Não sei se a Cidade Proibida pode ser considerada o maior palácio do mundo, visto que ela é na verdade um complexo de palácios, ou seja... Uma cidade literalmente. Porque também já ouvi dizer que o Palácio do Parlamento, localizado na Romênia é também o maior palácio do mundo. Mas tem um porém... O Palácio do Parlamento é um único edifício bem grande, com mais ou menos 300 mil m2, o que faz dele o maior palácio do mundo em construção única. Enquanto que a Cidade Proibida é na verdade um complexo de palácios.
Mas voltando e continuando a falar da Cidade Proibida. Esta cidade que como disse antes é um complexo de palácios foi construída entre os anos de 1406 a 1420 por ordens do imperador Yongle, da então Dinastia Ming, a dinastia que comandava o Império Chinês na época.
Durante toda a existência do Império Chinês, essa instituição foi comandada por várias dinastias, até que em 1368, o império passou a ser comandado pela Dinastia Ming, e em 1406 se iniciou a construção da Cidade Proibida, que seria a nova capital do império. No total foram cem mil trabalhadores especializados além de mais 1 milhão de trabalhadores de um modo geral, que durante 14 anos construíra a cidade.
Em 1420 a Cidade Proibida foi inaugurada e a partir daí passou a funcionar como a nova capital do Império Chinês. E as dimensões da cidade impressiona. São ao todo uma área territorial de 700 mil km2, o dobro do Vaticano, que é o menor país do mundo. A Cidade Proibida possui cerca de 700 e poucos metros de largura e 900 e poucos metros de comprimento. Seus muros tem 9 metros de altura e 6 metros de largura, e a cidade toda é cercada por um fosso {Uma espécie de riozinho} com 50 metros de largura.
A cidade tem cerca de 980 palácios, é bastante, mas provavelmente a maioria são pequenos, e o palácio principal fica na entrada da cidade e na frente dele fica a famosa Praça da Paz Celestial, também localizada na Cidade Proibida.
O nome
Esta cidade tem esse nome porque durante o período em que ela foi a capital do império, somente o imperador {É óbvio}, sua família e funcionários autorizados podiam entrar dentro da cidade. Em 1644, a Dinastia Ming foi derrubada e sucedida pela Dinastia Qing, e a nova dinastia manteve a Cidade Proibida como a capital do Império Chinês.
Foram foram mais de 260 anos sob o comando da Dinastia Qing, até que em 1912, o Império Chinês chegou ao fim e em seu lugar foi proclamada a República da China. Negociações foram feitas entre a Dinastia Qing e a República, e o pequeno imperador Puyi que tinha apenas 6 anos de idade na época foi autorizado a morar dentro da cidade junto com sua família. O imperador e sua família morava num lado da cidade, enquanto que o governo republicano ficava sediado no outro lado da cidade.
Até que em 1924, o agora ex imperador Puyi com 18 anos de idade agora foi expulso da Cidade Proibida, e no ano seguinte, a cidade foi transformada em um museu, permanecendo assim até os dias de hoje.
Curiosidades sobre a Cidade Proibida
Número de palácios
Dizem que ela tem 9999 palácios. O que talvez seja um mito, sendo que ouvi dizer que ela tem na verdade 980 palácios.
Sua demolição foi cogitada duas vezes
Sim... Por incrível que pareça, a Cidade Proibida já teve a sua demolição planejada duas vezes. A primeira vez foi em 1860, quando após a Segunda Guerra do Ópio, o Império Chinês havia sido derrotado pelos britânicos e franceses, e como consequência um antigo palácio de verão do império foi completamente destruído pelas tropas estrangeiras, que cogitaram demolir também a Cidade Proibida, mas acabou não acontecendo.
Já a segunda vez foi após a República da China se transformar comunista em 1949, e nos próximos anos cogitaram também a demolição da cidade, mas foi impedida de vez em 1967.
Ela é de madeira {Pelo menos boa parte}
Sim.. ouvi dizer que a Cidade Proibida é de madeira, ou pelo menos boa parte de sua estrutura é feita de madeira, como colunas, telhado, tronos, entre outros ornamentos. E isso é características de construções orientais, tanto que ouvi dizer que até mesmo muitas cidades do Japão eram de madeiras.
Ela foi declarada patrimônio mundial
Em 1987 a Cidade Proibida foi declarada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco, permanecendo assim até os dias atuais. Hoje a Cidade Proibida é um patrimônio da humanidade assim como muitas construções históricas ao redor do mundo.
Foi gravado um filme na cidade
Não sei se outros filmes foram gravados na cidade, mas um que chamou atenção que a primeira vez que ouvi dizer foi em um livro de sociologia como sugestão de filmes. O nome do filme é O Último Imperador, lançado em 1987 pelo cineasta italiano Bernardo Bertolucci. Esse filme foi o primeiro filme a ser gravado dentro da Cidade Proibida, e Bernardo Bertolucci foi o primeiro cineasta estrangeiro autorizado pelo governo chinês a gravar dentro da Cidade Proibida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário