quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Curiosidades - O que foi o Império Mongol?

Curiosidades - O que foi o Império Mongol?

Império Mongol? Pouca gente já ouviu falar deste império, mas acredita: Ele foi o maior império em área contínua da história da humanidade. E há quem fala que foi o Império Romano, hahaha. O Império Romano foi muito provavelmente o império mais importante da história, pois ele influenciou o mundo culturalmente até os dias de hoje, mas em questões territoriais o Império Romano até que não era pequeno não. Ele era bem grandinho, e tinha 6 milhões de km2, tanto que se ele ainda existisse, ele seria o sétimo maior país do mundo em área territorial {E vale lembrar que existem 195 países no mundo}, o Império Romano ainda assim estaria entre os 10 maiores.

Mas voltando a falar do Império Mongol {Não confundir com o Império Mogol, pois esse foi fundado bem depois, e era centralizado na Índia}, o Império Mongol foi fundado em 1206 pelo temido Genghis Khan um guerreiro mongol que uniu vários clãs da atual Mongólia e fundou esse império. Com o passar do tempo Genghis Khan foi conquistando tudo quanto é território: Ele conquistou a China, a Coréia, depois se voltou para o ocidente e conquistou o Cazaquistão, Uzbequistão, Afeganistão, Iraque, Irã, Síria, Hungria, um pedação da Rússia e mais uma porrada de territórios.

O Império Mongol chegou a ter em 1279 incríveis 24 milhões de km2. Só pra se ter uma ideia é quase 3 vezes o tamanho do Brasil, e olha que o Brasil é grande em. E todo esse território é em área contínua mesmo, ou seja... Era um território todo unificado, bem diferente do Império Britânico, que figura como o maior império da história, porém ele era descontínuo, ele era composto por vários territórios um longe do outro, como a Inglaterra, o Canadá, a Índia, a Austrália, entre vários outros.

O único império que chegou bem pertinho do Império Mongol em área territorial contínua foi o Império Russo, fundado em 1721 e extinto em 1917, e que chegou a ter 23 milhões de km2. E embora sendo gigante, a população do Império Mongol era nômade, e o império não era centralizado nos moldes atuais, e devido a isso ele chegou ao fim em 1368, quando ele se quebrou em quatro impérios menores, conhecidos também como canatos, como o Canato de Cazã, Canato da Orda Dourada, Canato de Astracã e Canato de Moscóvia. E também é claro.... Da China, que conseguiu se libertar do domínio mongol e se tornou um império independente novamente, caindo a Dinastia Yuan e em seu lugar entrando a Dinastia Ming em 1368, tendo esta dinastia comandado o Império Chinês até 1644, quando foi derrubada pela Dinastia Qing, a última dinastia imperial a comandar o Império Chinês até 1912, quando esta dinastia junto com o império foram derrubados pela Revolução de Xinhai e fundada a República da China.

Mas voltando ao Império Mongol, o seu fundador, Genghis Khan faleceu em 1227 aos 65 anos de idade, e até hoje não sabe onde ele foi enterrado, e estima-se também que ele possui um grande número de descendentes na Ásia, devido a enorme quantidade de mulheres com quem ele se relacionou. Se não me engano vi uma vez que cerca de 3% das pessoas da Ásia são descendentes dele, agora só não sei se é verdade. Mesmo tendo sendo muito grande e sua população nômade, ainda assim o Império Mongol durou bastante tempo, um total de mais de 160 anos.

E como foi o destino da Mongólia depois?

Pois então... A Mongólia hoje é tão quietinha, quase não dá as caras no cenário internacional, nem parece que foi o maior império contínuo da história. E sua história lembra também um pouco da Áustria, que hoje tão quietinha na sua nem parece a pujante Áustria imperial que ajudou a derrotar Napoleão Bonaparte em 1815, ajudou a redefinir os contornos da Europa naquele mesmo ano, e sendo uma das potências hegemônicas do mundo naquela época, e durante um bom tempo até ser apagada do cenário hegemônico internacional após sua derrota na Primeira Guerra Mundial, guerra esta que ela mesmo que começou {Muitos pensam que foi a Alemanha, mas não foi ela não... Foi a Áustria, quando invadiu a Sérvia e desencadeou a guerra posteriormente}. E de um vasto império de 677 mil km2 e uma população de 52 milhões de habitantes, a Áustria foi reduzida a uma pequena república de 89 mil km2 e 6 milhões de habitantes, e apagada do cenário internacional, e que chegou a ser anexada pela Alemanha em 1938, mas recuperou sua independência em 1945, e permanecendo assim até os dias atuais, exceto pela população que hoje provavelmente é maior.

Com a Mongólia aconteceu bem parecido. De um vasto império entre os anos de 1206 a 1368, ela se desintegrou, teve seu território reduzido e pasmem... Assim como a Áustria foi incorporada por outro país, a Mongólia também, só  que ela foi incorporada a China, durante o período da Dinastia Qing, ali por volta do século XVIII, sendo denominada durante a dominação chinesa de Mongólia Exterior.

Muito tempo depois, após a queda da monarquia chinesa e proclamação da República, a Mongólia se tornou independente da China e pouco tempo depois em 1921 teve a infelicidade de cair nas garras do comunismo, sendo o segundo país comunista da história {O primeiro foi a Rússia}. E durante todo o período posterior a Mongólia foi um país relativamente neutro, calmo e pacífico, exceto que em 1939 ouve um pequeno conflito entre os soviéticos e japoneses na Mongólia, conhecido como Batalha de Kalkin Gol. Mas após esse episódio, a Mongólia continuou se mantendo um país tranquilo, até os dias de hoje. E assim como a maioria dos países comunistas, no início dos anos 90 a Mongólia também deixou de ser comunista e hoje é um país tranquilo. Sua população é de 3 milhões de habitantes e sua área territorial é de 1,5 milhões de km2, sendo um país pouco povoado. Ele faz fronteira com a China e a Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Influenciadora de Brusque é presa

Ianka Cristini é famosa nas redes sociais e na região, possuindo 6,6 milhões de seguidores no Instagram. Foi presa na manhã de hoje a influe...