E nesse mais um capítulo da série Colossos do Passado, falaremos de um país que no século XIX foi sinônimo de classe, de poder e de influência. Sim, iremos falar da Inglaterra, que no século XIX e até meados do século XX chegou a ser um grande Império onde o sol nunca se põe, devido ao fato de ter território nos quatro cantos do mundo, de norte a sul, leste a oeste.
Sua história começou ainda nos tempos do Império Romano, onde era conhecida como Província da Britânia, daí vem o seu nome oficial "Grã Bretanha". Porém em 401 D.C. o Império Romano em crise se retirou da Britânia, e então os germânicos, oriundos da Alemanha migraram para a Britânia, houve uma colonização e com o passar do tempo surgiram vários reinos na região, como os reinos de: Wessex, Sucessex, Mércia, Ânglia, entre outros. Até que no ano de 927 D.C. todos esses reinos se fundiram em um novo grande reino: O Reino da Inglaterra, que ficou assim por alguns séculos.
Até que no século XVI em meio ao período das grandes navegações, a Espanha, Portugal e a França já estavam na corrida dos grandes descobrimentos. A Espanha já tinha terras na América, Portugal tinha terras na América e algumas possessões nos litorais da África e Índias, e a França também tinha terras na América e já comercializava nas Índias. A Inglaterra não querendo ficar por trás também se lançou nos mares, e em 1599 foi fundada a Companhia Britânica das Índias Orientais, que seria fundamental na conquista das Índias.
Em 1607 a Inglaterra inicia a colonização dos Estados Unidos, que com o passar do tempo vai aumentando, dando origem ao território que ficou conhecido como Treze Colônias, que era uma porção leste de territórios dos Estados Unidos, mas que pertenciam a Inglaterra.
Enquanto isso a Companhia Britânica das Índias Orientais ia se estabelecendo cada vez mais nas Índias, construindo entrepostos, fábricas, entre outras propriedades. Tempos depois a Inglaterra que foi pioneira na Revolução Industrial começou a fazer comércio e tentar fazer comércio {Vender seus produtos para vários países do mundo}. Até que em 1757 após a Batalha de Plassey, a Inglaterra que agora se chamava oficialmente Reino da Grã Bretanha conquistara o Reino de Bengala, um rico reino localizado no nordeste da Índia.
E embora o Império Britânico tenha sido fundado em 1583, com a conquista de Bengala em 1757 a Inglaterra começa nos próximos anos a conquistar muitas terras na Ásia, incluindo todos os reinos indianos, territórios vizinhos como Miammar, Hong Kong, e mais além em 1885 com a Partilha da África consegue uma porrada de terras naquele continente.
Em fins do século XVIII com a decadência da França em meio a Revolução Francesa, a Inglaterra começa a ascender no cenário mundial e começa o século XIX como a maior potência do mundo, e décadas depois, em 1837 se inicia o longo reinado da rainha Vitória, um reinado que influenciou o mundo e ficou conhecido como Era Vitoriana, terminando em 1901 após o falecimento da rainha.
E continuando sobre o século XIX, esse período foi o auge da Inglaterra, pois o que os Estados Unidos é hoje em dia, era a Inglaterra naquele tempo. E a Inglaterra começa o século XX ainda sendo a maior potência do mundo, porém a Alemanha nesse período também emerge no cenário mundial e começa um período também de tensões entre as potências da época que era a Inglaterra, a França e a Alemanha. Mas a Inglaterra ainda era mais hegemônica.
Irrompe então a Primeira Guerra Mundial devido a essas tensões, e o fim da guerra foi um desastre para a Alemanha, que é obrigada pela Inglaterra e a França a assinar um tratado humilhante. A Inglaterra ganha mais territórios após a guerra, pois dois países que haviam sido derrotados que era a Alemanha e a Turquia tiveram que ceder seus territórios para a Inglaterra e a França. E nesse período, já por volta de 1920, o Império Britânico se torna o maior império da história, com incríveis 33 milhões de km2, tanto que ficou conhecido como "O império onde o sol nunca se põe" devido ao fato de ter território nos quatro cantos do mundo como: Inglaterra {Europa} Quênia, Uganda, Ruanda, entre outros {África}, Canadá {América}, Índia, Birmânia, Hong Kong, Malásia, entre outros {Ásia} Austrália e Nova Zelândia {Oceania}.
Os anos se passam, os nazistas chegam ao poder na Alemanha em 1933, eles prometem vingança e durante todo os anos 30 eles preparam a Alemanha para uma guerra, e em 1939 o pior acontece: A Segunda Guerra Mundial. Em agosto de 1940 a Alemanha tenta invadir a Inglaterra, mas é repelida e a Inglaterra fica na defensiva até que em junho de 1941 entra na guerra ao lado da Inglaterra a emergente União Soviética, e meses depois em dezembro os Estados Unidos também entra na guerra.
Os Estados Unidos que já era rico nesta época passa por uma grande provação na Segunda Guerra ao enfrentar uma potência militar: O Império do Japão. Anos depois com o fim da guerra em 1945 os Estados Unidos consegue derrotar o Japão e devido a isso emerge agora como uma potência militar, junto com a União Soviética.
A Inglaterra fica muito desgastada com a guerra, e no fim das contas tanto ela como outros países europeus precisavam se reconstruir e recorrem a empréstimos dos Estados Unidos, o que ajuda mais ainda os Estados Unidos a emergir no cenário mundial. E logo após a guerra começa a surgir com muita pressão movimentos pela independência da colônias inglesas ao redor do mundo, como a Índia que se torna independente em 1947 e era a colônia mais valiosa, partilha da Palestina em 1948 e nos anos seguinte, principalmente entre os anos 50 e 60, uma porrada de colônias inglesas na África e Ásia se tornam independentes.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial chega também o fim da hegemonia da Europa ocidental no mundo e consequentemente a hegemonia da Inglaterra como potência dominante. E décadas depois, mais territórios ingleses ultramarinos foram se tornando independentes, até que em 1997 a Inglaterra devolve Hong Kong a China após 155 anos, e esse acontecimento marca oficialmente o fim do Império Britânico, fundado lá em 1583 e que deixou um legado no mundo inteiro como o idioma inglês, que hoje é o idioma da diplomacia e o idioma oficial do mundo.
Atualmente a Inglaterra ainda é uma potência, só que regional, tem significativa influência na Europa, possui uma população de cerca de 70 milhões habitantes e é considerado um dos países mais desenvolvidos do mundo e foi um dos fundadores da União Europeia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário