quarta-feira, 3 de maio de 2023

Cine Correio - O Motim: Um filme para refletir...

Cine Correio - O Motim, um filme para refletir.

Filme mostra também a amizade entre um Mangal Pandey {Amir Khan} e William Gordon {Tobby Sthefans}.

E para inaugura a nossa nova seção de cinema, começarei com o último filme que eu assisti, o nome dele é O Motim, foi lançado em 2005 e é um filme de produção indiana, pois como a própria história do filme, ele é baseado em fatos reais e conta a história de uma tentativa de independência da Índia perante os britânicos, que estavam controlando o país fazia exatos cem anos na época em que se passa a história. Assisti esse filme pela internet mesmo em janeiro desse ano e o filme é realmente muito bom.

O filme já começa mostrando um conflito no Afeganistão em 1853, onde ao que me parece o jovem Mangal {Que existiu na vida real e é o personagem principal do filme} conhece um soldado inglês chamado Gordon, que é comumente chamado de Capitão Gordon. Os dois são soldados de uma grande empresa que atuava na Índia e de fato controlava todo o país que era uma colônia britânica. A empresa também existiu na vida real e se chamava Companhia Britânica das Índias Orientais, mas é comumente chamada no filme simplesmente de "Companhia".

O filme mostra a bela amizade entre os dois soldados, Mangal e Gordon, um inglês e um indiano que em meio ao preconceito que pairava na época, que pelo menos é mostrado no filme, eles continuam amigos. Até que há um momento em que Gordon se vê numa sinuca de bico, pressionado por seus superiores acaba por mentir para Mangal sobre as substâncias com gordura bovina e suína que contém nos rifles da Companhia, pois a religião de Mangal que era Hindu, bem como também de outros soldados indianos que eram Islâmicos proibia gordura bovina {Abominável para os Hindus} e a gordura suína {Abominável para os Islâmicos}.

O filme em si é bem interessante, envolvente, cheio de suspense, com aquele gostinho de quero mais, de poder acompanhar o que mais está por vir. E uma coisa que eu achei bem bacana no filme é que ele não mostra nudez, pois como em qualquer filme de drama, ação e até mesmo baseados em fatos reais como esse, sempre tem casais que se apaixonam e etc., e de uma certa forma é legal sim, porém muitos filmes acabam apelando para nudez. E esse filme embora ele mostra dois casais que se apaixonam, que são justamente Mangal e Gordon, que conhecem duas garotas, além também do filme abordar também a relação dos soldados com garotas de programas em um bordél local, o filme acaba não mostrando nudez e mostra um romance entre eles até meio inocente, o que na minha opinião achei bem fofo {Fui fresco agora, hahaha}.

E aliás por falar nesses romances abordados no filme, ele também aborda o Sati, uma terrível tradição antiga da Índia, onde se o marido morre antes da esposa ela teria que ser imolada na fogueira para "acompanhar" o marido, e se caso ela se recusasse, a própria família {Que muito provavelmente era do marido} iria atrás dela para cumprir a "tradição". E o filme aborda isso, onde numa cena, Mangal e Gordon estão conversando e eles avistam um Sati, que pelo que fiquei sabendo os britânicos haviam proibido esse costume cruel na Índia. E em dado momento, Gordon socorre a moça que seria imolada no Sati, salva ela e os dois acabam por tendo um romance, mesmo a família da moça tentando buscar ela. No fim das contas o capitão Gordon a salva.

Já pelo outro lado, o filme também aborda mulheres que são vendidas como escravas, onde muitas vezes iriam parar em bordéis. E numa cena, uma moça é vendida em praça pública em um leilão, onde em dado momento ela resiste a truculência de seu vendedor e leva um tapa dele. Mangal, Gordon e uma moça britânica que estavam passeando por acaso acabam se deparando com a cena, e a moça britânica fica indignada, visto que a escravidão havia sido proibida pelos britânicos na Índia e sai dali.

Pouco depois a moça que foi vendida acaba indo parar num bordél, onde em um dado momento um soldado inglês a ataca no fim de sua apresentação, e é nessa hora que Mangal intervém e salva a moça, que fica sem entender nada, mas vai a procura de Mangal tempos depois, onde ao longo do filme os dois mantém um romance bem inocente, que se não me engano acho que nem chega a ter um beijo ou se tem é um beijo tímido, o que na minha opinião achei bem interessante, pois não tira o foco do filme.

Por fim no final do filme, quando Mangal descobre que foi enganado, ele se junta a muitos soldados indianos, conhecidos também como "Sipaios" num motim contra o domínio britânico na Índia. O filme mostra vários líderes indianos de vários pequenos reinos e também de religiões diferentes, como os hindus e os islâmicos contra o domínio britânico.

Eles então entram em choque com o poderoso Regimento de Rangum, um poderoso exército britânico deslocado para combater os Sipaios. Em um dado momento, Mangal disse que se for enganado ele destruiria a Companhia, e de uma certa forma ele conseguiu. Pois na vida real, após o motim, que aconteceu em 1857, a Companha Britânica das Índias Orientais foi extinta e o Império Britânico assumiu diretamente o controle da Índia, mas permitiu indianos na administração do país.

Mangal, assim como na vida real infelizmente foi executado e no final do filme é dito que de fato o capitão Gordon existiu na vida real, e ele era um soldado inglês que em meio ao conflito passou para o lado dos indianos.

O filme é muito bom, bem didático e as cenas são com gosto de quero mais. E na minha opinião eu dou nota 10 para o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Qual o tipo de homem que a mulher se atrai?

O comportamento masculino é o principal atrativo para mulheres se atrair. Existem por aí milhares e milhares de informações sobre quais tipo...