curiosamente 130 anos depois aconteceu a mesma coisa com os soldados de Hitler na épica Batalha de Stalingrado, em 1942.

Mas voltando ao assunto aqui, Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega, em 15 de agosto de 1769, e na época de seu nascimento fazia bem pouco tempo que a ilha passou a pertencer a França, pois antes pertencia a Itália, e portanto Napoleão Bonaparte também é meio italiano, e acho que se não me engano seu sobrenome é de origem italiana mesmo.

Na adolescência Napoleão já começou a se destacar na carreira militar. Esforçado, ele já havia sido promovido várias vezes e alguns anos depois do início da Revolução Francesa, ele já era general, e bem no finalzinho daquele século, em 1798 ele parte para uma grande campanha, onde sai atropelando todo mundo, prende o papa e vai parar no Egito, onde nessa época, o Egito ainda fazia parte do Império Otomano. Tempos depois os otomanos com a ajuda dos ingleses consegue recuperar o Egito.

Napoleão Bonaparte então volta para a França e lá ele começa a fazer parte do governo francês, sendo um dos líderes do país, onde recebeu o título de Cônsul. Até que alguns anos depois, Napoleão se auto proclama imperador da França em 1804, e num ato de ousadia ele mesmo se auto coroa. E esse ato foi de ousadia porque para a época era o papa quem tinha que coroar o rei ou o imperador, mas Napoleão tira a coroa da mão do papa e se auto coroa.

Mas Napoleão não tinha prendido o papa?

Pois é, esqueci de falar. Pois então, o papa que havia sido preso por Napoleão em 1798 se chamava Pio VI, ele faleceu pouco tempo depois no cativeiro em 1799, e alguns meses depois, já em 1800 foi feito um concílio longe de Roma, já que a cidade havia sido ocupada pelas tropas de Napoleão. E nesse concílio o novo papa escolhido foi o então bispo de Ímola, que se tornou o papa Pio VII. E na época da coroação de Napoleão o novo papa já havia voltado com suas atividades normais, inclusive indo coroar o imperador Napoleão.

E agora voltando ao assunto, Napoleão após se tornar imperador, ele promoveu uma série de mudanças positivas na sociedade francesa, porém sua ganância falou mais alto e pouco tempo depois ele saiu invadindo vários países da Europa e espalhando os ideais da Revolução Francesa, que anos depois, mesmo após a derrota de Napoleão teve uma certa influência que eclodiu até mesmo na América, onde o ponto mais alto foi a independência de vários países americanos.

Napoleão Bonaparte foi definitivamente derrotado em 1815 e após sua derrota a antiga monarquia de Bourbon {Aquele do rei Luís XIV, o Rei Sol} foi restaurada na França e Luís XVIII se tornou o novo rei da França. Já Napoleão Bonaparte foi exilado na ilha de Santa Helena, uma ilha longe de tudo e de todos bem no meio do Oceano Atlântico. No exílio nessa ilha a partir dessa data, Napoleão Bonaparte veio a falecer em 5 de maio de 1821, aos 51 anos de idade. Até hoje ele é lembrado nos livros de história de todo o mundo e já virou uma das personalidades históricas mais conhecidas do mundo, e talvez a mais conhecida da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...