Casamento... Uma das instituições mais antigas do mundo, a mais tradicional a mais "odiada" e também a mais amada. Essa instituição é perseguida {No sentido positivo} por todo mundo {Pelo menos a maioria}, pois afinal de contas todos querem casar um dia, embora esse sonho de casar estar mais associado a mulher, o homem também quer casar, a diferença é que o homem casa mais tarde, e por questões sociobiológicas.
Mas se tem uma coisa que andei percebendo nos últimos tempos é que todo mundo cobra e tem coragem de dizer como um homem tem que ser no casamento, mas a mulher ninguém tem coragem de dizer como a mulher tem que ser no casamento. E tudo isso por conta do receio de serem tachados ou tachadas de "machistas". Afinal de contas uma coisa é certa: Bater em homem é normal, é aceitável e tranquilo. E quando falo em bater é bater no sentido moral mesmo, ou seja.. De criticar, detonar, dizer como tem que ser e etc., Mas quando se trata de falar como a mulher tem que ser, ou como a mulher tem que ser, todo mundo não fala, pois o medo de serem cancelados é enorme.
Pois se falarem que a mulher tem que ser livre, ficar com quantos ela quiser, a pessoa que falou isso é chamada de "machista", pois está incentivando a desvalorização da mulher. Aí por um outro lado se a pessoa falar que a mulher tem que se comportar, tem que ser recatada e etc., a pessoa que diz isso também é cancelada e chamada de "machista", porque está reprimindo e controlando a mulher. É algo surreal hoje em dia isso.
Mas com relação ao casamento, todo mundo tem coragem de bater no peito e falar publicamente: O homem tem que ser provedor, a mulher só ajuda "se ela quiser". O homem tem que aguentar as pontas, o homem tem que ser fiel, tradicional e super homem, entre tantas outras cobranças.
Tá... beleza, até aí tudo bem. Mas porque ninguém tem coragem de falar como a mulher tem que ser no casamento? O máximo que já ouvi dizer, e de influenciador famoso em redes sociais é que a mulher no casamento "apenas cuida de outras partes", além também de todo mundo falar que a "mulher complementa o homem". Tá mais quais as obrigações específicas da mulher?
Uma vez no Instagram vi o comentário de uma mulher dizendo que o homem tem que ser provedor, pagar as contas, cavalheiro, gentil e etc., aí perguntaram a ela: A mulher tem que ser como no casamento? E ela respondeu: "Uma boa esposa". Uma vez também em um comentário uma mulher possivelmente cristã religiosa, disse um trecho da Bíblia que o "homem tem que amar sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja", e eu respondi a ela de que a mesma Bíblia diz que a "mulher tem que ser submissa ao marido". Ela ficou irritada e disse pra mim não "colocar palavras na boca dela".
Então está na hora das pessoas pararem coma seletividade, perder o medo e cobrar dos dois lados a responsabilidade do casamento. É claro que todos os casamentos são válidos. Se o homem fica em casa e a mulher trabalha fora e ambos estão de acordo, ok. Se um homem casa com outro homem, ok. Se uma mulher casa com outra mulher, ok. Se o homem trabalha fora e a mulher fica em casa, ok. Se o relacionamento é aberto, ok. Mas acima de tudo os dois tem que está de acordo, e a sociedade tem que cobrar a responsabilidade dos dois.
Nenhum comentário:
Postar um comentário