segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Conferência de Berlim - A "famigerada" partilha da África

Conferência de Berlim - A "famigerada" partilha da África.
A Conferência de Berlim, que definiu a Partilha da África ocorreu entre 1884 a 1885, em Berlim, capital da Alemanha.

Gosto muito de história e confesso que tem questões históricas e até mesmo personagens históricos que a gente não sabe se foi benéfico ou não ou se foi mais benéfico do que maléfico e etc. Um exemplo disso é que no Brasil por exemplo até hoje não sei se Getúlio Vargas foi benéfico para o Brasil ou não. Uns dizem que ele não foi, pois criou o populismo, ajudou a inflar o Estado, tornando o Estado mais corporativo e controlador. Já outros dizem que ele foi benéfico, pois criou leis trabalhistas que beneficiaram o trabalhador, autorizou o voto feminino, combateu o comunismo, entre outras qualidades. O mesmo acontece também com Antônio de Oliveira Salazar que foi líder de Portugal, pois alguns portugueses dizem que ele foi bom, manteve as tradições do país, combateu o comunismo, e já outros portugueses dizem que ele foi ditador, controlador e etc. 

E seguindo essa lógica, um assunto que não sei se foi benéfico ou maléfico foi a "famigerada" Partilha da África. Pois já ouvi muito dizer que a Partilha da África nada mais nada menos que "uniu" muitas tribos inimigas tempos depois, quando houve o processo de independência dos países africanos. Pois inicialmente o continente africano era digamos que uma América Pré Colombiana, era basicamente livre de demarcações territoriais, tinha muita florestas e muitas tribos vivendo ali. Até que em dado momento, no período conhecido como Neoimperialismo e meados de 1885 a África foi então dividida entre as potências da época que eram em grande parte a Inglaterra, França e Alemanha.

Com a África dividida em vários territórios que pertenciam as suas metrópoles {As potências} muito tempo depois, entre os anos 50 aos anos 70 houve a independência desses territórios e a formação de novos países, onde então as tribos inimigas passaram a conviver juntas e por isso começou uma onda de brigas e guerras civis na África durante todo aquele período que foi bem dizer dos anos 70 até início dos anos 2000, além também das ditaduras que assolou vários países daquele continente.

Agora por um outro lado, recentemente também ouvi dizer que a formação desses países africanos oriundos da Partilha da África ocorrida lá em 1885 foi benéfica para o povo africano, onde eles conheceram a civilização e passaram a ter seus Estados formados e organizados com leis, governo, entre outras características de um Estado. Além também de que as metrópoles {As potências que controlavam esses territórios} também "investiu" um pouco na infra estrutura desses territórios que se transformaram os países africanos hoje. Então realmente fica meio difícil de saber quem está "certo" ou "errado" nessas afirmações.

Mas então o que foi a Partilha da África?

Pois bem.. A princípio o século XIX conheceu um período conhecido como "Neoimperialismo", uma época onde as potências europeias estavam em franco desenvolvimento econômico e político. E como nessa época o mundo era digamos que "terra sem lei", não existia organizações internacionais a fim de funcionar  como uma espécie de "moderador" em conflitos internacionais. As potências europeias, que nessa época era a Inglaterra, França e em menor escala o Países Baixos {Holanda}, desceram a pesada no cercado de vários países asiáticos e os dominaram na base da porrada, além de sangrarem a China e por pouco não conseguirem sangrar o Japão, que em fins de 1860 não perdeu tempo e correu para se modernizar, se equiparando décadas depois as potência europeias e quem diria: Também se tornou dominador do Pacífico tempos depois. É como diria aquela velha frase socialista: "Quando o oprimido via opressor" ou "Que o sonho de muitos oprimidos é virar opressor", algo assim, não lembro mais dessa frase, hehehe. Mas o Japão ainda assim nunca foi oprimido, mas quase.

E voltando aqui ao assunto, então as potência europeias já haviam dominado praticamente toda a Ásia e Oceania. Até que em 1861 e depois em 1871 aconteceu a unificação da Itália e da Alemanha, e ambos os países agora unificados também queriam fazer parte do jogo e iniciaram a busca por colônias também.

A Alemanha se saiu na frente, pois se desenvolvera muito rápido e com sua unificação era praticamente uma potência, tanto militar quanto econômica. Porém tinha um problema: Não tinha mais colônia pra ninguém mais... E então os olhos das potências se viraram então para a África, que ainda era um continente bem pouco povoado, composto apenas por tribos e muita floresta. Apenas nos litorais tinham alguns pequenos reinos, como o Daomé, entre outros.

E foi então que em 1884 começou a Conferência de Berlim, que se encerrou em 26 de fevereiro de 1885, que aconteceu em Berlim, na capital da Alemanha, e tinha como objetivo dividir a África em várias colônias onde uns pedaços foi para a Inglaterra, outros pedaços foi para a França, outros foram para a Alemanha, outros foram para a Itália, um outro pedaço que era o Congo foi para a Bélgica. E Portugal por atuar na região a muito tempo, porém apenas no litoral, ganhou alguns pedaços a mais, onde os incorporou a seus territórios ali já existentes como Angola e Moçambique.

Mas os países que mais receberam terras da África foram as potências de então, que eram a Inglaterra, a França e a Alemanha. A Alemanha acabou por perder todas as suas colônias africanas para a Inglaterra e a França após a derrota na Primeira Guerra Mundial, o que fez com que Inglaterra e França praticamente dominassem a África inteira. Mas logo após o fim da Segunda Guerra Mundial a partir dos anos 50 o mundo passou por uma grande mudança geopolítica, impulsionada pela independência dos países da África e da Ásia, que ainda eram colônias das potências europeias. E então todas aquelas colônias europeias da África acabaram por dar origem a maioria doa países africanos que existem hoje, exceto pelo Egito, Etiópia, Líbia, Tunísia, Marrocos, Libéria e Daomé, que já existiam antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como fazer seu relacionamento durar muito tempo ou para sempre...

Para um relacionamento durar muito tempo ou para sempre, você tem que fazer duas coisas: Controlar seus instintos biológicos e não se relaci...