Sempre gostei de história, e dentre a história de inúmeros impérios e reinos que conheci, eu conheci a história da Macedônia Antiga, ou Império Macedônico, aquela grande Macedônia de Alexandre o Grande, talvez o maior imperador da antiguidade, que conquistou terras que iam da Grécia até a Índia. E um fato curioso é que foi conquistando terras mas nunca chegou a voltar para a Grécia, vindo a falecer em 323 A.C. e logo em seguida do seu falecimento, seu império foi dividido em quatro impérios pelos seus generais, como o famoso Império Selêucida, do general Seleuco. Há quem associa a divisão do império de Alexandre o Grande com a Bíblia, em especial as profecias do profeta Daniel.
Mas sem delongas e milongas, vamos lá... Eu sempre achei que a Macedônia atual, que recentemente adotou o nome de Macedônia do Norte por implicância da Grécia e também por esse fato histórico, fosse a Macedônia de Alexandre o Grande. Tanto que uma vez até fiquei surpreso, como um país como a Macedônia acabou por ser incorporada ao Império Otomano no fim da idade média, só conquistando sua independência 500 anos depois, em 1912. Depois descobri se tratar de uma outra Macedônia, uma Macedônia inofensiva.
Mas a realidade é que a Macedônia Antiga, aquela toda poderosa faz parte da Grécia atualmente, e fica localizada no norte da Grécia, e mais acima na fronteira com o norte da Grécia fica a Macedônia atual, que é independente, se chama atualmente Macedônia do Norte, e NÃO TEM NADA A VER com a antiga Macedônia.
O fato é que com o passar do tempo após o período de Alexandre o Grande, a Macedônia acabou por se juntar a Grécia, e historicamente os dois territórios meio que viraram sinônimos entre eles, acabaram virando basicamente o mesmo país. Até que não sei como cargas dágua surgiu uma outra Macedônia ao norte, que não tem nada a ver com a antiga Macedônia, só tendo o mesmo nome.
Muito tempo depois, o Império Otomano acabou dominando o bagulho todo, incluindo a Grécia, a antiga Macedônia, que já era parte da Grécia e a outra Macedônia que não tem nada a ver com a antiga, além dos reinos ali em volta. Séculos depois a Grécia se tornou independente do Império Otomano em 1821, e quase cem anos depois, em 1912 foi a vez da Macedônia que não tem nada a ver com a antiga se tornar independente.
Anos depois, veio a Iugoslávia e dominou o bagulho todo de novo, exceto a Grécia, que continuou independente. Até que em 1992 com o fim da Iugoslávia, a Macedônia que não tem nada a ver com a antiga se tornou independente. Porém a Grécia quis impedi-la de usar o nome Macedônia e também nome oficial República da Macedônia, por conta de historicamente a Macedônia Antiga está ligada a Grécia, e essa Macedônia que não tem nada a ver com a antiga estaria "usurpando" esse nome histórico.
Sendo assim a Macedônia que não tem nada a ver com a antiga, teve que adotar o nome oficial de Antiga República Iugoslava da Macedônia, e seu nome fantasia continuou sendo apenas Macedônia, mas foi de forma provisória, pois a Grécia também não aceitou esse nome fantasia.
Até que por fim em 2020 se não me engano esse impasse foi resolvido, e a Macedônia que não tem nada a ver com a antiga mudou seu nome oficial para República da Macedônia do Norte, e seu nome fantasia ficou Macedônia do Norte. E finalmente os dois países {Macedônia do Norte e Grécia} aceitaram o acordo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário