Comunismo e Socialismo originalmente tinham uma diferença.
Em termos gerais não há diferenças entre Comunismo e Socialismo. Porém originalmente existia sim uma diferença entre esses dois termos, a essa diferença era de que o Socialismo era a transição do Capitalismo para o Comunismo. Ou seja... No momento em que uma sociedade deixa o Capitalismo {Que é o estado natural da sociedade} e migra para o Comunismo, existe ali uma transição, e é nessa transição que é chamada de Socialismo, onde os meios de produção {Teoricamente} seriam transferidos para os trabalhadores {O povo}. Por fim, depois dessa transição, o Estado seria abolido e com isso nascia assim o Comunismo. Porém por ironia do destino o Comunismo hoje em dia é o maior defensor do Estado, principalmente de um Estado grande, onde o Estado influencia e cuida dos vários aspectos do cotidiano das pessoas.
Origens
O Comunismo/Socialismo surgiu em meados do século XIX através dos intelectuais Karl Marx e Friedrich Engels, ambos eram alemães e desenvolveram suas teorias através do livro Manifesto Comunista, publicado em 1848. Segundo o Comunismo/Socialismo, o Capitalismo que como disse antes é o estado natural da sociedade, iria chegar num momento, principalmente nas sociedades industrializadas em que o mesmo ficaria insustentável, e os trabalhadores, o povo iriam então tomar os meios de produção {Fábricas e etc.}, fazer uma revolução, e no meio dessa transição seria o Socialismo, e após essa transição, a sociedade aboliria o Estado e com isso a sociedade viveria o Comunismo, que é um mundo sem Estado e sem Classes Sociais {Ricos, Pobres, Classes Médias e etc}, pois seria todos iguais e os tudo seria dividido entre o povo.
Porém o primeiro país a se tornar Comunista/Socialista foi a Rússia, um país agrário, e não industrializado como teria previsto Karl Marx. E além disso depois da Rússia, décadas depois, ali no século XX, outros países também se tornaram Comunistas/Socialistas. Mas no entanto o Comunismo/Socialismo se mostrou impraticável na prática, sendo praticamente impossível eliminar o Estado. Com isso os Comunistas/Socialistas fizeram uma readaptação no Comunismo/Socialismo, onde ironicamente o Comunismo/Socialismo passou ser digamos que um simbiose com o Estado. E desde então, o Comunismo/Socialismo defende mais do que nunca o Estado e sua grandeza, através da Burocracia, regulamentações e influencias do Estado nos mais variados aspectos da vida das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário